A Secretaria de Saúde de Garopaba vacinou contra o Coronavírus, profissionais de Educação Física de uma academia privada. O assunto virou motivo de questionamento da população, uma vez que profissionais de Educação Física da rede municipal, até o momento, não foram vacinados. Outro fato que gera estranheza, é que existem mais academias na cidade, mas apenas os funcionários da Academia da Lagoa foram beneficiados.
O assunto se tornou público quando uma pessoa da própria academia fez uma postagem nas redes sociais, com a foto de uma pessoa sendo vacinada, destacando no texto que seus professores já estavam recebendo a primeira dose. “Nossos professores já tomaram a primeira dose da vacina. Nós da Academia da Lagoa estamos seguindo todos os protocolos para a segurança de nossos alunos”, escreveu. O mesmo perfil chegou a compartilhar uma postagem da Prefeitura, chamando para o cadastramento profissionais da área da Saúde que trabalham na rede privada.
A Prefeitura chegou a publicar uma nota de repúdio sobre o assunto, mas depois se manifestou em suas redes sociais defendendo o ato, destacando que cumpriu a ordem prioritária. “A Secretaria Municipal de Saúde, no que se refere aos profissionais da área da saúde, já cumpriu com a ordem prioritária constante nas recomendações CIB 002/2021 e 003/2021, passando a efetivar a vacinação prevista na CIB 011/2021. Assim, quatro (04) profissionais da área da saúde – educadores físicos -, foram vacinados, respeitando a ordem e critério de cadastro previsto”, diz parte da nota. Em outro trecho, é dito que é confuso o cronograma do Governo Federal, mas admite que o assunto está em discussão aguardando um posicionamento da Advocacia Geral da União e que por isso irá suspender a vacinação dos educadores físicos. Vale destacar que nem os professores de Educação Física da rede municipal foram vacinados.