A morte do presidente da Coopercentral Aurora, Mário Lanznaster, representa uma perda inestimável para o setor produtivo catarinense. Um dos mais arrojados empresários do agronegócio, ele era reconhecido como uma autoridade no setor, aquele o qual a palavra representava um grande peso na tomada de decisões de toda uma cadeia produtiva. Em 20 de novembro do ano passado, publiquei que a conceituada revista Forbes chegou a declará-lo como uma das lideranças regionais mais influentes do Brasil.

Entre os postos de destaque que ocupou, presidiu a Sociedade Amigos de Chapecó (SACH), e foi vice-presidente para assuntos estratégicos do agronegócio da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). Foram várias as suas atuações em ações de desenvolvimento do Oeste e de Santa Catarina em diversas entidades. Já a frente da Aurora, coube a Lanznaster a tarefa de modernizar a relação com os cooperativados, sempre buscando a excelência na produção de alimentos. Constantemente viajava ao exterior para abrir novos mercados e defender o produto catarinense. De forma direta, me disse por diversas vezes que todos os produtores que se dedicassem, que teriam bons frutos de seus trabalhos. Lanznaster era um apaixonado pelo que fazia.

Também vale um relato. Desde a minha chegada a Santa Catarina via região Oeste, mesmo no começo, estando em emissoras e jornais de pequeno porte, sempre fui muito bem atendido por Lanznaster, que sempre prestava as informações sem discriminar o veículo pela sua abrangência. Era um líder nato, que dialogava com todos. Lembro que o vi já debilitado pelo câncer no fígado que agora ceifa a sua vida. Conversamos por algumas vezes e nunca o vi perder as esperanças e muito menos a segurança que nos inspirava. Chegou a apresentar uma certa recuperação, porém, o grande líder que venceu tantas batalhas para colocar o agronegócio catarinense na posição de destaque que tem, acabou não resistindo a luta mais importante, que foi pela sua vida e faleceu hoje às 04h23, aos 80 anos de idade no Hospital da Unimed.

A importância de Mário Lanznaster era tamanha, que diversas autoridades e entidades pelo Brasil estão se manifestando com pesar pela perda de um líder que deixa a vida para entrar para a história. O vice-presidente Neivor Canton, que agora deve assumir a presidência da Aurora, Marcos Zordan diretor de agropecuária, duas das lideranças mais próximas ao grande líder que agora parte, emocionados preferiram não se manifestar. Já o presidente da Cooper Alfa, Romeo Bet, estava com o telefone desligado.

De acordo com o assessor de imprensa, Marcos Bedin, que há anos assessora a Aurora e sempre esteve próximo a Lanznaster, as honras fúnebres serão prestadas no Ginásio de Esportes da unidade do Frigorífico Aurora Chapecó II (FACH II), na Rua Antônio Morandini, no Bairro SAIC, em Chapecó, a partir das 12h deste domingo.