Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.   FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ANUNCIE NO SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!

A briga pela preferência do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) nas eleições do próximo ano em Santa Catarina, deve endurecer nos próximos meses, entre o senador Jorginho Mello (PL) e o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD).

Como num jogo de xadrez, ambos mexem as suas peças em direção a Bolsonaro, buscando o protagonismo junto ao eleitorado de extrema-direita. O novo capítulo foi a chamada “motociata”, evento político com motociclistas que tem sido realizado em algumas cidades do país.

Rodrigues convidou Bolsonaro para realizar o ato em Chapecó. Prometeu arrastar para a sua cidade apoiadores dos três estados do Sul, o que gerou o interesse do presidente que durante o final de semana, confirmou sua participação em conversa por telefone com o prefeito. Acontece que surpreendentemente ontem à noite, o presidente atendendo a um convite de Jorginho, voltou a confirmar a próxima vinda ao estado para um encontro com motociclistas, só que será no dia 14 de agosto em Florianópolis.

A informação que divulguei ontem à noite em primeira mão, pegou pessoas próximas a João Rodrigues de surpresa. Não consegui falar com o prefeito, mas uma fonte me disse que há uma preocupação com a possibilidade de o evento na capital, derrubar o que estava sendo planejado para Chapecó. Ainda hoje deve ser tentado um novo contato com Bolsonaro para saber se ele realmente confirmou a ida a Florianópolis e, se a visita ao Oeste está mantida, mesmo que ainda não tenha data.

Já entre pessoas próximas a Jorginho, a leitura é que ele marcou um “gol de placa”, como me disse uma liderança. O senador usou de sua influência, já que hoje ao lado do empresário Luciano Hang, é o catarinense mais próximo do presidente da República. Quando soube do evento em Chapecó, calculou o que representaria para Rodrigues em termos de força política, se o ato desse certo e, atuou silenciosamente, inclusive, contando com a ajuda do senador Flávio Bolsonaro (Patriota).

Jorginho Mello sabia que não receberia uma resposta negativa do presidente. Ele faz parte da tropa de choque do governo na CPI da Covid, além de defender praticamente todas as pautas. Para completar é o criador do Pronampe, programa que sempre é citado por Bolsonaro, a exemplo da motociata de sábado (12) em São Paulo, quando o presidente citou o nome do senador catarinense.

Mesmo assim, é preciso lembrar que na eleição passada, Bolsonaro demorou para se manifestar a favor do então candidato Comandante Moisés (PSL). Esse posicionamento foi motivado pelo fato de que Gelson Merisio (PSDB) de forma pragmática, também anunciou apoio ao hoje presidente, o que fez com que Bolsonaro temesse tomar partido e perder uma parcela do eleitorado. Isso, ele próprio me disse durante a eleição de 2018 durante uma conversa que tivemos, quando o questionei sobre o apoio em Santa Catarina e para quem seria dado. Bolsonaro respondeu que se manteria neutro, o que motivou uma operação de guerra onde uma comitiva do PSL foi ao Rio de Janeiro pressionar pelo apoio em favor de Moisés.

É bem provável que seja isso que Jorginho queira evitar, ter que dividir o presidente com outros candidatos. Mas vale lembrar que esse número de nomes próximos ao presidente na majoritária, ainda pode aumentar, já que o senador Esperidião Amin (Progressistas) também é pré-candidato ao Governo do Estado.

Hang descarta

Luciano Hang deu um não definitivo a outros empresários, que tentaram convencê-lo a disputar a eleição do próximo ano ao Governo do Estado, ou, para o Senado. “A Havan é um sucesso, mas ele embora um grande e competente gestor, a figura dele é fundamental no negócio”, me disse uma fonte próxima a Hang.

Reação no MDB

O presidente estadual do MDB, o deputado federal Celso Maldaner, disse que recebeu com tranquilidade a manifestação do senador Dário Berger na minha coluna de ontem. Berger fez duras críticas ao líder do partido e ao prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, seus adversários na luta pela vaga emedebista para a disputa ao Governo do Estado. Maldaner se limitou a dizer que Dário deve estar preocupado com as demais candidaturas do partido. “Parabéns para ele, não tenho mais nenhuma observação a fazer. Tudo está sendo respeitado, transparência total”, garante.

