Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.

 

FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ASSINE O SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!

Seria no mínimo incoerente de minha parte não concordar com o ato da governadora interina, Daniela Reinehr (sem partido), que decidiu anular o aumento concedido aos procuradores do Estado, a chamada verba de equivalência. A questão é o momento e a verdadeira motivação que só demonstra que para ela, vale tudo pelo poder, mesmo que não saiba o que fazer quando o tem em mãos.

Além de ter sido uma decisão inócua tendo em vista a decisão liminar do Tribunal de Contas do Estado que já suspendeu o pagamento, Daniela no afã de se manter a frente do governo pode ter que enfrentar as consequências de um ato, o qual ela deveria ter feito quando assumiu a cadeira de governadora em janeiro. Primeiro que em sua decisão ela teria se utilizado de uma peça escrita por um advogado sem ligação com o Governo do Estado, situação que poderá acarretar um processo de improbidade administrativa contra ela, além do fato de ter gerado um grande mal-estar junto ao Tribunal de Justiça, sobretudo no desembargador Pedro Manoel Abreu que é o relator do processo que será julgado hoje, o que pode, segundo especialistas, render até mesmo uma acusação de tentativa de obstrução de justiça.

Daniela teve um tempo, mesmo que curto, para mostrar que era competente para fazer a gestão do Estado. Não articulou, se limitou a ir a Brasília para tirar foto ao lado do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) que, acabou a ignorando em seu discurso na visita que fez a Florianópolis, não conseguiu se aproximar da Alesc e muito menos construir uma liderança. Além disso, não teve a coragem que diz ter, para dar uma segurança à população na questão do Coronavírus se deixando levar por questões meramente ideológicas e nada técnica, a exemplo do que escrevi ontem a respeito de sua inércia em relação a vacina.

O fato é que na sexta-feira (27) à tarde Daniela já terá retornado ao cargo de vice-governadora e sem deixar saudade. Somente na ilusão criada pelo seu apego ao poder, os desembargadores mudariam os seus votos a favor de Carlos Moisés da Silva (PSL), já anunciados no primeiro julgamento com uma convicção que não deixa dúvida, sobre os seus posicionamentos a respeito do processo.

 

Presidente do NOVO em Joinville

O Presidente Nacional do Partido Novo, Eduardo Ribeiro, está em Joinville desde terça-feira e ficará até domingo para acompanhar a apuração. Ribeiro, que é catarinense, foi presidente estadual do partido em Santa Catarina e assumiu o Diretório Nacional em março deste ano. Ele estará ao lado do candidato do partido, Adriano Silva, que entrou no segundo turno como favorito para vencer a eleição.

 

Zema é questionado

No final de semana passado o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), esteve em Joinville para dar o seu apoio ao candidato a prefeito, Adriano Silva (Novo). Acontece que Zema viajou em voo comercial, porém, a sua equipe de segurança voou de Belo Horizonte até Joinville em um avião do Governo Mineiro. Isso fez com que o deputado estadual de MG, Cristiano Silveira (PT), pedisse informações sobre o custo gerado pela viagem dos servidores aos cofres públicos. Zema informou que a sua passagem foi custeada pelo Novo, enquanto o gabinete militar explicou que a lei determina que seja feita a segurança do governador em qualquer ocasião.

 

Darci acredita

Mesmo com o favoritismo de Adriano da Silva (NOVO) o deputado Darci de Matos (PSD) ainda trabalha para tentar reverter a vantagem de seu adversário na corrida à Prefeitura de Joinville. Ontem, lideranças pessedistas foram à cidade para discutir as estratégias de campanha até domingo.

 

Rossi elogia Maldaner

De presidente para presidente: o comandante nacional do MDB, Baleia Rossi, parabenizou o líder estadual do partido, o deputado Celso Maldaner, pelos resultados das eleições em Santa Catarina. Os dois, que também são colegas na Câmara dos deputados, tiveram muito o que comemorar no rápido encontro ocorrido ontem em Brasília. Os números confirmam a liderança emedebista no cenário catarinense, com 96 prefeitos e 822 vereadores eleitos. Baleia disse que esse desempenho contribuiu significativamente para o MDB continuar como o maior partido do Brasil.

 

Mais leitos

Em reunião com o Secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, a deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania) solicitou a abertura de mais leitos de UTI e internamento Covid-19 no Hospital Tereza Ramos e em outros hospitais de Santa Catarina. Carmen também solicitou a liberação, por parte da secretaria, dos R$ 7 milhões em emenda de sua autoria, já disponíveis na conta do Estado, destinados para a construção da UTI do hospital Nossa Senhora dos Prazeres. Além dos recursos de emendas para os hospitais da região serrana e das cidades catarinenses, que devem ser disponibilizadas ainda este ano. A parlamentar ainda tratou sobre as habilitações dos serviços de radioterapia em Blumenau e Itajaí.

 

O nome certo

Em sua volta ao comando do Governo do Estado, Carlos Moisés da Silva (PSL) poderia dar uma insistida em ter a deputada federal, Carmen Zanotto (Cidadania), como secretária de Estado da Saúde. Hoje seria o nome mais preparado para ocupar o espaço. Moisés precisa ter um governo de notáveis se quiser fazer uma gestão verdadeiramente boa, não apenas de retórica como foi antes de seu afastamento. André Ribeiro já demonstrou não estar a altura do cargo.

 

Ação inédita

Amanhã e sexta-feira (27) o Procon da Prefeitura de Florianópolis irá de forma inédita montar uma tenda na Rua Felipe Schmidt, no Centro da Capital, para orientar consumidores com dúvidas em relação às ofertas da Black Friday. Além disso, uma equipe de fiscalização ficará de prontidão para fiscalizações emergenciais, em caso de desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor por parte de algum estabelecimento. Segundo o diretor do Procon municipal, Fernando Fernandes, a ação vai permitir que os cidadãos façam compras de forma segura, pois poderão recorrer ao órgão em caso de dúvidas ou suspeita de fraude. Essa não é a primeira ação inédita do Procon de Florianópolis, durante a pandemia o órgão implementou atendimento on-line e audiências de conciliação virtuais, dando mais celeridade processual e comodidade ao cidadão.

 

Aeroporto

O prefeito eleito de Chapecó João Rodrigues (PSD) promete rever e até mesmo, tentar cancelar o contrato com a empresa Socicam, que ganhou o processo licitatório para administrar o aeroporto Serafin Enoss Bertaso. Rodrigues me disse que cabe a ele como prefeito eleito dar prosseguimento ao contrato e, criticou a atitude de Buligon o qual, segundo ele, teria corrido para fazer a assinatura. “Sem explicação essa pressa. Eu sou o prefeito que estará a frente no início da gestão da empresa no aeroporto. Poderia ter esperado para que eu assinasse”, disse Rodrigues.

 

Mourão não vem

A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e o Gabinete da Vice-Presidência da República decidiram pelo adiamento do evento que ocorreria hoje com a palestra do vice-presidente da República, general Antônio Hamilton Mourão (PRTB). Mesmo cumprindo todas as exigências sanitárias estabelecidas, a medida de cautela decorre do grande aumento no número de casos de Covid-19 na cidade. “A Acic reforça a sua preocupação com a saúde e a segurança de toda a comunidade e continuará com as ações de conscientização sobre a importância de todos seguirem as recomendações das autoridades de saúde”, diz a nota.

Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.

 

FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ASSINE O SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!