Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.

FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ASSINE O SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO! 

Moisés busca se aproximar da Alesc

Conversando com deputados soube que a Assembleia Legislativa deseja o quanto antes, que terminem os processos de impeachment em tramitação no parlamento. O assunto parece ter esgotado e a maioria quer a retomada da normalidade. A palavra de ordem que está sendo construída é a busca por uma agenda de Estado e pela retomada do rumo do crescimento. “Teremos grandes pautas para realmente fazer a diferença”, me disse um dos parlamentares que conversei durante o dia de ontem.

O entendimento é de que o Estado precisa de um governador, ou governadora em definitivo, pois, enquanto a situação seguir indefinida, mais tempo deve durar para iniciarem as atividades de governo. “Num primeiro momento teve aquela reação ao Lima (Sargento), depois as coisas se acomodaram. O problema é que a Daniela (Reinehr) está no governo há 10 dias, mas parece que não tem governo”, afirmou.

A expectativa a partir de ontem quando o presidente do Tribunal de Justiça, Ricardo Roesler, que comanda o Tribunal Misto do Impeachment, anunciou a sua decisão sobre alguns pleitos da acusação, é de que o julgamento do primeiro processo aconteça no máximo até o final deste mês. O processo deve ser acelerado, já que o desembargador indeferiu a indicação de testemunhas feita pelo defensor público, Ralf Zimmer Júnior.

Outro membro da Alesc me disse ontem a noite que a chance do governador afastado, Carlos Moisés da Silva (PSL), voltar ao comando do Estado e de forma rápida, é de 99%. Quanto a relação que ele terá com o parlamento, me foi dito que a visita feita por Moisés nesta semana surpreendeu pela postura adotada. “Parece ser uma outra pessoa. Fez um gesto, abriu canais de diálogo, agora resta saber se manterá essa postura, ou se tensionará a relação com o decorrer do tempo”, me disse a fonte. Na visita que fez ao presidente da Alesc, Júlio Garcia (PSD), Moisés entregou uma carta endereçada aos 40 parlamentares falando de reaproximação. Ele também teria sinalizado que pretende montar um governo plural. “Olhando pra frente”, destacou uma liderança.

Já quanto a Daniela, a impressão deixada pelas conversas é de que ela fracassou na sua tentativa de aproximação com a Alesc. Definitivamente, boa parte dos deputados não acreditam que ela tenha condições de fazer uma boa gestão, inclusive, o que se comenta é que dificilmente ela conseguirá alguém que assuma o papel de líder de um governo, que não sabe quanto tempo existirá, devido a provável volta de Moisés, além do que alguns definiram como incapacidade de articulação.

Vale lembrar que a governadora interina chegou a abrir à possibilidade de nomear deputados em secretarias, porém, além da falta de confiança dentro do parlamento, ela tem na incerteza da sequência de seu mandato um de seus principais inimigos. Ouvi de uma fonte que tanto na Alesc, quanto fora, ela terá dificuldade de encontrar nomes que aceitem trabalhar em um governo que pode durar apenas algumas semanas. Para ter uma ideia, informação de uma fonte dá conta de que André Motta, o contestado secretário de Estado da Saúde, permanecerá no cargo.

Pelo visto o caminho está aberto para Carlos Moisés retomar o comando do Estado. Sem a capacidade suficiente para fazer uma gestão eficiente pelas suas próprias pernas, caberá a ele escolher se fará realmente um governo de coalização, o que lhe abrirá um caminho sem dificuldades para fazer um bom governo, ou se, como me disse um dos deputados, tensionará a relação retomando um caminho turbulento em que nada contribuirá para o desenvolvimento de Santa Catarina.

