A Secretaria de Saúde de Garopaba vacinou contra o Coronavírus, profissionais de Educação Física de uma academia privada. O assunto virou motivo de questionamento da população, uma vez que profissionais de Educação Física da rede municipal, até o momento, não foram vacinados. Outro fato que gera estranheza, é que existem mais academias na cidade, mas apenas os funcionários da Academia da Lagoa foram beneficiados.

O assunto se tornou público quando uma pessoa da própria academia fez uma postagem nas redes sociais, com a foto de uma pessoa sendo vacinada, destacando no texto que seus professores já estavam recebendo a primeira dose. “Nossos professores já tomaram a primeira dose da vacina. Nós da Academia da Lagoa estamos seguindo todos os protocolos para a segurança de nossos alunos”, escreveu. O mesmo perfil chegou a compartilhar uma postagem da Prefeitura, chamando para o cadastramento profissionais da área da Saúde que trabalham na rede privada.

A Prefeitura chegou a publicar uma nota de repúdio sobre o assunto, mas depois se manifestou em suas redes sociais defendendo o ato, destacando que cumpriu a ordem prioritária. “A Secretaria Municipal de Saúde, no que se refere aos profissionais da área da saúde, já cumpriu com a ordem prioritária constante nas recomendações CIB 002/2021 e 003/2021, passando a efetivar a vacinação prevista na CIB 011/2021. Assim, quatro (04) profissionais da área da saúde – educadores físicos -, foram vacinados, respeitando a ordem e critério de cadastro previsto”, diz parte da nota. Em outro trecho, é dito que é confuso o cronograma do Governo Federal, mas admite que o assunto está em discussão aguardando um posicionamento da Advocacia Geral da União e que por isso irá suspender a vacinação dos educadores físicos. Vale destacar que nem os professores de Educação Física da rede municipal foram vacinados.

Conversei com o secretário de Saúde de Garopaba, Gedson Gislon, que me disse que a situação está sendo averiguada, mas ressalta que não houve má fé e, sim, um possível erro. “As responsabilidades serão apuradas”, garantiu. Questionado sobre os idosos, respondeu que o calendário está sendo mantido e que as vacinas aplicadas nos educadores físicos, são das doses destinadas aos profissionais da Saúde. Também perguntei se ele acha certo vacinar profissionais de uma academia privada, antes mesmo de educadores do município. Gislon ficou de verificar a informação, pois, segundo ele, os profissionais da rede municipal já foram, o que não é um fato.

O Ministério da Saúde regulamentou os educadores físicos como profissionais do setor, porém, o CREFI tornou claro que o entendimento vale aos profissionais que estão na linha de frente do combate a pandemia, sendo os que atuam em clínicas e hospitais, por exemplo.

Indignação

Conversei com uma professora de Educação Física da rede municipal de Garopaba. Ela me disse que o questionamento da categoria não é para motivar a vacinação dos demais professores do setor, e sim, de garantir o devido respeito a fila. Ela disse que os professores da rede municipal querem ser vacinados apenas quando os das demais disciplinas forem imunizados. Tentei contato com a academia, mas ninguém atendeu às ligações.