Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta  

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Eu vou contar agora o que deve ocorrer na próxima segunda-feira na Rua Laura Caminha Meira, 71, no centro de Florianópolis. É neste endereço, onde fica a sede do diretório estadual do MDB, que as lideranças do partido devem definir os rumos da sigla a partir das 14h30.

De acordo com o que ouvi de deputados estaduais, a importância do encontro é tão grande, que o presidente estadual do partido, o deputado federal Celso Maldaner, fez uma verdadeira convocação a eles. O mesmo tratamento foi dado às demais lideranças. O que chama a atenção, é que a bancada estadual estaria incomodada com o fato de que Maldaner, não os tem procurado para falar das movimentações que tem feito.

Na pauta do encontro, consta a apresentação do projeto “SC em Movimento”, ações do MDB para 2022, Eleições 2022 e assuntos gerais. Detalhe, a reunião será apenas presencial.

Fontes afirmam que Maldaner vai decidido a dar uma solução, para o impasse entre o senador Dário Berger e, o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli. Segundo os relatos, Maldaner anunciará que declinará de sua pré-candidatura em favor de Antídio, e que essa decisão deverá valer para colocar o prefeito como o nome do MDB ao Governo do Estado. Uma das possibilidades, será uma convocação para um entendimento e até mesmo uma votação poderá ser proposta.

Uma outra fonte revelou que Maldaner deseja enfraquecer a pré-candidatura de Berger. Ele pensa em falar que o partido já elegeu Dário Berger ao Senado e, que, agora, ele terá que disputar uma vaga à Câmara dos Deputados que é o espaço que irá sobrar. Se confirmar as informações adiantadas, o encontro emedebista deve ser um dos mais quentes dos últimos tempos.

Ao final da noite ouvi de mais uma liderança ligada ao partido, a confirmação de que Celso Maldaner anunciará a retirada de sua pré-candidatura. Segundo a fonte, o líder emedebista deseja provocar uma reação de Dário que, ou aceita a proposta de disputar à Câmara Federal, ou que siga com as conversas com outros partidos, a exemplo do PSB, para sair do MDB.

Vice da Alesc

Eskudlark deve ser o vice

Conversando com deputados eu soube que o acordo para a mesa diretora da Assembleia Legislativa, para o próximo ano, será cumprido e que o deputado estadual, Moacir Sopelsa (MDB), será o próximo presidente. A única mudança que deve ocorrer é que Marcius Machado (PL) não deverá ser o vice-presidente, o deputado Maurício Eskudlark (PL) é quem deve ser eleito para o cargo. A leitura é que Sopelsa será o primeiro da linha sucessória ao Governo do Estado no próximo ano e, caso ele assuma o Executivo, caberá ao vice-presidente assumir o parlamento. Os deputados da base do governo não confiam em Marcius e por isso querem Eskudlark na cadeira.  

Debate na Pan News

Hoje é dia de debate no programa O Jogo do Poder nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis 103,3 FM, e Jovem Pan News de Criciúma 101,5 FM. A partir das 16h, Maria Helena, Maga Stopassoli e eu, Marcelo Lula, debateremos as principais pautas da política catarinense. Além de ouvir pelo rádio, você pode assistir pela Panflix, ou através do perfil Jovem Pan Floripa no Youtube.

Vice-governadora em Pauta

Ontem a vice-governadora, Daniela Reinehr (PL), foi a minha entrevistada no programa O Jogo do Poder. Falamos sobre o Governo do Estado, o processo de impeachment, a relação com o governador, Carlos Moisés da Silva (sem partido), e a filiação ao PL. Confira:

https://youtu.be/c83Snog2VJQ?t=601

Audiência na Alesc

No mínimo, lamentável o que ocorreu ontem na Assembleia Legislativa. Deputados deram lugar a um debate absurdo, contra a vacina e o passaporte para quem está imunizado contra a Covid 19. Esses parlamentares prestaram um desserviço contra a saúde pública, faltou bom senso. Infelizmente, algumas pessoas adotaram um discurso antivacina como bandeira política, além de que, pseudos especialistas mentiram e apresentaram dados falsos, inclusive afirmando que as vacinas são experimentais, o que é mentira. O fato é que a campanha contra a vacina tem como único objetivo, a defesa de um político, nada mais do que isso. Ontem o parlamento deixou a ciência de lado para dar lugar ao terraplanismo.

Segurança das vacinas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), chegou a publicar um comunicado no dia 30 de setembro deste ano, onde categoricamente afirma que as vacinas em uso no Brasil não são experimentais e, que tiveram seus dados de eficácia e segurança avaliados e aprovados por ela própria. Outro ponto é que nenhuma foi dispensada da fase três que é a da pesquisa clínica. “Todas as vacinas em uso no Brasil tiveram condução de estudo de fase três de pesquisa clínica e já encerraram esta etapa”, afirma o comunicado.

Causa animal

A deputada estadual Ana Paula da Silva, a Paulinha (sem partido), quer criar o cadastro de Registro Único de Tutor (RUT) no Estado, como instrumento de identificação e responsabilização dos tutores de cães e gatos, a ser utilizado obrigatoriamente para a regularização e manutenção da propriedade de animais adotados. Ela protocolou esta semana no Parlamento um projeto de lei visando alterar a lei 12.854, de 22 de dezembro de 2003, que instituiu o Código Estadual de Proteção aos Animais. O texto determina o que será atribuído a cada indivíduo cadastrado, como um número de identificação ao qual será vinculado o número do Registro Geral Animal (RGA), ou número de cadastro equivalente de cada animal sob a sua tutela. Vale ressaltar que apenas maiores de 18 anos poderão ser registrados como tutores de cães e gatos. 

Refis do Badesc

Tramitará na Assembleia Legislativa um projeto de lei que autoriza o Badesc, a fazer uma espécie de refis, para os inadimplentes. Atualmente o banco não consegue recuperar mais de R$ 1 bi de crédito ruim. A informação é de que a causa dessa dívida vai do erro, má fé entre outras situações.

Receba a coluna pelo WhatsApp. Envie mensagem com o seu nome e cidade e salve o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta