O deputado federal Hélio Costa acredita que a CPI da Covid-19 ou CPI da Pandemia poderá fazer uma verdadeira radiografia dos crimes de corrupção praticados por estados e municípios durante o enfrentamento à pandemia. O parlamentar subscreveu o requerimento de criação da Frente Parlamentar Mista para apurar os desvios nas esferas estadual e municipal.

“Lá atrás, quando o nome “Covidão” surgiu, fazendo referência ao Mensalão, parecia brincadeira, mas já era o anúncio de um novo escândalo de corrupção que logo será investigado. Cadê os hospitais, equipamentos, melhoramentos na saúde? Cadê o dinheiro para tratar de quem sofre com a Covid-19? É o que descobriremos no decorrer dos próximos meses, na CPI e Frente Parlamentar que investigará prefeitos e governadores”, afirmou

Senador catarinense na CPI da Pandemia

O senador Jorginho Mello (PL-SC) está entre os membros titulares da recém- criada CPI da Covid, representando o bloco de partidos aliados ao presidente Jair Bolsonaro.

A CPI que vai investigar ações e omissões do governo no combate a pandemia tem 18 membros, sendo 11 titulares e sete suplentes: 2 são da oposição; 4 são bolsonaristas; 5 independentes e, mais 7 suplentes.

Posse do novo presidente do TRE-SC será nesta sexta-feira

O desembargador Fernando Carioni assumirá a presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. A cerimônia está marcada para 16h, na Sala de Sessões do TRE-SC.

O magistrado foi empossado como desembargador do Tribunal de Justiça do Estado (TJSC), na vaga destinada ao quinto constitucional, em fevereiro de 2002. Desde março de 2020, ele ocupa os cargos de vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE-SC. Fernando Carioni conduzirá os trabalhos da Corte até março de 2022.

Na mesma ocasião, o desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann tomará posse como vice-presidente e corregedor regional eleitoral. Ele foi eleito pelo Pleno do TJSC em 17 de março para ocupar o cargo destinado à classe dos desembargadores no TRE-SC.

O acesso é restrito devido à pandemia de Covid-19, mas a solenidade poderá ser acompanhada ao vivo pelo canal do TER-SC no YouTube.

Nova eleição em Petrolância

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina aprovou nesta  quarta-feira (14), a realização de novas eleições aos cargos de prefeito e vice-prefeito no município de Petrolândia. As novas eleições estão marcadas para o dia 13 de junho, domingo, das 7h às 17h.

Prefeito e vice eleitos em novembro do ano passado, Rogério Domingos e Selmo Klauberg, respectivamente, tiveram seus registros de candidatura indeferidos, o que motivou a realização de novas eleições.

O município de Petrolândia, no Alto Vale do Itajaí tem 6.406 habitantes e  5.212 eleitores.

Caropreso defende a retomada de cirurgias eletivas sem internação

O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB), médico neurologista, vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado, aguarda a publicação no diário oficial da portaria que vai liberar a realização de cirurgias eletivas que não requerem internação.  Durante a reunião da Comissão, nesta terça-feira (14),  a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, afirmou  que uma portaria nesse sentido já foi encaminhada.

Devido ao agravamento da pandemia, somente as cirurgias eletivas que não requerem o uso de medicamentos anestésicos usados no processo de intubação de pacientes com Covid-19 e nem internação seriam autorizadas aos hospitais.  “Vamos aguardar a publicação da portaria e o regramento definido. Extra oficialmente a informação é essa. Significa um avanço que irá tirar da passividade várias equipes médicas de vários hospitais filantrópicos que estão com dificuldades financeiras devido  às constantes suspensões das cirurgias eletivas devido à pandemia”.  afirmou Dr. Vicente.

O parlamentar também revelou preocupação com o represamento da fila de pacientes que aguardam por uma cirurgia e com a falta de medicamentos anestésicos do kit intubação que atinge todo o Brasil.

O deputado Dr. Vicente Caropreso quer tratar destes e outros assuntos da área em audiência com a secretária da Saúde, Carmen Zanotto.