Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta  

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

O governador Carlos Moisés da Silva (sem partido) voltou a fazer uma nova investida em direção ao Republicanos. Sem comentar com quase ninguém, pegou um avião e partiu para Brasília. Segundo uma fonte próxima ao Centro Administrativo, Moisés foi acompanhado de Cris Esmeraldino, apoiador de sua campanha e irmão do secretário executivo de Articulação Nacional, Lucas Esmeraldino.

Pelo relato da fonte, Moisés e Cris teriam se encontrado com o presidente nacional do partido, pastor Marcos Pereira, e com o presidente do Republicanos no Distrito Federal, Wanderlei Tavares, investigado por corrupção passiva, ativa e formação de quadrilha no âmbito da Operação Mãos à Obra, que foi um dos desdobramentos da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro.

Voltando às movimentações de Moisés, esse é mais um voo solo em busca de uma definição para o seu futuro político. Aconselhado pela ala militar de seu governo, a qual não apresenta o chamado traquejo político, o governador que está decidido a disputar a reeleição busca uma sigla, mas erra ao atropelar as lideranças estaduais, a exemplo do deputado estadual, Sérgio Motta, que preside o Republicanos em Santa Catarina. Aproximações à parte, em uma certa ocasião Moisés ao pedir o comando do partido, chegou a dizer na frente de Motta que não confiava nele, lembrando de quando o parlamentar votou favorável aos processos de impeachment.

O fato é que Carlos Moisés vive sim um bom momento, pois tem dialogado, trabalhado bastante e, principalmente, liberado recursos, o que fez com que prefeitos e deputados se aproximassem dele. Mas isso não faz do atual morador da Casa D’Agronômica, um hábil estrategista político, devagar com o andor. Ou Moisés entende o jogo e passa a jogar mexendo as peças da forma certa, ouvindo os seus conselheiros e sem atropelar etapas, ou corre o risco de ser esvaziado ainda antes do processo, pois, quando cessar a liberação de recurso por causa da lei eleitoral, somente uma articulação eficiente o segurará com viabilidade no cenário.

Jogo do Poder

Hoje recebo no programa O Jogo do Poder nas rádios Jovem Pan News de Florianópolis 103,3 FM, e Jovem Pan News de Criciúma 101,5 FM, o prefeito de São José, Orvino de Ávila (PSD), e no segundo bloco, o deputado estadual, Ivan Naatz (PL). Com Orvino falaremos sobre a sua gestão e, após, com Naatz, a conversa será sobre a sua decisão de tirar o deputado estadual, Maurício Eskudlark (PL), da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa. O programa tem início às 16h. Além de ouvir pelo rádio, você pode assistir pela Panflix, ou através do perfil Jovem Pan Floripa no Youtube.

Ponticelli insatisfeito

O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (Progressistas), em entrevista que me concedeu ontem no programa O Jogo do Poder, se mostrou insatisfeito com as movimentações em seu partido visando a eleição ao Governo do Estado do próximo ano. Questionado sobre o desafio feito através desta coluna, pelo senador Esperidião Amin, que prometeu rodar o estado se Ponticelli se anunciar como pré-candidato e renunciar o atual mandato, o prefeito respondeu que investidas que lideranças do Progressistas tem feito a nomes de outros partidos, tem o desprestigiado e desestimulado. “Eu confesso que esperava muito mais do meu partido, não posso acusar a instituição partido, mas, de lideranças do partido. Confesso que das bases do partido, muito estímulo, muito apoio, mas não percebo isso em um bom número de lideranças, especialmente em alguns que tem mandato de deputado”, afirmou.

Confira a entrevista na íntegra:´

https://youtu.be/0HGH6V13CbE?t=2436

Álvaro Dias em Pauta

Ontem o senador pelo Paraná, Álvaro Dias (Podemos), foi um dos meus entrevistados no programa O Jogo do Poder. Falamos sobre a pré-candidatura do ex-juiz, Sérgio Moro, à Presidência da República. Confira:

https://youtu.be/0HGH6V13CbE?t=355

De Nadal vice?

