Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.   FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ANUNCIE NO SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!

Ainda é forte a repercussão da aprovação na CPI da Covid, da convocação do governador, Carlos Moisés da Silva (PSL), e da vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido).

Informação confirmada por fontes governistas é de que a inclusão de Daniela, teve a participação direta do senador Jorginho Mello (PL). Ele nega e aponta o seu colega de Sergipe, o senador Alessandro Vieira (Cidadania), como o único responsável pela convocação do governador e da vice.

Uma fonte com trânsito na residência oficial da vice, relatou que Daniela começou através de uma equipe a elaboração de um dossiê, que terá críticas à condução do Governo do Estado, além da tentativa de mais uma vez associar Moisés a compra dos respiradores. “O objetivo das convocações articuladas pelo Jorginho é desgastar o Moisés ao máximo”, me disse a fonte.

Questionei as lideranças com quem conversei, se Moisés está preocupado por ter que ir à CPI prestar depoimento. A resposta foi que não, completando que o governador tem interesse de comparecer, pois será mais uma oportunidade para apresentar a sua versão dos fatos.

A convocação de Moisés e Daniela já teve reflexo na Assembleia Legislativa, tanto, que alguns parlamentares se reuniram para conversar. O teor do encontro, uma resposta ao que chamam de antecipação do debate eleitoral. “A assembleia poderá criar uma CPI para investigar de forma oblíqua, contratos de escritório de advocacia com a Casan, além do interesse na questão da quebra de patente nos medicamentos genéricos. Pau de dá em Chico, também dá em Francisco”, afirmou a fonte.

Situação de Moro

Ontem eu recebi a seguinte mensagem da presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu: “Moro vai decidir seu caminho em outubro, mas tudo é possível”, escreveu. O Podemos mantém as conversas com o ex-ministro da Justiça, pois deseja ter em Sérgio Moro o seu candidato à Presidência da República. Caso não seja viável o plano A, o plano B seria uma eleição ao Senado. Como o atual senador, Álvaro Dias, tentará mais uma reeleição via Paraná, Moro viria para Santa Catarina para não entrar em conflito com o seu colega de partido.

Bolsonarista no MDB?

Ao mesmo tempo em que ganha força para a convenção do MDB, o prefeito de Jaraguá do Sul, Antíio Lunelli, desperta dúvidas em algumas lideranças de seu partido. A questão é que segundo alguns emedebistas, Antídio agrada a um público mais bolsonarista, enquanto o MDB se considera mais de centro. A questão é: como o partido resolverá essa situação de posicionamento na eleição federal e, caso Antidio vença as prévias?”,

SAMU

Ontem o colega Ananias Cipriano abordou em sua coluna, a situação dramática por que passa o SAMU aqui no estado. Ananias abordou o que muitos funcionários têm relatado em off sobre a forma que são tratados, até mesmo com a negação de direitos e atrasos em pagamentos. Faltam investimentos em ações obvias como nos materiais de esterilização. O fato é que a OZZ Saúde é um caso de polícia, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado. Do jeito que está, não pode continuar.

E a Alesc?

O deputado estadual Jessé Lopes (PSL) tentou a instalação de uma CPI na Assembleia Legislativa, mas até o momento, nada, poucos deputados assinaram. Fontes informaram que pessoas próximas a Jessé conversaram nesta semana com a Polícia Federal e devem procurar o Ministério Público Federal, para pedir uma investigação sobre os atos da OZZ Saúde. Algo deve ser feito e com urgência, afinal, o SAMU é um serviço extremo, que só é chamado para atender situações de grande emergência.

Disputa acirrada

A eleição dos advogados para o quinto do Tribunal de Justiça está muito acirrada. Advogados do interior do estado reclamam que está havendo um processo de queima de reputação, inclusive, com a comparação de casos com o de Alex Santore, que até hoje não assumiu o cargo de desembargador. Outro ponto é a insatisfação com a OAB, a qual, segundo eles, estaria privilegiando alguns nomes.

PDT se reforça

O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) anunciou em sua passagem pela serra catarinense, a filiação ao PDT do ex-prefeito de Lages, ex-deputado federal e estadual, Fernando Coruja. Eles se reuniram e definiram os últimos detalhes para a migração. Um ato será organizado no mês de junho em conjunto pela direção estadual e nacional do partido, para oficializar a entrada de Coruja, que já chegará na condição de pré-candidato a governador. Outro nome praticamente certo no partido, é o do ex-prefeito de Balneário Camboriú, Edson Piriquito, conforme adiantei na coluna de ontem.

Aulas na Capital

As aulas do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Florianópolis voltam em regime híbrido, presencial e remoto, em todas as turmas até o 9º ano na próxima segunda-feira (31). Acordo foi fechado em audiência de dissídio coletivo de greve determinada pela Justiça, em decisão liminar obtida pela 26ª Procuradoria de Justiça Cível do Ministério Público do Estado.

Fiesc pede agilidade

Através de nota a Federação Catarinense das Indústrias (Fiesc), destacou que a importância da preservação das vidas e do desenvolvimento industrial, comercial e turístico de Santa Catarina, em especial o do Vale do Itajaí, tem na BR-470 um entrave crucial. Considerada uma das obras de infraestrutura mais urgentes para o escoamento da produção catarinense, a duplicação da rodovia figura entre as bandeiras da Fecomércio SC há décadas. Diante desse quadro, que representa mais de 100 mortes por ano em acidentes, a Fecomércio SC entende que a sensibilidade dos parlamentares para os temas da infraestrutura fará com que o debate ganhe celeridade para a liberação de recursos em breve. Essa foi uma reação da entidade ao pedido de vistas do deputado João Amin (Progressistas), do projeto que visa a aplicação de recursos estaduais em rodovias federais.

ATENÇÃO!!

Devido a um problema de memória do telefone, alguns contatos de pessoas que pediram para receber a coluna e demais informações foram perdidos. Se você pediu para receber via WhatsApp, mas não está recebendo, favor informar novamente o número. Obrigado!

Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.   FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ANUNCIE NO SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!