Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.

 

FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ASSINE O SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!

O prefeito de Florianópolis Gean Loureiro (DEM) recebeu na manhã de hoje a visita do prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, que foi acompanhado de sua esposa, Sueli, e do presidente de honra do Podemos, Paulinho Bornhausen.

Falaram a respeito das eleições municipais onde cada um relatou a sua experiência, além do cenário que a partir dos resultados se desenha para 2022. Como prefeitos reeleitos de grandes cidades, tanto Loureiro quanto Hildebrandt aparecem como cotados a disputar a Casa D’Agronômica.

A diferença é que Hildebrandt afirma categoricamente a pessoas próximas, que de forma alguma renunciará a Prefeitura de Blumenau, enquanto Loureiro mesmo não confirmando uma candidatura de forma aberta, iniciará alguns movimentos que o levam para esse caminho, inclusive de fortalecimento do Democratas. Ele inclusive, já teria convidado um deputado estadual para se filiar ao partido.

O fato é que o movimento é intrigante. Com Mário Hildebrandt afirmando que não será candidato e, com Paulinho Bornhausen há anos voltado ao setor privado e somente atuando nos bastidores, não é absurdo algum imaginar um convite para que Gean se filie ao Podemos para ser o nome à majoritária. Quem sabe, também pode ter sido o início de uma conversa para que Hildebrandt possa vir a ser o vice na chapa, muito embora, será um trabalho árduo convencê-lo a mudar de opinião. O fato é que por hora, nem Loureiro e nem Hildebrandt falaram sobre o assunto.

O único que consegui falar e rapidamente, foi com Bornhausen que confirmou que estava junto na visita a qual considerou como de cortesia. Ao ser questionado sobre o projeto estadual respondeu: “Fomos aliados em 2020 com excelentes resultados. Natural buscarmos alinhamento para 2022”, disse.

 

A noiva da vez

O fato é que mais gente quer o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM). Lideranças do MDB chegaram a comentar que gostariam de ter a volta do prefeito ao partido. Se já houve alguma tentativa de reaproximação, ainda não se sabe, mas o fato é que haverá uma grande resistência do senador Dário Berger se esse movimento realmente acontecer.

 

Coronavac

Ao assinar o protocolo de intenções para levar a vacina Coronavac, do Instituto Butantan de São Paulo, para as cidades de Santa Catarina, o presidente da Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e prefeito de Rodeio, Paulo Roberto Weiss (PT), anunciou que vai agendar uma reunião com o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) nos próximos dias, para que haja um posicionamento formal sobre esse protocolo. O interesse do municipalismo é incluir a Coronavac no plano estadual de vacinação. Uma comitiva de prefeitos, prefeitas e técnicos da FECAM acompanhou o ato que formalizou o protocolo de intenção para o acesso à vacina, assinado também pelo diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.

 

Oportunidade

O governador Carlos Moisés da Silva precisa aproveitar essa oportunidade para assumir o protagonismo sobre a questão da vacinação dos catarinenses. A população precisa se sentir segura, vendo o governador tomando a frente das discussões sobre o acesso a vacina. Esperar uma ação do Governo Federal poderá retardar o nosso acesso, enquanto outros Estados já se movimentam. Além da Coronavac, Moisés também poderia entrar em contato com o Instituto Gamaleya que é o desenvolvedor da Sputnik V. Também tem a vacina da Pfizer, além do laboratório para a vacina italiana já apresentada na Alesc, ou seja, opções não faltam, o que falta é uma ação mais efetiva.

 

Bombeiros fiscalizando

A mando do secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, uma visita técnica para verificar a estrutura de leitos de UTI para a Covid em hospitais particulares da Grande Florianópolis, foi realizada pelo Corpo de Bombeiros. Ribeiro chega a destacar que a finalidade foi a de verificar a estrutura posta e convalidar informações acerca dos leitos de Terapia Intensiva instalados, com o objetivo de subsidiar o Estado nas tomadas de decisões pertinentes ao enfrentamento da pandemia. O que chamou a atenção do setor, é que a visita teria que ter sido feita pelo próprio secretário, ou por integrantes da equipe da Secretaria de Estado da Saúde, mas foi realizada pelos Bombeiros. É dessa forma que se faz a gestão da Saúde dos catarinenses.

 

Progressistas no governo

As lideranças estaduais do Progressistas já definiram que o partido deseja participar de um governo de coalização em apoio ao governador Carlos Moisés da Silva (PSL). Ainda não houve uma reunião oficial, mas em conversas informais o partido deu o seu recado. Zé Milton Scheffer é o provável líder do governo, mas, também há o desejo pela Secretaria de Estado de Agricultura, neste caso, o cargo ficaria com Zé Milton e a liderança com Altair Silva. As conversas devem acontecer na próxima semana.

 

Apoio a Adriano

Os emedebistas de Joinville se reúnem hoje para bater o martelo em relação ao apoio para o prefeito eleito Adriano Silva (Novo). Os três vereadores eleitos pelo partido são favoráveis a fazer parte da base de apoio na Câmara. Além de reeleger Cláudio Aragão, o partido também elegeu Adilson Girardi que foi o quarto mais votado e Henrique Deckmann.

