Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta  

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Hoje às 10h no Hotel Castelmar em Florianópolis acontece a reunião do diretório estadual do MDB, que definirá a data das prévias, além da comissão que cuidará da formação das chapas proporcionais para a eleição do próximo ano.

Conforme já divulguei anteriormente, a bancada estadual insistirá na tese de que as prévias devem ser realizadas em março do próximo ano, porém, ainda enfrenta a resistência do presidente estadual, Celso Maldaner, que acompanhado do prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli e outras lideranças, querem a realização da escolha do pré-candidato do MDB ainda em 2021.

Se os parlamentares vencerem, as prévias ficam para 15 de março, agora, confirmada a realização para este ano, as datas previstas são 15 de novembro e 15 de dezembro. Vale destacar que os deputados estaduais já deixaram claro que seguem na base do governador Carlos Moisés da Silva (sem partido), independentemente do que ficar decidido hoje.

A grande surpresa deve ficar para a manifestação de Paulo Afonso Vieira. Uma fonte adiantou que o ex-governador poderá defender durante a reunião, que o voto nas prévias não seja aberto a todos os filiados. De acordo com a liderança, Afonso tem defendido que a escolha deve ser feita por quem vive o partido, a exemplo dos membros dos diretórios, lideranças com mandato, suplentes e demais filiados ativos. “Ouvi do Paulo Afonso que a escolha tem que ser certeira, não podemos mais correr o risco de errar. A maioria dos filiados não vivem o partido, não são e nunca foram as bases do partido, tendo apenas uma relação cartorial. Isso acontece em todos os partidos”, relatou a fonte.

Ainda de acordo com a fonte ligada ao ex-governador, Paulo Afonso chegou a dizer em uma conversa interna que, mantida a proposta, o partido estará cometendo um erro brutal.

Outro ponto que me foi adiantado, é que o ex-governador fará a defesa de que o partido se afaste do governo de Moisés, caso seja confirmada a prévia para este ano. A fonte fez questão de esclarecer que Afonso não é contra Moisés, mas, se preocupa com o que considera uma grande humilhação para quem for o escolhido para disputar o Estado, pois não terá o apoio da bancada estadual que seguirá na base de apoio de um provável, outro candidato. Tentei conversar com Paulo Afonso, mas ele não atendeu as ligações.

Última reunião

O presidente estadual do MDB, Celso Maldaner, se reuniu na sexta-feira à noite em Concórdia com o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal, e com os deputados estaduais, Valdir Cobalchini e Moacir Sopelsa. A fonte informou que houve uma conversa a portas fechadas, onde o assunto foi o posicionamento da bancada estadual em relação ao Governo do Estado, após a escolha do pré-candidato do partido nas prévias.

Sistema penitenciário

Fiquei impressionado na sexta-feira (20) com o trabalho que tem sido realizado no sistema prisional catarinense. Rio de Janeiro entre outros estados deveriam vir a Santa Catarina para aprender como se trabalha a ressocialização. Se por um lado, penso que um criminoso deve pagar com todo o rigor da lei, pois não existe desculpa para a violência, ainda mais quando grave. Por outro lado, ressocializar é oportunizar à sociedade a chance de que esses indivíduos não recorram mais ao crime. Conversei com o secretário de Estado da Administração Prisional, Leandro Lima, com seu adjunto Alexandre Camargo Neto e com o gerente regional Oeste, Alexandro Zani, quando tive a oportunidade de conhecer um pouco da estrutura. Desde chuveiro, passando por fogão, cobertas, roupas de moda, roupas infantis, até uniformes escolares de qualidade, são produzidos por empresas que também optaram em gerar emprego a detentos.

Investimento em emprego

São inúmeras as empresas que trabalham no sistema prisional catarinense. Na avaliação do secretário de Estado da Administração Prisional, Leandro Lima, além de auxiliar na ressocialização, também ajuda a atenuar os custos do Estado com a estrutura do setor prisional. Uma informação que recebi, é que o trabalho incomoda as facções, pois afasta os apenados das práticas de mais crimes, ou seja, deixam de trabalhar para as facções que geralmente atuam com o tráfico de drogas, responsável por 80% das prisões. Lima anunciou que hoje iniciam cursos profissionalizantes voltados à indústria têxtil no Senai, com vagas para 2150 presos em todo o estado. Serão 80 turmas dividas nas cidades de Itajaí, Chapecó, São Miguel do Oeste, São Cristóvão do Sul e Criciúma. Não é por nada que Sérgio Moro, quando visitou o estado na condição de Ministro da Justiça, lançou uma nota técnica colocando a penitenciária de Chapecó e o trabalho realizado em Santa Catarina, como referência para o país.

Orvino nega

O prefeito de São José, Orvino de Ávila (PSD), através de sua assessoria negou a informação divulgada pela coluna, de que ele estaria se afastando da ex-prefeita, Adeliana Dal Pont (PSD). Orvino garante que eles seguem alinhados. Mesmo assim, os rumores nos bastidores é de que há ruído na relação.