De Nadal falou sobre o assunto ao receber o diretor da Jovem Pan News de Florianópolis, Daniel Xavier.

Correu um boato de que o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal (MDB), poderia vir a ser o vice do governador, Carlos Moisés da Silva (sem partido), na próxima eleição. De Nadal negou, dizendo que a informação não passa de um factoide criado por opositores que só querem causar confusão.

Acordo na Fecam

Ontem na Assembleia Legislativa duas lideranças me disseram que o atual presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Clenilton Pereira (PSDB), prefeito de Araquari, tem que cumprir o acordo feito com outros prefeitos, que culminou com a sua eleição para o comando da entidade municipalista. Pelo acordo, a prefeita de Vargem, Milena Becher (PL), assumiria no próximo ano, depois seria sucedida pelo prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), e por fim, pelo prefeito de São Carlos, Rudi Sander (Progressistas).

Deputado reverte

A desembargadora, Sônia Maria Schmitz, da 4ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, concedeu liminar a recurso de agravo do deputado estadual, Ivan Naatz (PL). Ela suspendeu a decisão de 1ª instância da Comarca de Porto Belo que, determinava a retirada de postagens do parlamentar em redes sociais, referentes a críticas sobre cobranças atrasadas da TPA de Bombinhas. Na decisão a magistrada afirma que se trata de uma posição do parlamentar e, tratou o tema como “dito pelo não dito”, ou seja, que os argumentos de Naatz de que a Prefeitura de Bombinhas não possui instrumentos para estabelecer a cobrança dos inadimplentes, deve ser rebatido pela própria prefeitura nos instrumentos jurídicos que possui para fazer a cobrança.

Eleição da OAB/SC

Hoje os advogados catarinenses votarão na eleição ao comando da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Santa Catarina. Os candidatos são:

Hélio Brasil – Chapa 1

Vívian de Gann – Chapa 2

Gabriel Kazapi – Chapa 3

Cláudia Prudêncio – Chapa 4

Hoje a partir das 10h, divulgaremos o resultado da enquete que fizemos ontem no Instagram do SCemPauta, quando foi dada a oportunidade aos advogados para votar no nome que desejam que comande a entidade.

Moisés libera

O governador Carlos Moisés da Silva (sem partido) assinou o decreto que permite a realização de todos os tipos de eventos, inclusive esportivos, e flexibiliza as regras para o uso de máscaras em Santa Catarina. As medidas vêm em um momento de redução do contágio no estado, diminuição do risco potencial e do avanço da vacinação. Já as máscaras, o uso se torna opcional nos ambientes abertos em que há possibilidade de manter o distanciamento. Nos ambientes fechados ou naqueles em que não é possível manter uma distância segura, o uso continua obrigatório. O decreto também autoriza o funcionamento integral dos estabelecimentos que promovam eventos corporativos, feiras de negócios, eventos sociais, shows e entretenimento, inclusive esportivos. Em Florianópolis quem comemorou foi a torcida do Avaí, que poderá lotar a Ressacada para o jogo contra o Sampaio Correia valendo vaga para a Série A do Brasileiro.

Comunicação da Alesc

O diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa, Dayan Schultz, participa da 24ª edição da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. No encontro, Dayan destacará as conquistas de seu setor, como economias em licitações, os sinais abertos da RádioAL na Grande Florianópolis e da TVAL em Blumenau, além de uma maior aproximação com a imprensa do estado. Vindo do Oeste, Dayan é assessor do deputado Mauro De Nadal (MDB) desde o primeiro mandato do emedebista. Pela capacidade demonstrada, tem recebido elogios.

Receba a coluna pelo WhatsApp. Envie mensagem com o seu nome e cidade e salve o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta