O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), saiu satisfeito da audiência com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, realizada nesta terça-feira (23), em Brasília.

Ao lado do senador Jorginho Mello (PL), que agendou o encontro, Rodrigues anunciou que nos próximos meses serão testadas 100 mil pessoas, ampliados o número de leitos e de médicos pelo programa Mais Médicos. O principal motivo da reunião foi solicitar 100 mil vacinas para imunizar a população contra a Covid-19. O ministro garantiu que cerca de 5,9 milhões de doses de vacina serão disponibilizadas para todo o país e rapidamente lotes serão enviados para Santa Catarina para atender principalmente a região Oeste.

Em vídeo Jorginho Mello agradeceu ao ministro e ao presidente Bolsonaro. “O governo se mobiliza e está aumentando a velocidade no atendimento aos municípios”.

Também participaram da audiência os senadores Esperidião Amim (PP) e Dário Berger (MDB), o coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado Daniel Freitas (PSL), as deputadas Carmem Zanotto (Cidadania) e Caroline De Toni (PSL), e o deputados Celso Maldaner (MDB).

Novas restrições e fiscalização para combater a pandemia

Em reunião com cerca de 40 prefeitos, representantes dos Poderes e do secretário de estado da Saúde, André Morra Ribeiro, o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) confirmou que o Estado dispõe de R$ 600 milhões para ativação de leitos de UTI na rede privada, R$ 300 milhões para aquisição de vacinas e que um efetivo de 500 policiais militares atuará, exclusivamente, na fiscalização de atividades que estejam descumprindo os protocolos sanitários de prevenção ao novo coronavírus.

O aumento da fiscalização é apontado como estratégia fundamental de combate à Covid-19.

Na oportunidade foram apresentadas as principais sugestões para novas medidas de combate à pandemia, que deverão incluir restrição de horários e ações para reduzir a circulação de pessoas. Até o fechamento da coluna não haviam sido divulgadas as novas restrições.

Ministro da Infraestrutura virá dia 8 a Santa Catarina

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, garantiu nesta terça-feira (23), ao senador Jorginho Mello (PL) e a deputada federal Caroline De Toni (PSL), que no próximo dia 8 de março estará em Santa Catarina para inaugurar a nova iluminação da Ponte Anita Garibaldi, dar as ordens de serviços para a construção dos túneis no contorno de Florianópolis e para o início das obras na BR-163, no Extremo Oeste.

A obra na BR-163 é bastante aguardada. A empresa contratada já está mobilizada e até o final de março deverá imprimir bom ritmo de obras.

“Com a união de  Executivo e Legislativo poderemos fazer a diferença e concluir em 2021 os lotes 1 e 2 da BR-470, vazar o túnel e entregar trechos duplicados da BR-280, manter o ritmo de obras na BR-282, avançar na BR-163 e concluir a BR-285”. Esta é a meta, disse o ministro.

Tarcísio Gomes de Freitas agradeceu o empenho da bancada federal catarinense que promete assegurar importantes recursos para as rodovias federais de Santa Catarina.