A segunda-feira (22) foi marcada por reuniões e decisões que visam evitar o colapso em todas as regiões do estado frente ao crescimento do número de casos de Covid-19 que demandam por internações e tratamentos intensivos. Para hoje (23), novas reuniões já estão sendo agendadas. E não poderia ser diferente. Estamos vivendo o momento mais crítico da pandemia em nosso estado desde o mês de março.
Passam de 90% as ocupações de leitos Covid na maioria dos hospitais de todas as nossas regiões. Oeste e Grande Florianópolis registram maior incidência de doentes de covid. A grande maioria das regiões encontram-se em estado gravíssimo e apenas uma em grave.
Em Chapecó, o prefeito João Rodrigues que já havia determinado a suspensão das aulas, editou “lockdown parcial” com a suspenção de atividades não essenciais por alguns dias. Atitude corajosa e no momento necessária para evitar que a situação se agrave ainda mais.
Cirurgias eletivas suspensas em SC
A Secretaria de Estado da Saúde publicou portaria nesta segunda-feira (22), para a suspensão de cirurgias eletivas pelos próximos 20 dias, como forma de garantir o acesso dos catarinenses às unidades durante a pandemia de Covid-19. Estão suspensos todos os procedimentos cirúrgicos eletivos de média e alta complexidade em todas as unidades hospitalares que dispõem de dispõem de leitos de internação de UTI, intermediários ou clínicos, para tratamento das complicações relacionadas à infecção pelo novo coronavírus. Não estão suspensas as urgências e as emergências e nem os procedimentos tempo-sensíveis – aqueles em que a vida do paciente pode estar em risco.
A portaria 168/2021 ainda estabelece que as unidades necessitam ampliar os estoques de gases medicinais, medicamentos, insumos e materiais de enfermagem, equipamentos de proteção individual, redirecionar e recrutar recursos humanos e reorganizar a disponibilidade de leitos e equipamentos para garantir a atenção a todos os pacientes que necessitem internação.
As unidades também estão proibidas de fechar ou restringir o setor de emergência, bloqueando o acesso espontâneo ou referenciado de pacientes.
O avanço da Covid
O avanço da Covid-19 atinge vários estados. Está prevista para a manhã de hoje uma reunião entre os governadores e secretários de saúde do Sul do país.
Mais leitos, ações conjuntas, suspensão de atividades, tudo é necessário neste momento, mas não resolve. A solução passa por vacinar mais rapidamente a população. Para tanto, o secretário de Estado da Saúde, André Morra Ribeiro, vai a Brasília para solicitar ao Ministério da Saúde mais doses de vacinas. A população também precisa fazer a sua parte. O que vivemos hoje reflete muito nossas atitudes.