PTB de SC

O Partido Trabalhista Brasileiro de Santa Catarina reuniu mais de 250 pessoas de 57 cidades catarinenses e, lideranças dos movimentos conservadores bolsonaristas que desejam construir o partido nessa nova fase. Durante o primeiro encontro estadual em Florianópolis, que contou com a vice-presidente nacional do PTB, Graciela Nienov, foi apresentado o planejamento para as campanhas de filiações e reestruturação do partido, além da montagem das chapas para candidaturas a deputado estadual e federal. O PTB Mulher fez a indicação do presidente estadual, deputado Kennedy Nunes, para liderar o processo de coligações em Santa Catarina, além de ser o nome petebista para disputar uma vaga ao Senado.

Protesto

O presidente do PTB em Santa Catarina, o deputado estadual Kennedy Nunes, ao final da reunião fez uma convocação para que as lideranças petebistas participem dos atos marcados para o próximo dia 7 de setembro, em defesa de Roberto Jefferson. Ao final, o registro do encontro foi de todos com a mão na boca, representando uma mordaça.

Vaga para o TJ

O Conselho Pleno da OAB de Santa Catarina, definiu na sexta-feira (20) as regras para a escolha de nomes que concorrerão à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça pelo Quinto Constitucional da advocacia. De acordo com o presidente Rafael Horn, a iniciativa que deu certo é a que será mantida. “Garantiu modernização, celeridade, lisura e permitiu que mais de 10 mil advogados e advogadas votassem. Os aperfeiçoamentos sempre irão ocorrer. Estou orgulhoso desse time da Seccional catarinense que trouxe novas sugestões e realizou um debate maduro sobre o tema”, considera Horn. O intervalo de tempo entre a votação do Conselho Pleno e a votação direta pelos advogados de todo o Estado, será de ao menos 10 dias a partir da sabatina.

Favoritos ao TJ

Nos bastidores são colocados como favoritos à próxima vaga da advocacia ao Tribunal de Justiça, os advogados Marcos Probst, Wilson Pereira Júnior, o Tiji, além de João De Nadal.

Gean tem alta

O prefeito de Florianópolis Gean Loureiro (DEM) que ficou internado por causa de uma infecção pulmonar, já está em casa. Ele respondeu bem à medicação e segue se recuperando. Gean segue trabalhando com o celular e retorna para a prefeitura nos próximos dias.

Futuro de Topázio

O vice-prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (Republicanos), mudará de partido. A data ainda não foi definida, mas uma fonte garante que Topázio irá para o partido que o prefeito Gean Loureiro (DEM) definir. “Ele (Topázio) não morre de amores pelo Republicanos, o partido dele é o Gean”, afirmou a fonte.

Schlemper na disputa

O vice-prefeito de São José, Michel Schlemper, pode aparecer como um dos candidatos do MDB a deputado federal pela Grande Florianópolis. Lideranças emedebistas apostam na força de São José como colégio eleitoral, para lançar Schlemper com uma forte musculatura.

Centro de eventos

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (Podemos), recebeu o deputado estadual, Ivan Naatz (PL), que preside a Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. No encontro que contou com a participação de empresários do setor de turismo do município, ficou definido entre Oliveira e Naatz uma união de esforços em prol da agilização do processo de concessão do Centro de Eventos à iniciativa privada. Naatz destaca que dois anos e oito meses após a entrega simbólica da obra estadual, com recursos públicos de mais de R$ 140 milhões oriundos das três esferas da federação, a Santur tenta sem sucesso a licitação da gestão. A proposta de Fabrício e do trade turístico é de uma gestão provisória do local até que se decida o encaminhamento do processo licitatório atual, ou um novo procedimento seja realizado.

Zé Milton no Sul

O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Zé Milton Scheffer (Progressistas), esteve na sexta-feira com prefeitos e vice-prefeitos de seu partido na região da Associação dos Municípios do Extremo Sul (AMESC). Na reunião, as lideranças de municípios como Turvo, Morro Grande, Timbé do Sul, Passos de Torres, Praia Grande, São João do Sul e Ermo, não mediram palavras para destacar o bom momento da relação entre o Governo do Estado e a região. “Destacam especialmente o atendimento a demandas por obras históricas, como a ponte de Araranguá, que está em andamento, e a pavimentação da SC-108, cuja ordem de serviço será assinada nos próximos dias pelo governador, adiantou o deputado, que definiu o governo como municipalista.

Fapesc no Oeste

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), vai ter um espaço físico no Pollen Parque Científico e Tecnológico de Chapecó. O objetivo é propiciar um atendimento presencial aos atores do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) da região Oeste, a mais afastada da sede em relação à distância. Foi firmado um Termo de Cooperação Técnico-Científica entre a Fapesc e a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), que faz a gestão do Centro de Inovação da região. O documento foi assinado pelo presidente da fundação, Fábio Zabot Holthausen, e pelo reitor da universidade, Claudio Jacoski. A previsão é de que o espaço comece a funcionar no máximo em setembro. 

Gabrielzinho

O secretário de Defesa do Consumidor de Florianópolis, Gabriel Meurer, o Gabrielzinho, anunciou que se afastará das atividades por 20 dias, devido a uma cirurgia a qual se submeterá no dia de hoje. Gabrielzinho tem um problema congênito na cartilagem que acabou ocasionando um desgaste. A situação fez com que os ossos na região do quadril começassem a atritar ao ponto de causar fortes dores.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta