Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.
FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ASSINE O SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO! |
O governador Carlos Moisés da Silva (PSL) participou ontem da reunião online entre os governadores e o ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello. Se os prazos anunciados forem cumpridos, próximo de 40% da população catarinense poderá estar vacinada até junho.
De acordo com o ministro, a ideia é vacinar 100% da população dos grupos prioritários que constam no Plano Nacional de Imunização. De acordo com Moisés, isso representa uma boa parcela de catarinenses. “A vacina é nossa pauta principal e o Estado, como já vem fazendo, está pronto para distribuir as doses a todos os municípios, tão logo elas cheguem a Santa Catarina. Preparamos toda a logística com planejamento e bastante antecedência para que neste momento tão importante no combate à pandemia, os catarinenses, em todas as regiões, tenham acesso à vacina”, afirma Moisés.
Durante a reunião, o ministro Eduardo Pazuello também garantiu que todos os leitos de UTI habilitados para o tratamento da Covid-19 serão devidamente pagos. A informação foi comemorada pela deputada federal, Carmen Zanotto (Cidadania), que destacou a importância da manutenção dos leitos. “O Ministério da Saúde precisa, por parte do Ministério da Economia, receber aporte de recursos iniciais de no mínimo R$ 5,2 bilhões”, disse a deputada que é relatora da Comissão Externa de Enfrentamento ao Coronavírus.
Novos leitos para Chapecó
Após o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) e o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, terem anunciado a abertura de novos leitos de UTI, o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), esteve reunido com a direção do Hospital Regional do Oeste, para tratar do início do atendimento. “A partir de sexta-feira o Hospital Regional do Oeste começa a implantar os 22 novos leitos de UTI. Também acertamos que serão abertos 50 novos leitos de enfermaria, a partir da semana que vem. Com isso, esperamos não precisar mais transferir pacientes para outras regiões e diminuir o sofrimento dos que buscam o hospital público em Chapecó”, disse Rodrigues.
Recém-nascidos
A situação de Chapecó é tão caótica, que três bebês que tem entre 28 e 30 dias de nascido, estão internados na UTI neonatal com Coronavírus. Também há pessoas entubadas fora da UTI que devem ser transferidas.
Leitos para Florianópolis
O Governo do Estado está atuando junto às unidades hospitalares da Grande Florianópolis, para reativar 21 leitos de UTI que foram desativadas na região no ano passado. A medida ocorre por causa do aumento do número de internações hospitalares de pacientes com Coronavírus na Grande Florianópolis nos últimos dias. O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, retornou do Oeste e imediatamente convocou reunião interna da pasta para definir novas estratégias.
Comper com Eron
Hoje o deputado estadual Jerry Comper (MDB) se reúne logo cedo com o chefe da Casa Civil, Eron Giordani. Conforme informei em primeira mão, Comper foi convidado a assumir a chefia da Defesa Civil. É possível que hoje tenha um avanço na conversa, porém, a resposta final deve ser dada após a reunião da bancada emedebista na Assembleia Legislativa, agendada para a próxima terça-feira.
Bolsonaristas
Uma fonte relatou que a decisão de pelo menos três bolsonaristas que estão de saída do PSL, sobre em qual partido se filiarão, depende de alguns fatores. Ana Caroline Campagnolo e Sargento Lima foram convidados para o Partido Liberal do senador Jorginho Mello. Já Jessé Lopes não foi convidado, mas também pensa no futuro. De acordo com a fonte, fatores como o futuro partido do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), o planejamento do PL e principalmente, quem ficará com o comando do Patriotas em Santa Catarina serão decisivos para a escolha. “Se o controle do Patriotas ficar na mão do grupo do Armando (deputado Coronel Armando), os deputados vão para o PL, caso contrário, irão para o Patriotas”, afirmou.
Demora no Ipreville
O município de Joinville está impedido de receber repasses de recursos do Estado e do Governo Federal, por causa da não adequação do sistema previdenciário dos servidores municipais, à reforma da Previdência aprovada pelo Congresso Nacional. Mesmo assim, o processo está sendo a passos lentos, pois, há pouco que foram aprovadas as adequações pelo conselho do Ipreville e o projeto ainda nem chegou à Câmara de Vereadores. Ontem questionei o presidente do legislativo joinvillense, Maurício Peixer (PL), sobre o período de tramitação da matéria. Ele se mostrou preocupado com o tempo, tanto, que pedirá às comissões de Legislação, Finanças e de Saúde e Previdência, que realizem os trabalhos e audiências em conjunto, para reduzir o prazo de tramitação.
Udo com Coronavírus
O ex-prefeito de Joinville Udo Döhler (MDB) está se tratando após ter testado positivo para o Coronavírus. Ontem ele foi visto em um hospital. Informações desencontradas sobre o estado de saúde do ex-prefeito circularam, sendo que uma é de que ele está internado, enquanto a versão de uma pessoa próxima é de que ele fez alguns exames e que está em casa.