Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta  

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Ontem à noite conversei com o empresário Luciano Hang, sobre a sua possível candidatura ao Senado. Ele me disse que ainda não tomou uma decisão, pois antes pretende conversar com amigos e familiares. De acordo com Hang, em casa é onde ele encontra a maior resistência.

O empresário relatou que no começo do ano ao viajar a Brasília, se encontrou com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), de quem ouviu um pedido para disputar a eleição. “O presidente me falou, que gostaria que eu fosse o candidato ao Senado em Santa Catarina. Respondi que é difícil, pois tenho uma empresa grande para cuidar. Mas daí saiu uma pesquisa me colocando bem. Não descarto a possibilidade”, afirmou.

Perguntei a Hang se ele somente disputaria ao Senado, ou se uma candidatura ao Governo do Estado também é possível. Segundo ele, primeiro é preciso aguardar a decisão, sobre disputar, ou não, mas fez questão de afirmar que nada está descartado. “Não fecho as portas para nada”, disse.

Luciano Hang explicou que iniciou o seu ativismo político em 2018, motivado por um desejo de mudar o Brasil. Acredita que o país só irá crescer quando tiver o liberalismo econômico como norte. O empresário compara o Brasil com tigres asiáticos, dizendo que conheceu a Coréia do Sul, Taiwan, Hong Kong e até a China, esta última, não é um dos tigres. “Como pode a China mudar de saco pra mala em 30 anos? O Brasil só recuou porque escolheu as pessoas erradas e a ideologia errada”, disse, se referindo aos governos do PT.

Mesmo afirmando que precisa pensar sobre uma possível candidatura, Luciano Hang me disse que se decidir disputar, passará por todos os municípios catarinenses. “Já faço isso há alguns anos. A Havan tem 50 lojas no estado em todas as regiões. Conheço muitas cidades que desejam ter a Havan. Estive recentemente em Palma Sola, no Extremo-Oeste. Fiquei impressionado com a produção, as pessoas, a qualidade de vida. Santa Catarina é um Estado, um país que deu certo”, destacou.

Mesmo aceitando falar sobre uma possível candidatura, Hang lamenta a antecipação da discussão eleitoral. Para ele, a política está atrapalhando a economia e o país. “A antecipação, principalmente a nacional, fez com que muitos políticos não tratassem a pandemia da forma que deveriam tratar”, reclamou, completando com uma defesa ao presidente. “Um problema de inflação que é mundial, sendo colocado nas costas do presidente. Essas mesmas pessoas que tentam enganar a população, são os mesmos que pregavam o lockdown, ou fechamento da economia”, acusou.

Abertura do capital

Também questionei o empresário, Luciano Hang, se uma possível candidatura ao Senado ou Governo do Estado, pode atrapalhar mais uma tentativa de abrir entre 5% e 10% do capital da Havan. Vale lembrar que a empresa já recuou de dois planos de IPO, sigla em inglês para “Initial Public Offering”, ou “oferta pública inicial” de ações no mercado. Hang explicou que o IPO da Havan surgiu quando as ações no mercado financeiro estavam em alta, situação que não acontece no momento. “Não é só a Havan que não abriu, ninguém aqui abriu”, disse. O empresário fez questão de afirmar que, uma abertura somente ocorreria se lhe interessasse, ou se fosse conveniente. “Nunca por obrigatoriedade e nem necessidade”, afirmou.

Desempenho da Havan

Luciano Hang também deu um recado ao mercado, ao afirmar que não abrirá o capital da Havan no próximo ano e, que nos próximos anos, também não sabe se abrirá. Segundo ele, a Havan está fechando o terceiro trimestre com recorde de crescimento, chegando a 30%. “Talvez seja o melhor número do varejo. É uma empresa bem tocada, todo mundo ama a Havan, que prega a meritocracia e acredita em sua equipe. Assim deveriam ser os governos”, afirmou, destacando que apresentou o desempenho de sua empresa ao presidente do Bank of América, Eduardo Alcalay, que o visitou em Brusque.

Jogo do Poder

Hoje às 16h, Maria Helena, Maga Stopassoli e eu, Marcelo Lula, debateremos as principais pautas da política de Santa Catarina. Bastidores, informações em primeira mão, tudo isso na Jovem Pan News de Florianópolis, 103, 3 FM. Você também pode assistir através da Panflix, e do perfil Jovem Pan Floripa no Youtube. Vale lembrar que na segunda-feira, as rádios Jovem Pan News de Criciúma, e Jovem Pan News de Tubarão, passarão a transmitir simultaneamente o programa de segunda a sexta.

Incerteza no PTB

A carta de Roberto Jefferson com fortes críticas ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e ao senador, Flávio Bolsonaro (Patriota), foi considerada catastrófica por lideranças do PTB catarinense. Elas aguardam uma resposta oficial ao questionamento feito à executiva nacional, sobre o posicionamento do partido em relação a Bolsonaro, após a manifestação de Jefferson. Uma fonte deixou claro que se o PTB tomar um rumo diferente em relação ao presidente, estará inviabilizado o projeto estadual. Em um áudio a presidente nacional em exercício, Graciela Nienov, admitiu o desabafo de Jefferson, destacando que há uma revolta por causa do abandono de Bolsonaro ao PTB e, ao líder do partido que segue preso. Graciela chegou a reclamar que tentou marcar agenda com o presidente, que não aceitou recebê-la.

De Nadal no Governo

A vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido) está praticamente decidida a viajar no início de novembro. Entre Barcelona e Dubai, a opção mais provável é a dos Emirados Árabes Unidos, já que a agenda será acompanhar o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Assim sendo, conforme adiantei ontem o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal (MDB), estará perto de assumir interinamente o Governo do Estado, já que Carlos Moisés da Silva (sem partido), no mesmo período irá a Glasgow na Escócia. Uma fonte emedebista considera que será um importante gesto do governo, em retribuição ao apoio do MDB.

De olho na Alesc

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon, ainda não se filiou, mas está decidido a disputar uma vaga à Assembleia Legislativa. Buligon aguarda a decisão de Carlos Moisés da Silva para se filiar no mesmo partido do governador.

Barra Velha na Amfri

O prefeito de Porto Belo, Emerson Stein (MDB), presidente da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), acompanhado de seu vice na entidade, o prefeito de Penha, Aquiles da Costa (MDB), foram a Barra Velha. O objetivo foi o de convidar o prefeito Douglas Costa (PL), a filiar o município a AMFRI, região da Costa Esmeralda. O prefeito ficou de se reunir com os vereadores de Barra Velha e, comunicar a sua intenção de tirar o município da Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), e passar para a Amfri.

Ciro em SC

O pré-candidato a presidente da República, Ciro Gomes (PDT), está em agenda no estado. Ontem ele passou por Joinville, onde lançou o vereador Lucas Souza como pré-candidato a deputado estadual.

Ciro Gomes em Pauta

Confira a entrevista que o pré-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes, me concedeu na Rádio Jovem Pan News de Florianópolis, 103,3 FM, no programa O Jogo do Poder. Confira:

https://youtu.be/HOgp7IchnZ4?t=1979

Coronel Armando em Pauta

Abri o programa O Jogo do Poder de ontem, entrevistando o deputado federal, Coronel Armando (PSL). Assista:

https://youtu.be/HOgp7IchnZ4?t=174

Mulheres do Progressistas

Duas importantes missões foram dadas ao segmento Mulher Progressista de Santa Catarina. Ampliar o número de novas filiações nos 295 municípios catarinenses e, a definição de candidatas mulheres para a disputa das eleições do ano que vem. A presidente do Progressistas Mulher Catarinense, Beth Tiscoski, vai visitar as cidades e promover as ações que, prometem garantir a movimentação das mulheres no partido. Segundo ela, o segmento está em constante atividade de fortalecimento e participação das mulheres na política. Estão marcados pelo menos 11 encontros.

Geovânia com Damares

A deputada federal Geovania de Sá (PSDB) esteve no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, para tratar da visita da ministra Damares Alves a Santa Catarina. Durante o encontro, a ministra confirmou que virá ao estado, inclusive à cidade de Criciúma, ficando de confirmar a data. A visita será para tratar da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A ministra já havia confirmada uma visita também a Florianópolis, em encontro com a prefeita de Rancho Queimado, Cleci Veronezi (MDB).

Congresso Parlamentar

O Congresso Estadual de Vereadores 2021, promovido pela União dos Vereadores de Santa Catarina (UVESC), acontecerá de 07 a 10 de dezembro. O evento será na Assembleia Legislativa, e terá palestras com deputados estaduais e senadores, profissionais da área jurídica e, representantes do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O Congresso é destinado a vereadores e assessores legislativos de todo o estado que, estejam em busca de ampliar a rede de conhecimentos acerca do trabalho legislativo nas mais diversas esferas. Em paralelo ao Congresso, a UVESC também promoverá o Encontro do Fórum Parlamentar da Mulher, quando será feita a eleição e a posse da próxima diretoria.

Segurança em Criciúma

Vereador em visita ao deputado Fernando Krelling

O vereador de Criciúma, Nícola Martins (PSDB), esteve em Florianópolis para discutir a situação da Segurança Pública do Município. Ele foi recebido na Secretaria de Estado da Segurança Pública por representantes do órgão; da Polícia Militar; da Polícia Civil e do Programa Bem-Te-Vi. Nícola foi informado que haverá a contratação de novos agentes temporários para cuidarem do videomonitoramento na cidade e, que os concursos da PM, PC, IGP e Bombeiros estão em processo de finalização e devem ser lançados durante o ano de 2022. “Fomos em busca de melhorias para a cidade e voltamos com boas respostas para essa área”, pontuou.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta