Se a pergunta que não iria calar em 2022 seria sobre onde foram parar os R$ 33 milhões pagos antecipadamente pelo Governo do Estado na compra dos 200 respiradores e que não foram entregues, o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) tenta se antecipar ao pregar transparência nas ações para a recuperação dos valores pagos à Veigamed em abril de 2020.

Nesta segunda-feira (16) foi lançada a página Transparência Respiradores no endereço www.sc.gov.br/respiradores contendo as informações resultantes das investigações da Procuradoria Geral do Estado (PGE), Controladoria Geral do Estado (CGE), Secretaria de Estado da Administração, Secretaria de Estado da Saúde e Polícia Civil. Segundo o anúncio, 96,6% dos R$ 33 milhões já estão bloqueados em dinheiro ou bens ou em fase avançada de cobrança judicial.

Em material enviado à imprensa o governador Carlos Moisés da Silva afirma que “é importante, de uma vez por todas, acabar com as informações inverídicas e o jogo político que existe sobre o caso. Desde o início, temos trabalhado intensamente para punir os culpados e recuperar todo o dinheiro do cidadão catarinense. Por meio desta página, deixamos tudo claro e transparente”.

Sem dúvida os catarinenses querem saber o destino destes recursos públicos. Resta saber se vão perdoar a criminosa compra, se até as eleições os envolvidos serão apontados e punidos e, ainda, não podemos esquecer que não se trata apenas de recursos públicos, mas de vidas humanas.

Rede de apoio às vítimas da Covid

A Associação Nacional em Apoio e Defesa dos Direitos das Vítimas da Covi-19, seção catarinense,  criada em abril deste ano por iniciativa do deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), propôs e a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina vai realizar audiência pública para debater a situação da pandemia de coronavírus no Estado. A audiência será nesta quarta-feira (18), a partir das 9h15.

O objetivo é articular uma rede de apoio e solidariedade às vítimas vivas e às famílias dos mortos pela Covid-19 e a elaboração de políticas públicas de apoio e recuperação.

A Comissão de Saúde da Alesc é presidida pelo deputado  Neodi Saretta (PT).