Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.
FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ASSINE O SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO! |
Ocorre às 15h de hoje em São Paulo a assinatura de um protocolo de intenções entre a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e o Instituto Butantan. A medida, contrária a inércia da Secretaria de Estado da Saúde, visa garantir aos municípios catarinenses acesso às doses da Coronavac, produzida pelo laboratório Sinovac, assim que esteja disponível e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O histórico documento será assinado pelo presidente da Fecam, o prefeito de Rodeio, Paulo Roberto Weiss (PT), e pelo diretor do Butantan, Dimas Covas. Após a cerimônia a comitiva irá conhecer o complexo de laboratórios do Instituto e, em seguida, visitará no Palácio dos Bandeirantes à sala de ação e enfrentamento à Covid-19. As negociações para a construção do protocolo foram intermediadas pelo secretário de Turismo do Estado de São Paulo, o catarinense Vinicius Lummertz.
Além disso, o Fórum Nacional de Governadores vai protocolar ainda hoje, um pedido para que a Anvisa autorize o uso emergencial da vacina da Pfizer no Brasil. Será usado como argumento a lei sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), em maio passado, que libera o uso de medicamentos contra o Coronavírus aprovados por agências reguladoras estrangeiras. Na oportunidade será apresentado um relatório da Food and Drug Administration (FDA), órgão americano que equivale a Anvisa, que atestou a eficácia da vacina.
Vale destacar que a liberação à Pfizer, representa uma abertura de porta para as demais vacinas, inclusive à Coronavac, agilizando o acesso ao imunizante à população brasileira. Países do Reino Unido, além da Arábia Saudita e Canadá já estão vacinando. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil firmou um pré-acordo para a compra de 70 milhões de doses. Um pouco antes de concluir a coluna, recebi a informação de que a diretoria da Anvisa aprovou, por unanimidade, uma resolução com regras para o pedido e a aprovação de uso emergencial de vacina contra Covid-19.
Homenageado
Em falar no secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, ele foi homenageado ontem durante o lançamento dos programas turísticos “Rotas Cênicas” e “Rotas Gastronômicas” do Vale do Ribeira. O governador João Dória (PSDB) mais uma vez exaltou o trabalho de Lummertz e lembrou do falecido senador, Luiz Henrique da Silva (MDB), a quem chamou de grande amigo. O catarinense é um dos nomes no governo paulista mais próximo de Dória.
Insisto
O Governo do Estado precisa mudar a sua postura em relação a questão da vacina, urgentemente. Se quer um realinhamento com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), que o faça de outra forma, não usando a vacinação como pretexto prejudicando os catarinenses que precisam ter um acesso rápido a vacina. Enquanto os demais Estados se movimentam, Carlos Moisés da Silva (PSL) fala pouco sobre a questão, além de manter André Motta, um secretário sem a competência para fazer a gestão da Saúde dos catarinenses. Moisés, acorda antes que você pague pelos erros de seu secretário, aquele mesmo que espera que o assunto dos respiradores fantasmas seja enterrado. André Motta é um perigo para a Saúde dos catarinenses, é um desrespeito mantê-lo no cargo.
Impostos das armas
Depois que o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), anunciou a redução de impostos para a importação de armas, foi a vez do deputado estadual, coronel Onir Mocellin (PSL), apresentar pleito na mesma direção em Santa Catarina. Ele está solicitando ao Governo do Estado a isenção do ICMS na compra de armas de fogo e munição por profissionais da segurança pública federal, estadual e municipal, ativos ou inativos.
Aeroporto
O senador Esperidião Amin (Progressistas) participou da reunião remota do Fórum Parlamentar Catarinense, que recebeu o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. O encontro teve o objetivo de pedir o ajuste no edital de leilão do Aeroporto de Navegantes, e incluir a obrigação de mais investimentos por parte da concessionária que assumirá o terminal por um período de 30 anos. A audiência contou com a presença de Deputados, Senadores, Tribunal de Contas da União (TCU), Governo do Estado e Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). Amin lembrou que na semana passada, o Senado aprovou o substitutivo ao Projeto de Lei que autoriza a aplicação dos recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), para desapropriações de áreas destinadas a ampliações da infraestrutura aeroportuária e aeronáutica civil. O projeto de relatoria de Amin e autoria do ex-senador catarinense Dalírio Beber (PSDB), está na Câmara dos Deputados.
Amigo dos animais
O deputado estadual Kennedy Nunes (PSD) é amigo dos animais. É dele a lei aprovada nesta semana que autoriza o transporte de animais domésticos de pequeno e médio porte, acompanhado de tutores, no transporte público. Parece que a filhote, que a princípio é um cão abandonado, de rua, entrou no prédio da Assembleia Legislativa para agradecer ao autor do projeto, pois foi na direção de Nunes assim que ele saiu do plenário. Tomara que alguém tenha se sensibilizado e adotado a cadelinha.