Secretário de Saúde de SC acompanha ato de entrega das vacinas em SP

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, acompanha nesta segunda-feira (18) o “Ato Simbólico de Recebimento das Vacinas – Brasil Imunizado”, em São Paulo, com a entrega das doses contra a Covid-19. A cerimônia, realizada pelo Ministério da Saúde, terá participação de outros estados e está marcada para às 7h em Guarulhos.

Neste domingo, os cinco diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovaram por unanimidade o uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford contra a Covid-19.

“Toda a nossa rede de saúde e logística já está mobilizada para dar início à imunização em Santa Catarina. A autorização da Anvisa para uso emergencial das vacinas é uma conquista muito importante. Mas esse é apenas o passo inicial de um processo que ainda vai requerer que tenhamos muita responsabilidade até chegar ao estágio em que estaremos todos imunizados. Precisamos seguir nos cuidando”, ressaltou o governador Carlos Moisés.

O Ministério da Saúde afirmou que após a aprovação da Anvisa, o início da vacinação pode ocorrer em até cinco dias. A previsão é de que o processo possa começar no dia 20 ou 21 de janeiro. “Nós já estamos preparados na questão logística e realizamos distribuição de insumos nos últimos dias. Há quantidade suficiente de materiais para atender as primeiras fases da campanha de vacinação”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

Na sexta-feira (15) o governador explicou que, a partir do momento da chegada das vacinas, elas serão enviadas aos municípios catarinenses em até 24 horas. Carlos Moisés lembrou ainda que Santa Catarina já lançou o Plano Estadual de Vacinação, alinhado ao Governo Federal. Em relação aos insumos, mais de 5,3 milhões de unidades, entre seringas e agulhas, já foram encaminhadas aos municípios. Além disso, no estoque geral da Secretaria de Estado da Saúde, há mais de 7 milhões de itens.

 

Sem relaxar

“Esse é apenas o passo inicial de um processo que ainda vai requerer que tenhamos muita responsabilidade até chegar ao estágio em que estaremos todos imunizados. Precisamos seguir nos cuidando”, alertou o governador Carlos Moisés.

 

Dia de comemoração

Várias lideranças catarinenses se manifestaram neste domingo (17) em comemoração à liberação da vacina.

O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) se disse tão eufórico quanto a primeira brasileira vacinada, Mônica Calazans. “Viva a ciência! Um dia histórico para nosso país. Parabéns a todos os profissionais do instituto Butantan e demais lideranças que tiveram como foco salvar vidas! Não titubeie, quando chegar a sua vez, vacine-se!”, orientou o deputado, que também é médico.

“Um dia importante para nosso país. A Anvisa cumpriu seu papel, a Coronavac foi aprovada e a primeira cidadã já foi vacinada. Parabéns Instituto Butantan, parabéns Governo do Estado de São Paulo. Vitória da saúde brasileira. A vida em primeiro lugar sempre. A vacina de Oxford também foi aprovada pela Anvisa. Grande dia para o Brasil. Viva a ciência e viva a Vacina”, declarou a deputada federal Geovania de Sá (PSDB).

“Hoje é dia de comemorar o início da vacinação contra a Covid-19! As imagens dos primeiros vacinados são de emocionar e de trazer esperança por dias melhores. Irei fazer o meu melhor para que logo nosso Estado também receba doses da vacina”, disse o deputado estadual Marcius Machado (PL).

“Vale destacar, também, os votos eminentemente técnicos, desprovidos das paixões ideológicas que tomaram conta do debate. São votos que certamente contribuirão para diminuir a tensão social que temos vivido nos últimos meses. Como alguém que passou pelo suplício da Covid-19, sei o quanto isso é importante. De minha parte, quero apenas parabenizar os profissionais da saúde, cientistas e voluntários que contribuíram para que chegássemos até aqui”, declarou o deputado estadual Valdir Cobalchini (MDB).

 

Críticas

A deputada estadual Luciane Carminatti (PT) também se manifestou neste domingo. “Está na hora de compreendermos que defender o SUS, as instituições públicas como Fiocruz e Butantan e defender a ciência como parâmetro é o que salva vidas. O resto é estigmatização e uma questão de saúde mental! Os negacionistas precisam de tratamento. E o melhor: será na urna!”, disparou a petista.

 

Escritório de Projetos

Na semana passada, a deputada estadual Paulinha (PDT) reuniu-se com a primeira dama, Késia Marins da Silva, o governador Carlos Moisés, a economista Pilar Sabino e a equipe da Casa Civil, para tratar do trabalho desenvolvido pelo seu Escritório de Projetos.

O programa fará uma seleção das entidades sem fins lucrativos que receberão assistência na elaboração e submissão de projetos para buscar recursos públicos a fundo perdido e de cooperação técnica com bancos internacionais, agências de fomento, fundos soberanos, editais do terceiro setor e leis de incentivo fiscal.