Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta  

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Em entrevista ontem à noite para a Rádio Jovem Pan de São Paulo, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), deixou em aberto a possibilidade de se filiar ao Progressistas. A resposta foi ao questionamento sobre a quase certa nomeação do senador, Ciro Nogueira (Progressistas), como o novo Ministro Chefe da Casa Civil.

Se Bolsonaro realmente assinar ficha no partido, já que a ida para o Patriota melou, ele mais uma vez poderá mexer com o cenário eleitoral de Santa Catarina. Estando no Progressistas, catapultará o pré-candidato do partido, seja o senador Esperidião Amin, ou o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli.

Conforme tenho escrito, Bolsonaro geralmente não toma partido quando há mais de um candidato que o apoia disputando o Governo do Estado. Por outro lado, pode ser que a questão partidária o obrigue a apoiar a um correligionário, o que poderia dar a Amin ou Ponticelli, musculatura junto ao eleitor bolsonarista.

Vale sempre lembrar que Santa Catarina tem uma boa parte de seu eleitorado que é conservador, porém, é preciso observar o cenário para saber em que condições Bolsonaro chegará nas eleições do próximo ano. O fato, é que além do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), e do senador Jorginho Mello (PL), o nome do Progressistas também deverá entrar na briga pelo apoio do presidente.

Amin preocupado

O senador Esperidião Amin (Progressistas) demonstrou ontem durante a conversa que tivemos, o quanto está preocupado com o nível de tensão política e institucional que atinge o país. Para Amin, a nomeação de seu colega de Senado e partido, Ciro Nogueira, para o cargo de Ministro Chefe da Casa Civil, pode provocar a tão esperada distensão entre os poderes. O senador chegou a dizer que hoje o Brasil não vive uma democracia pacificadora, pois, segundo ele, o radicalismo é muito grande. “Vivemos uma confrontação muito dura. Chegou a níveis pessoais muito pesados”, alertou, destacando que a pandemia que ainda mata mil pessoas por dia, além dos problemas econômicos e sociais, obriga as autoridades a pacificarem o país. Outra preocupação do senador, é com o que chamou de radicalização brutal da CPI da Covid.

Terceira via

A polarização na eleição nacional preocupa o senador, Esperidião Amin (Progressistas). Ele entende que uma terceira via seria saudável para acalmar o pleito, mas, acredita que tanto a direita quanto a esquerda, trabalharão para impedir o crescimento de uma terceira via, garantindo a polarização.

Fusão de partidos

Questionei o senador Esperidião Amin (Progressistas), sobre os rumores de que uma fusão estaria sendo acertada entre alguns partidos. Ele confirmou, mas explicou que é uma conversa antiga que continua sendo feita, ou seja, não há nada de novo. Amin acredita que se acabarem as chamadas “sobras” nas eleições proporcionais, muitos partidos terão que unir forças e o caminho será a fusão. Ele acredita que um processo natural devido a origem partidária, uniria o Progressistas, Democratas, PSD e PSL.

Previdência

Ontem encerrou o prazo para que os deputados estaduais, apresentassem suas emendas aos textos dos projetos que tratam da reforma da previdência dos servidores públicos estaduais. Ao todo, foram 73 emendas entre individuais e de bancada. Os parlamentares também levaram em consideração as sugestões das entidades ouvidas durante a audiência pública da última segunda-feira (19), assim como as contribuições enviadas pelo Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público Estadual. O calendário para que as comissões de mérito apresentem o relatório preliminar sobre a reforma será na próxima quarta-feira (28). Em 3 de agosto será apresentado e votado o relatório conclusivo e, no dia 4, a reforma deve seguir para votação no plenário da Assembleia Legislativa

Polícias

De acordo com o deputado estadual, Volnei Weber (MDB), que preside a Comissão de Trabalho da Assembleia Legislativa, a situação das polícias civil e militar relacionado a Reforma da Previdência, deverá ficar para um segundo momento. Esse prazo seria após a reforma que será votada no próximo mês.

Moisés no Oeste

O Governo do Estado anunciou a liberação de R$ 62 milhões para investimentos em Chapecó, por meio de parcerias com a prefeitura. Os valores custearão a construção do Elevado da Bandeira, no acesso norte da cidade, a edificação de um novo pavilhão no Parque de Exposições Tancredo Neves, a Efapi, a criação de uma patrulha mecanizada para obras de infraestrutura nas áreas urbana e rural, além de um repasse para o custeio do enfrentamento da pandemia de Covid-19 no município. O governador Carlos Moisés da Silva (sem partido), e o prefeito João Rodrigues (PSD), mostraram um forte alinhamento. Outra relação que se tornou mais próxima, é entre Moisés e o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal (MDB).

