Salvo alguma decisão judicial de última hora, acontece nesta sexta-feira (07), a sessão final do Tribunal Especial de Julgamento do impeachment do governador Carlos Moisés da Silva.

Desde a desastrosa e criminosa compra dos 200 respiradores, ao custo de R$ 33 milhões e com pagamento antecipado, em março do ano passado,                   Santa Catarina passou a sofrer pela instabilidade dos governos.

Até o momento todas as tentativas de protelação desta sessão não prosperaram. Também não se tem indicativos que a governadora interina Daniela Reinehr tenha conquistado o sétimo voto necessário para que permaneça no cargo até 2022. O que se sabe é que surpresas podem acontecer.

Os catarinenses querem saber onde foram parar os R$ 33 milhões, a responsabilização dos culpados e a estabilidade do governo.

Em mais de um ano foram mudanças atrás de mudanças, desconstruções e um jogo de interesses pelo poder agora e no futuro. Um jogo que desrespeita o sentimento de todos os catarinenses no momento de pandemia que vivemos.

A partir das 9h, em sessão online, vamos acompanhar a decisão do Tribunal Especial de Julgamento.

Boas Práticas – Jaborá

No momento em que buscamos respostas para o ocorrido em Saudades, no Oeste do Estado, o bullying volta a ser lembrado como sendo importante causa de comportamentos em vítimas desta prática, tais como, isolamento social, danos psicológicos, uso de drogas, comportamento violento e até mesmo suicídio.

É muito importante que debates sobre esta prática e orientações às crianças e adolescentes sejam mantidos nas rotinas das escolas. Por isso, o destaque na Coluna hoje é Jaborá, no Meio Oeste.  O CRAS do pequeno município de cerca de  5 mil habitantes, trabalhou a temática do bullying com as crianças que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), grupo de idosos, BPC, e juntamente com a Escola Municipal Alberto Bordin, com atividades que visam a prevenção e combate a prática de bullying entre crianças e adolescentes.

Desta forma foi marcado o 7 de abril, Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência nas Escolas, com atividades de acordo com as faixas etárias das crianças.

Jaborá já se mobiliza para em 18 de maio trabalhar com ênfase no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes; em 15 de junho pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra  a Pessoa Idosa e, em 26 de junho, com o Dia Internacional de Combate às drogas.