Regras para a prévia

Ontem o senador Dário Berger pediu que fiquem as claras as regras da prévia que definirá o candidato do MDB ao Governo do Estado. “Prezados amigos emedebistas, diante dos últimos acontecimentos, especialmente da NÃO instalação da Comissão Eleitoral, que seria responsável pela definição dos critérios para a forma de realização das prévias, o que cria um cenário de incertezas já que, desta forma, faremos as prévias sem saber as regras do jogo, não me coube outra alternativa senão INDAGAR o partido e exigir uma DEFINIÇÃO para esta situação. Oficializei a minha posição sobre esta situação, hoje, com o ofício protocolado no Diretório Estadual do MDB”, escreveu Dário.

Reivindicações

No documento apresentado pelo senador Dário Berger à executiva estadual do MDB, ele pede que se esclareça a questão das urnas e de identificação de quem votará. Ele pede que o deputado federal Celso Maldaner ao se tornar candidato, que se licencie da presidência do partido, e que todos os candidatos se mantenham até o final e que, se houver desistência, que se abra um novo prazo de 60 dias. O senador também quer saber se mesmo com a pandemia, se a data será mantida. Berger indicou como membros da comissão eleitoral do partido, os ex-governadores Eduardo Pinho Moreira e Paulo Afonso Vieira. Antídio indicou o deputado federal Carlos Chiodini e o ex-deputado Ronaldo Benedetti, enquanto Maldaner indicou Gentil da Luz que é ex-prefeito de Içara, além do ex-vereador de Chapecó, Cleiton Fossá.

Definição

Na próxima segunda-feira a executiva estadual do MDB se reúne em sua sede em Florianópolis, às 10h. Na oportunidade serão definidas as regras da prévia. Maldaner também adiantou que ao oficializar a sua candidatura para disputar a prévia, que se licenciará do comando do MDB estadual. O ex-deputado federal, Edinho Bez, assumirá a presidência provisoriamente. 

Piso dos professores

O anúncio do governador Carlos Moisés da Silva (PSL) feito ontem através de seu perfil no Twitter, de que “Nenhum professor com curso superior e carga horária de 40 horas semanais deve ter remuneração inferior a R$ 5 mil”, gerou uma grande surpresa aos educadores. Ou seja, esse será o valor mínimo, mesmo que o governo precise completar. Atualmente o piso fica em R$ 2,8 mil. O assunto também está sendo discutido na Assembleia Legislativa e os deputados devem nos próximos dias se reunir com o governador. Uma fonte adiantou que a proposta contemplará ativos, inativos e ACTs. Outro ponto que ainda será detalhado, é que o valor mínimo será a soma do salário com os benefícios que já são pagos.

Sinte quer discutir

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte), se manifestou de forma positiva ao anúncio feito pelo governador, Carlos Moisés da Silva (PSL). Em nota, a entidade lembra que há mais de 5 anos a categoria não recebe nenhum reajuste salarial. “Somamos uma defasagem no Piso do Magistério de 17% acumulado, agora Moisés, passados dois anos do seu mandato faz este anúncio e deixa expectativas na categoria. O Sinte está disposto a contribuir em apresentar uma proposta de Plano de Carreira adequado para o magistério. Cobramos a oficialização do anúncio do reajuste e a devida valorização dos trabalhadores/as da educação, valorização esta, que chega de forma tardia, mas que é fruto de muita luta da categoria”, escreveu a direção do Sinte.

Aeroporto de Navegantes

Após a audiência de conciliação ocorrida ontem no Supremo Tribunal Federal entre o Estado de Santa Catarina, a União, a ANAC, o Município de Navegantes e a concessionária que arrematou o bloco Sul de aeroportos, ficou definida a suspenção da Ação Cível Originária pelos próximos 60 dias. A intenção é construir uma comissão mista a ser instituída para acompanhar a demanda de carga e o desenvolvimento do programa de melhoria da infraestrutura do aeroporto. A comissão envolverá representantes do Estado, de organizações da sociedade civil que atuam no entorno do terminal, do município de Navegantes e de órgãos federais.

Avanço nas negociações

Para o procurador-geral do Estado, Alisson de Bom de Souza, houve avanço nas negociações e ficou claro o interesse, por parte de todos os envolvidos, de se chegar a um bom termo sobre a construção da segunda pista do aeroporto, desde que garantidas todas as condicionantes técnicas. O governador Carlos Moisés da Silva (PSL) comemorou o resultado. Ele disse à sua equipe que agora será possível defender o que considerou como um direito do Estado. Um dos principais problemas do edital é a falta de uma segunda pista, que permitiria a ampliação das operações de carga.

Guerra contra Schiochet?

