O avanço da vacinação contra a Covid-19, a liberação de algumas atividades e o comportamento social têm levado mais pessoas à circulação e preocupado autoridades de saúde com o temor de novo agravamento da pandemia.
No último domingo quando comemoramos o dia das mães, acredito que em muitas cidades catarinenses tenha ocorrido o mesmo que na Capital. Como se não estivéssemos enfrentando a maior pandemia dos últimos cem anos, famílias inteiras se aglomeraram em restaurantes e imensas filas se formaram para conseguir espaços no ambiente ou até mesmo para a retirada de comidas, já que as tele entregas estavam saturadas. Já em dias anteriores a data, no Centro de Florianópolis, principalmente no comércio mais popular, a busca pelos presentes das mamães gerou filas e aglomerações.
Santa Catarina voltou a ter somente a região da Grande Florianópolis em risco grave para Covid. As demais 15 regiões estão com risco gravíssimo. Voltamos a ultrapassar a marca dos 90% de ocupação de leitos de UTI.
Recebo com satisfação a notícia de que o governador Carlos Moisés da Silva, reconduzido ao cargo na última sexta-feira, já se manifestou pela necessidade de reforçar a fiscalização como uma das estratégias de enfrentamento à Covid-19 e sugiro, ainda, que a população seja alertada de que a pandemia não acabou.
Anunciar a chegada de vacinas ao Estado é importante, traz esperança. A transparência no processo de imunização da população também é fundamental. Mas não se pode ainda relaxar com as medidas de prevenção e a fiscalização, principalmente com a chegada das temperaturas mais baixas.
Semana do MEI 2021
O Sebrae/SC realiza a Semana do MEI 2021, entre os dias 10 e 14 de maio. Totalmente on-line e gratuito, o tema da edição deste ano é “Uma nova visão para o futuro do seu negócio”.