 

Kennedy reclamou

O deputado estadual Kennedy Nunes (PSD), que integra o Tribunal Misto do Impeachment do caso dos procuradores, reclamou ontem da decisão do presidente do Tribunal Especial, o desembargador Ricardo Roesler. Além de indeferir as testemunhas arroladas pelos autores do processo de impedimento, o magistrado rejeitou as provas requeridas por Ralf Zimmer Júnior que terá cinco dias para se manifestar. Kennedy criticou a decisão se dizendo prejudicado pelo fato de não poder realizar diligências e, nem mesmo ouvir testemunhas. A situação põe mais lenha na fogueira na relação que se tornou conturbada entre o Tribunal de Justiça e parte do parlamento, sobretudo com Nunes.

 

Visita de Bolsonaro

O presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) tem chegada prevista para às 08h50 no aeroporto de Florianópolis. Ele participará às 10h de uma solenidade de formatura de policiais rodoviários federais. Logo após, Bolsonaro embarca em direção a Renascença no Paraná em viagem que terá escala em Chapecó. Na agenda oficial do presidente, nada consta de encontros, porém, nos bastidores as informações é de que ele deve ter uma rápida conversa com o prefeito Luciano Buligon (PSL), que deve levar a tiracolo o candidato a prefeito, Leonardo Granzotto (Patriota), que não está bem nas pesquisas, figurando entre quarto e quinto lugar. A ideia é tentar associar a imagem do neófito a de Bolsonaro que já anunciou que não se envolverá na eleição, com raríssimas exceções, como no caso de Criciúma em que se manifestou favorável a Júlia Zanatta (PL). O candidato a prefeito e ex-deputado, João Rodrigues (PSD), também está entre os convidados.

 

Sem efeito

Equipe do Governo está desde o início da semana em Chapecó.

A possível escala de Jair Bolsonaro em Chapecó gerou um alvoroço entre algumas lideranças. O fato é o seguinte: será uma grande surpresa se o presidente da República se manifestar sobre a eleição no município. Primeiro que ele não conhece Leonardo Granzotto (Patriota), candidato apoiado por Buligon e que pelos números apresentados até agora, tem uma grande chance de fracasso político tanto para o atual prefeito, quanto para a deputada federal, Caroline de Toni (PSL), que mesmo com potencial de crescimento no cenário político, apostou muito alto ao apoiar um nome desconhecido e que ainda não se mostrou preparado para administrar uma cidade do porte de Chapecó. João Rodrigues (PSD) também estará lá. Foi colega de Bolsonaro na Câmara e chegou a levá-lo ao município para fazer uma palestra, mesmo assim, também não terá o anúncio de apoio. Vale lembrar que foto ao lado de Bolsonaro não é sinal de apoio para ninguém. A chegada está prevista para às 13h15.

 

EXCLUSIVO: Entrevista com Bolsonaro

Amanhã a partir das 17h aqui no SCemPauta, você terá a entrevista exclusiva com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Gravei na quarta-feira em Brasília quando fui recebido pelo presidente no Palácio do Planalto. São 30 minutos de conversa sobre vários temas, incluindo a relação política com Santa Catarina. Não perca! Se torne um assinante do SCemPauta e assista a entrevista que será exclusiva neste sábado para os assinantes. Assista a chamada da entrevista:

Comitiva

Pelo menos dois catarinenses estão na comitiva do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). O senador Jorginho Mello (PL) que é o vice-líder do governo no Congresso Nacional, e o deputado federal, Daniel Freitas (PSL). Outros parlamentares e lideranças não informaram se estariam no voo que neste momento se dirige a Florianópolis.

 

Governadora não

Informações de bastidores é de que a governadora interina Daniela Reinehr (sem partido), não teria sido convidada para a escala do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) em Chapecó. Mas também, mesmo que tivesse sido, não seria moral um passeio até o Oeste. O que tinha que falar já deve ter dito no encontro em Brasília e ela terá a oportunidade de encontrá-lo na capital, fora isso, seria apenas um passeio com gasto público sem a mínima necessidade.