O suplente de vereador de Criciúma, Jeferson Monteiro, disse que dará início a uma verdadeira guerra contra o presidente estadual do PSL, o deputado federal Fábio Schiochet. Segundo afirmou, algumas situações as quais ainda não quis externar, poderão comprometer o nome de Schiochet que não teria cumprido acordos feitos com candidatos que disputaram a eleição pelo partido no ano passado. Monteiro cobra uma suposta dívida a qual teria feito na estrutura partidária, incluindo cursos e reembolso de gastos que teve no ano passado. Em um diálogo que o suplente de vereador teve com o tesoureiro-geral do partido, Emerson Tizoni, ele cobra a dívida.

Quinta: 08/04/2021

Monteiro: Bom dia! Sobre as despesas do roteiro. Deputado assegurou que iria resolver isso na sequência. Desde já agradeço.

Tizoni: Bom dia Monteiro. Mas não tenho nenhum encaminhamento ainda, assim que tiver te aviso.

Quarta: 12/05/2021

Monteiro: 1 ano do roteiro e me fizeram de palhaço. Telhado de vidro. Deputado e A… me tiraram para idiota.

Tizoni: Bom dia. Esses relatório  dois relatório serão pagos, mês que vem vou pagar a última do aluguel do carro. Aí vou equacionar o pagamento do relatório de despesas.

Depois Tizoni marca um relatório enviado por Monteiro e escreve: “Esse”. Após mais um tempo o suplente de vereador volta a cobrar, agora no Grupo do PSL no WhatsApp. Ele é retirado do grupo por Tizoni. Após a expulsão ele passa a cobrar diretamente de Schiochet.

Monteiro: Vai pagar o que me deve ou vai me expulsar, ???? O senhor que expulsa todo mundo. Tô esperando tu me expulsar. Acha que tenho medo de ti? Sou criminalista deputado, sei os caminhos pra cobrar e acabar com teu reinado. Gosta de fazer as pessoas de palhaças. Gosta de rir da cara dos outros e achar que é rei. Vai achando. Vai brincando com as pessoas.

Monteiro envia duas mensagens, mas Schiochet não responde. “Enfrentei um delegado de polícia, vou ter medo de te enfrentar”, escreveu o suplente.

Schiochet nega

Procurei o presidente estadual do PSL, deputado federal Fábio Schiochet. O parlamentar disse que o suplente de vereador de Criciúma, Jeferson Monteiro, precisa comprovar o que gastou. “Não posso pagar dívida de campanha de quem disse que iria gastar para ser candidato. A executiva estadual recebeu da nacional R$ 11.800 milhões, sendo que era para ter recebido R$ 20 milhões. Ele recebeu R$ 20 mil de fundo”, explicou Schiochet, que completou: “Ninguém prometeu nada. Esse burburinho começou de quem perdeu a eleição. A única coisa que a estadual pagou foi uma pesquisa”, informou.

Janssen

Foi protocolado no Centro Administrativo um ofício destinado ao governador Carlos Moisés da Silva (PSL) e ao secretário de Estado da Saúde, André Ribeiro. O documento assinado por líderes políticos da Grande Florianópolis, solicita a divisão das 104.400 doses da vacina da Janssen para as cidades da região, e não somente para a Capital, conforme sugere o Ministério da Saúde. Assinam o documento os vice-prefeitos de Biguaçu, Alexandre Martins de Souza (Podemos) e de Antônio Carlos, Filipe Schmitz (MDB), além dos vereadores de São José, Cryslan de Moraes (Novo); de Palhoça, Fábio Coelho (PDT); de Garopaba, Jean Ricardo (PSB); e de Paulo Lopes, Fernanda Leite (Progressistas). Na carta, os líderes pedem que possam ser feitos todos os esforços possíveis, e utilizada de todas as ferramentas de logística disponíveis para rápida distribuição não só para a Capital.

Causa animal

Sensibilizada com a repercussão do Projeto de Lei de autoria dos vereadores de Pinhalzinho no Oeste, Rogério Bach e Fabi Merigo (PT), que visa a proteção dos animais, a vereadora de Florianópolis Pri Fernandes (PODEMOS) organiza uma live para tratar da pauta. Conforme divulguei na semana passada, o também vereador de Pinhalzinho, Dejair Teixeira (PSDB), defendeu as chamadas “rinhas de galo”, prática covarde que provoca sofrimento e morte dos animais. Pri Fernandes vem dialogando com protetores de todo o estado, afim de debater de maneira mais contundente de conter o crime.

ATENÇÃO!!

Devido a um problema de memória do telefone, alguns contatos de pessoas que pediram para receber a coluna e demais informações foram perdidos. Se você pediu para receber via WhatsApp, mas não está recebendo, favor informar novamente o número. Obrigado!

Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.   FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ANUNCIE NO SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!