O avanço da vacinação contra a Covid-19, a liberação de algumas atividades e o comportamento social têm levado mais pessoas à circulação e preocupado autoridades de saúde com o temor de novo agravamento da pandemia.

No último domingo quando comemoramos o dia das mães, acredito que em muitas cidades catarinenses tenha ocorrido o mesmo que na Capital. Como se não estivéssemos enfrentando a maior pandemia dos últimos cem anos, famílias inteiras se aglomeraram em restaurantes e imensas filas se formaram para conseguir espaços no ambiente ou até mesmo para a retirada de comidas, já que as tele entregas estavam saturadas. Já em dias anteriores a data, no Centro de Florianópolis, principalmente no comércio mais popular, a busca pelos presentes das mamães gerou filas e aglomerações.

Santa Catarina voltou a ter somente a região da Grande Florianópolis em risco grave para Covid.  As demais 15 regiões estão com risco gravíssimo. Voltamos a ultrapassar a marca dos 90% de ocupação de leitos de UTI.

Recebo com satisfação a notícia de que o governador Carlos Moisés da Silva, reconduzido ao cargo na última sexta-feira, já se manifestou pela necessidade de reforçar a fiscalização como uma das estratégias de enfrentamento à Covid-19 e sugiro, ainda, que a população seja alertada de que a pandemia não acabou.

Anunciar a chegada de vacinas ao Estado é importante, traz esperança. A transparência no processo de imunização da população também é fundamental. Mas não se pode ainda relaxar com as medidas de prevenção e a fiscalização, principalmente com a chegada das temperaturas mais baixas.

Semana do MEI 2021

O Sebrae/SC realiza a Semana do MEI 2021, entre os dias 10 e 14 de maio. Totalmente on-line e gratuito, o tema da edição deste ano é “Uma nova visão para o futuro do seu negócio”.

O evento oferece capacitação, orientações especiais, oficinas e palestras para melhorar a gestão da empresa nas áreas de marketing, vendas, inovação e finanças, além de orientações sobre as obrigações e benefícios do MEI.

Podem participar microempreendedores já se formalizados, ou ainda deseja abrir uma empresa, expandir os negócios ou se reinventar. As inscrições podem ser feitas pelo link:  http://www.sebrae.com.br/semanadomei.

Santa Catarina possui mais de 507 mil microempreendedores individuais formalizados, de acordo com dados do Portal do Empreendedor. Em 31 de dezembro de 2019, esse número era de 388.346 MEIs.

Boas Práticas –  Nova Trento

Nova Trento, terra de Santa Paulina, região do Vale do Rio Tijucas, dá um bom exemplo do uso da tecnologia e disponibiliza todo o acervo cultural da Biblioteca Pública Municipal através de QR Code.

A Secretaria de Cultura e Turismo lançou recentemente a novidade para atender, principalmente, turistas e moradores que queiram conhecer os atrativos turísticos e culturais da cidade, como também acompanhar as redes sociais da secretaria. `Para tanto, basta abrir a câmera ou o leitor de código  e posicionar a câmera do celular sobre o QR Code ou então acessar o link https://linktr.ee/Culturant