 

Prescrição

O ministro do Superior Tribunal de Justiça, Rogério Schietti, colocou na pauta do próximo dia 15 o julgamento da prescrição da condenação dada ao prefeito eleito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), no caso da retroescavadeira de Pinhalzinho. O ministro atende a um pedido do conceituado advogado, Marlon Bertol. Após a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, a prescrição se tornou uma questão de tempo, ou pelas mãos de Schietti, ou através do ministro do STF, Gilmar Mendes. Anteriormente, ambos reconheceram a prescrição.

 

Briga da TPA

Diante do parecer da 2ª Promotoria de Justiça de Porto Belo que  arquivou uma notícia de fato sobre a continuidade da cobrança da Taxa de Preservação Ambiental (TPA) em Bombinhas, permitindo a cobrança, mesmo após a aprovação e promulgação de Projeto de Emenda Constitucional que proíbe pedágios urbanos, o deputado Ivan Naatz (PL), autor da PEC, anunciou que encaminhará recurso ao Conselho Superior do Ministério Público de Santa Catarina. Também ingressará com ação judicial, segundo ele, como cidadão e parlamentar, defendendo o cumprimento da emenda constitucional.

 

Naatz espera reavaliação

O deputado estadual, Ivan Naatz (PL), disse que respeita o parecer do Ministério Público da Comarca de Porto Belo e Bombinhas, mas que diante desta nova figura jurídica que é a emenda constitucional estadual, espera que o caso seja analisado e reavaliado de forma mais ampla por um colegiado de promotores. O parlamentar já havia questionado o procurador geral de Justiça do Estado, Fernando Comin, que é o chefe do MP catarinense para a necessidade de fiscalização diante da retomada da cobrança da TPA em Bombinhas.

 

Aeroporto

Aconteceu na manhã de hoje a assinatura da concessão do aeroporto de Chapecó. A administração será feita pela Concessionária Voe Xap, que pertence a Socicam. O contrato de concessão tem duração de 30 anos e prevê uma série de investimentos, como duplicação do tamanho do terminal, que passará a ter uma área construída de 2.400 metros quadrados, a expansão da área comercial, além da instalação de um moderno sistema de internet sem fio, o Wi-Fi 6. As salas de embarque e desembarque também serão ampliadas, além da duplicação do número de sanitários públicos, modernização dos equipamentos de auxílio a pousos e decolagens e implantação de um moderno terminal de cargas. O diretor da Divisão de Aeroportos da Socicam e presidente do Voe Xap, Marcelo Bisordi, informou que a partir de janeiro iniciam as obras em todo terminal, incluindo operação com equipamentos que trarão a segurança necessária para os voos.

 

Saneamento

Ainda é tímida a ação do Governo do Estado em relação ao saneamento básico, mas é preciso reconhecer a importante movimentação do governo de Carlos Moisés da Silva (PSL) em prol da recuperação de um serviço essencial para a população. O problema não vem de hoje, pois há décadas Santa Catarina apresenta índices africanos de saneamento. Hoje Chapecó recebeu mais uma etapa da ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário do município, que vai atender os moradores do bairro Efapi, uma das regiões de maior crescimento na cidade. O investimento foi de R$ 19,1 milhões por meio da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e, dará ao município 50% de cobertura de coleta e tratamento de esgoto com a ampliação. Que esses investimentos também sejam feitos nas demais regiões.

 

Crítica a Udo

A Frente de Ação pelos Direitos Animais criticou através de nota o prefeito de Joinville, Udo Döhler (MDB), pela exoneração do veterinário, Alceu Júnior, que seria o responsável pelo atendimento em regime de plantão no Centro de Bem-Estar Animal de Joinville (CBEA) durante o final deste ano. De acordo com a presidente da FRADA, Liliane Lovato, a exoneração ocorreu por questões políticas. “Bem no pior período para a causa animal, que é o final de ano, justamente o veterinário que atende aos piores casos, como animais agressivos e de porte grande, foi exonerado “por questões políticas”, para que uma pessoa que nada tem a ver com a causa animal possa ganhar o salário do mês de dezembro”, criticou, afirmando que no lugar de Alceu, a partir de hoje assume uma ex-secretária do prefeito. Com a palavra a Prefeitura.

 

Procon multa a Celesc

Em ação realizada na tarde de ontem o Procon da Prefeitura de Florianópolis multou a Celesc em R$ 40 mil, por conta da mudança de endereço da sede, que ficava no centro da Capital, para o bairro Itacorubi. A decisão se deu porque a empresa não possui alvará de funcionamento no atual local onde está localizada e, por não ter mantido um ponto de atendimento presencial na região central, que possui um melhor acesso para os moradores da cidade de uma maneira geral. Outro ponto que embasou a decisão do diretor do Procon municipal, Fernando Fernandes, é que a nova sede fica instalada em um caminho de rota turística da cidade, como a Lagoa da Conceição, e praias do Leste da Ilha, como Barra da Lagoa e Joaquina, o que será fator importante de engarrafamento em épocas que a cidade tem mais movimento para estes locais. “Os moradores do Norte e Sul da Ilha e do Continente também tiveram o acesso dificultado, precisando por vezes pegar três ônibus para chegar até a CELESC e conseguir atendimento presencial”, afirmou.

 

Falecimento

Uma das principais proprietárias do Costão do Santinho, Iolanda Abraham Marcondes, faleceu na noite de ontem aos 77 anos. Ela será cremada no Cemitério Jardim da Paz em Florianópolis. Santa Catarina perde a matriarca de uma família empreendedora.

Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.

 

FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ASSINE O SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!