Enquanto as regiões do Litoral e Vale do Itajaí sofrem com as chuvas, a estiagem  deixa 80 municípios em Situação de Emergência, principalmente nas regiões Extremo Oeste e Oeste. Agricultores e a população em geral sentem os efeitos. O inverno chega e com ele vem a previsão de mais chuvas intensas já para o próximo final de semana no Estado em regiões onde o solo ainda está encharcado.

Os municípios catarinenses estão entre os que mais demandam de investimentos federais e estaduais na área de Defesa Civil. Pela Lei aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Carlos Moisés da Silva, os produtores rurais catarinenses contarão com mais R$ 100 milhões em investimentos para minimizar os impactos da estiagem em todo o estado. Com os recursos a Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural promete reforçar o apoio à construção de cisternas e conservação de fontes e nascentes. Aliás, a estiagem no Sul do País é recorrente.

Também ao acompanhar audiência na Secretaria de Articulação Nacional, em Brasília, nesta segunda-feira (21), vi de perto as solicitações de prefeitos da Grande Florianópolis que se sobrepõem a cada chuva acima da média que atinge a região.

A incidência de chuvas ou as estiagens em Santa Catarina não são de hoje e, dizem os especialistas, tendem a se agravar. Nossa Defesa Civil é modelo nacional com formação importante a partir de eventos climáticos no Japão. No entanto, os governos em todas as instâncias precisam atuar para minimizar os efeitos climáticos com investimentos em tecnologia e prevenção e no pronto atendimento à população rural e urbana já eficaz.