 

Estiagem

A governadora interina Daniela Reinehr (sem partido) encara de frente uma questão de extrema importância. Ela reuniu ontem representantes do setor produtivo do agronegócio e do Governo do Estado, para discutir ações e alternativas para minimizar os efeitos da estiagem que atinge várias regiões de Santa Catarina. Também foi apresentada a avaliação de impactos da seca na produção agropecuária. A situação atinge principalmente produtores e moradores do Oeste, Meio-Oeste, Extremo-Oeste e Planalto Sul. De acordo com o governo, a agenda em Brasília já trouxe resultados positivos. O chefe da Defesa civil, Coronel Aldo Baptista Neto, informou que a Defesa Civil Nacional já se posicionou positivamente para a liberação de recursos para viabilizar o atendimento humanitário e de dessedentação de animais. Daniela solicitou ao setor produtivo um levantamento detalhado das perdas para que possa embasar ainda mais as tratativas na busca dos recursos federais.

 

Centenário

Parabenizo aos nossos imortais da Academia Catarinense de Letras pelos 100 anos de atividade e, pela grande colaboração para com a cultura e a literatura de nosso estado. Nesse período foram 160 acadêmicos, mas apenas 8 mulheres. As três imortais em atividade são a romancista Urda Alice Klueger, a ensaísta e filóloga, Maria Tereza Piacentini e Lélia Pereira Nunes, socióloga da cultura. Parabéns a todos os imortais e que mais mulheres sejam imortalizadas.

 

Deputado com Covid

O deputado estadual e candidato a prefeito de Blumenau, Ivan Naatz (PL), testou positivo para Covid-19. O diagnóstico foi confirmado na tarde de ontem, depois de exame feito no Hospital do Pulmão, em Blumenau, onde o parlamentar procurou atendimento médico depois de sentir fortes dores no corpo e garganta nos últimos dias. O deputado passa bem, não precisou ser internado, vai cumprir o isolamento em casa e garantiu que segue na disputa à prefeitura. Durante o período de isolamento as atividades e agendas externas serão cumpridas pelo candidato a vice, Hermes Soethe. Naatz disse ainda que pretende realizar Lives diárias nas redes sociais.

 

Assine agora o SCemPauta e assista a entrevista com o presidente da República Jair Bolsonaro, com exclusividade neste sábado (07) para os assinantes. Acesse agora e assine por apenas R$ 20,00 mensais: www.scempauta.com.br

 

Disputa na justiça

A coligação São Chico Pode Mais (Podemos, PL, PTB, PSC, PSDB, PSD, DEM) vai apresentar recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de manter as candidaturas de Gabriel Conorath e Clarice Portela a prefeito e vice de São Francisco do Sul pelo Progressistas. O juiz eleitoral Felippi Ambrosio havia cassado o registro da chapa por considerar que houve captação ilícita de votos. No recurso apresentado pelo Progressistas ao TRE, no entanto, a decisão do juiz foi derrubada.

 

Turismo

 Nesta semana dormi por uma noite em São Paulo. Me chamou a atenção um vídeo gravado pelo secretário de Estado do Turismo, Vinicius Lummertz, ex-ministro do setor e que também é colunista do SCemPauta, que é repetida vezes apresentado através de televisões colocadas nas recepções de vários hotéis. Ele fala as medidas casadas entre a sua secretaria e o setor da Saúde para dar segurança às pessoas que visitam São Paulo. A medida mostra a seriedade e o profissionalismo com que é feita a gestão, ao contrário de Santa Catarina, que pouco ou quase nada se houve falar de turismo.

 

Hospital de Campanha

Conforme já anunciado, nos próximos dias trarei com exclusividade novidades no caso da contratação do Hospital de Campanha. Entre os novos personagens, tem um atual secretário de Estado e até mesmo parlamentar.

 

Assine agora o SCemPauta e assista a entrevista com o presidente da República Jair Bolsonaro, com exclusividade neste sábado (07) para os assinantes. Acesse agora e assine: www.scempauta.com.br