Prazo

O governador Carlos Moisés da Silva (sem partido) cobrará do Governo Federal uma definição, sobre os recursos do Estado que serão aplicados em rodovias federais. O valor pode chegar a R$ 750 milhões e foi autorizado pela Assembleia Legislativa. Acontece que até o momento o Ministério da Infraestrutura não respondeu. “Se o Governo Federal não se definir, os valores serão destinados a outras obras, que também são prioridade para os catarinenses”, afirmou.

Alba critica o DNIT

O deputado estadual Ricardo Alba (PSL) foi às redes sociais cobrar a duplicação da BR-470. Segundo ele, a rodovia não pode ficar à mercê de disputas políticas e pré-eleitorais. “A minuta do convênio que formaliza o reforço do repasse dos 200 milhões à duplicação da BR 470 está há mais de trinta dias na gaveta do diretor geral do DNIT em razão de picuinhas e vaidades políticas que em nada contribuem aos catarinenses”, escreveu, em clara crítica a Ronaldo Carioni.

MDB de Joinville com Antídio

Conforme adiantei, filiados do MDB de Joinville se reuniram na noite de ontem para declarar oficialmente apoio à pré-candidatura do prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, como o nome do partido para concorrer ao Governo do Estado. Presidente licenciado do diretório regional, o deputado estadual Fernando Krelling destacou que o ato simbólico, representa uma manifestação de força da região Norte Catarinense. “Como maior cidade de Santa Catarina, Joinville precisa tomar essa iniciativa. Alguns dos melhores governadores de nosso estado saíram da região Norte, e o Antídio tem toda a nossa confiança, pois faz um trabalho fantástico em Jaraguá do Sul, como empresário, homem honesto e um prefeito dedicado e trabalhador”, afirmou. O evento foi realizado na Recreativa dos Comerciários e reuniu mais de 200 filiados.

Udo

O ex-prefeito de Joinville Udo Döhler (MDB) quer ter voz ativa na eleição do próximo ano. Döhler que perdeu musculatura ao final de sua gestão, situação que o tirou do cenário estadual, teria manifestado a pessoas próximas a ele, que deseja ajudar no processo eleitoral.

Gean fará roteiro

O prefeito de Florianópolis Gean Loureiro (DEM) dará início a uma série de visitas a várias regiões. Ele deve começar pelo Oeste. Loureiro não gosta de falar sobre eleição, mas o fato é que o prefeito é pré-candidato ao Governo do Estado e, as agendas nas regiões somente confirma a situação. Os roteiros são com o objetivo de fortalecer o Democratas e o projeto de Loureiro.

Podemos e a majoritária

A executiva do Podemos se reúne amanhã para discutir o seu projeto para a eleição ao Governo do Estado e ao Senado. Após a primeira pesquisa de intenção de votos, o prefeito de Balneário Camboriú Fabrício Oliveira poderá ganhar mais espaço no partido para apostar na majoritária. Em uma reunião anterior, o partido discutiu a montagem de sua chapa proporcional, que tem como principal articulador o ex-prefeito de Palhoça, Camilo Martins, atual presidente estadual do Podemos.

Adriano no PL?

Uma fonte relatou que o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), se filiará ao Partido Liberal. A informação é de que Silva teria acertado a mudança com o senador Jorginho Mello (PL), por não concordar com o posicionamento do Novo a favor de um processo de impeachment contra o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). “Digamos que o Adriano levemente se alinhou ao “bolsonarismo”, relatou a fonte. Conversei com o prefeito que negou a informação. Ele acredita que o auxílio de Jorginho a uma agenda que terá em Brasília, pode ter motivado especulações sobre uma possível troca de partido.

Ação contra os ACTs

O procurador de Justiça, Paulo de Tarso Brandão, se manifestou favorável a Ação Direta de Inconstitucionalidade, impetrada pelo advogado Noel Baratieri, que contesta a legalidade da lei aprovada pela Assembleia Legislativa, que prorroga o contrato dos ACTs do Sistema Prisional e Socioeducativo e, dos agentes públicos temporários da Saúde. A partir da aprovação, ficou proibida a dispensa dos trabalhadores até o fim da pandemia. Agora caberá à desembargadora Maria do Rocio, pautar o julgamento da ADI que, se for aceita, fará com que o Governo do Estado tenha que imediatamente cancelar os contratos temporários.

Para receber a coluna via WhatsApp, favor enviar mensagem com o seu nome e cidade e salvar o número: 49 98504.8148. Faça parte da lista de transmissão do site que todo mundo lê.

Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!   Instagram: @scempauta   Twitter:  @scempauta   https://www.facebook.com/scempauta