O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), saiu satisfeito da audiência com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, realizada nesta terça-feira (23), em Brasília.
Ao lado do senador Jorginho Mello (PL), que agendou o encontro, Rodrigues anunciou que nos próximos meses serão testadas 100 mil pessoas, ampliados o número de leitos e de médicos pelo programa Mais Médicos. O principal motivo da reunião foi solicitar 100 mil vacinas para imunizar a população contra a Covid-19. O ministro garantiu que cerca de 5,9 milhões de doses de vacina serão disponibilizadas para todo o país e rapidamente lotes serão enviados para Santa Catarina para atender principalmente a região Oeste.
Em vídeo Jorginho Mello agradeceu ao ministro e ao presidente Bolsonaro. “O governo se mobiliza e está aumentando a velocidade no atendimento aos municípios”.
Também participaram da audiência os senadores Esperidião Amim (PP) e Dário Berger (MDB), o coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado Daniel Freitas (PSL), as deputadas Carmem Zanotto (Cidadania) e Caroline De Toni (PSL), e o deputados Celso Maldaner (MDB).
Novas restrições e fiscalização para combater a pandemia
Em reunião com cerca de 40 prefeitos, representantes dos Poderes e do secretário de estado da Saúde, André Morra Ribeiro, o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) confirmou que o Estado dispõe de R$ 600 milhões para ativação de leitos de UTI na rede privada, R$ 300 milhões para aquisição de vacinas e que um efetivo de 500 policiais militares atuará, exclusivamente, na fiscalização de atividades que estejam descumprindo os protocolos sanitários de prevenção ao novo coronavírus.
O aumento da fiscalização é apontado como estratégia fundamental de combate à Covid-19.