Encerrou próximo ao meio-dia a reunião online entre os 22 prefeitos da região da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (GRANFPOLIS). Em pauta, ações necessárias para reduzir a contaminação pelo Coronavírus.

Chamou a atenção no encontro a diferença de posicionamento entre os prefeitos, porém, todos entendem que é preciso restringir a circulação de pessoas. Ficou definido que a princípio, um lockdown está descartado, além disso, a decisão do juiz da 2ª Vara da Fazenda da Capital, Jefferson Zanini, que negou o pedido do Ministério Público via Defensoria Pública que pedia um lockdown de 14 dias seguidos no estado, mas, que também determinou a recriação do Centro de Operações de Emergência em Saúde, deixou os participantes em alerta, para quais decisões que possam ser determinadas pelo COES.

Uma minuta está sendo elaborada, é possível que todos os municípios adotem uma alternativa às propostas discutidas no encontro, podendo ser restringido o funcionamento de serviços não essenciais às 18h. Dois prefeitos me disseram que alguma coisa precisa ser feita, mesmo que nem todos os municípios adotem as medidas. Uma nova reunião acontecerá às 17h.