Em função do rito de tramitação do processo de impeachment do governador Carlos Moisés da Silva (PSL) e da vice-governadora Daniela Reinehr (sem partido), ficou transferida para a próxima terça-feira (22), por meio de acordo entre a mesa diretora e os parlamentares, a votação da Proposta de Emenda à Constituição do Estado que prevê a proibição da cobrança dos chamados pedágios urbanos.

A PEC de autoria do deputado Ivan Naatz  (PL), altera o artigo 128 da Constituição Estadual para deixar claro que fica vedada qualquer tipo de cobrança que limite o tráfego de pessoas, ou de bens por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais, inclusive por meio da cobrança de taxas, a exemplo das Taxas de Preservação Ambiental (TPAs) já praticadas atualmente nos municípios de Bombinhas  e Governador Celso Ramos. Para que a PEC seja aprovada em  plenário serão necessários dois terços dos votos favoráveis, ou seja 27, em dois turnos de votação.

 

Ivandro e Angélica

Angélica Ponciano (DEM) é a candidata a vice do empresário Ivandro de Souza (Podemos), na disputa à Prefeitura de Joinville. Ao anunciar a parceria, Souza disse que ambos assumiram o compromisso de trabalhar 4 anos para todos os Joinvilenses. “Trabalharemos na mesma sala, sem paredes nem portas, com total transparência e com um só propósito, cuidar de Joinville”, afirmou.

 

Direita em Chapecó

Com a bênção do prefeito Luciano Buligon (PSL) e da deputada federal Caroline de Toni (PSL), foram homologados ontem, Leonardo Granzotto (Patriota) como candidato a prefeito de Chapecó, tendo Vanuza Cella (PSL) como vice. Buligon tentou construir uma aproximação com o MDB, porém, a conversa foi vetada por Detoni.

 

Cenário em Criciúma

O prefeito Clésio Salvaro (PSDB) disputará a reeleição repetindo a chapa com o seu vice, Ricardo Fabris (PSD). Nos bastidores é dito que o pessedista poderá assumir em 2022, no caso de vitória da situação, já que Salvaro poderá disputar um cargo estadual. Já o MDB terá como candidato a prefeito de Criciúma, o médico Aníbal Dário, e como vice a também médica, Lisi Tuon (DEM). A aliança teve a bênção do deputado estadual, Luiz Fernando Vampiro (MDB), e do presidente estadual demista, João Paulo Kleinübing. O deputado estadual, Rodrigo Minotto, candidato a prefeito do PDT, terá como vice Wagner Scarsi, o cantor Neguinho, que também é pedetista. Já a jornalista e advogada Júlia Zanatta tumultuou a convenção do PL quando foi homologada como a candidata do partido à Prefeitura. Segundo o colega Adelor Lessa, Júlia queria o próprio marido, Guilherme Colombo, como vice. A situação será resolvida hoje pelo senador, Jorginho Mello. Por sua vez o PT terá como candidato Francisco Balthazar, tendo como vice Júlio Bittencourt.

 

PT de Imbituba

Tânia Ferreira é a candidata do Partido dos Trabalhadores á Prefeitura de Imbituba. Os petistas anunciaram o que chamaram de chapa puro sangue vermelho, já que Guido Martins será o vice. Os candidatos foram anunciados afirmando que levarão ao palanque temas os quais, segundo eles, desagradam a classe dos que chamaram de privilegiados da cidade.

 

Definição em Xanxerê

O empresário Oscar Martarello é o candidato do PSDB a prefeito de Xanxerê. Ex-presidente da Associação Empresarial do município, a Acix, além de presidente da ExpoFemi 2020 que não aconteceu por causa da pandemia, Martarello terá como vice na chapa o ex-secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Adenilso Biasus. PSD, Republicanos e Progressistas estarão na aliança.

 

Novo em Joinville

O empresário do ramo farmacêutico, Adriano Silva, é o candidato do Novo à Prefeitura em Joinville. O partido vai de chapa pura e terá na jornalista, Rejane Gambim, a vice. Ao todo serão 19 candidatos à Câmara de Vereadores. Silva destaca que pretende tirar o peso da burocracia para que empregos sejam criados no município, além de novos empreendimentos. A questão ambiental que também tem travado inúmeros investimentos também será levada ao debate.

 

Caso Veigamed

O vereador de São João do Meriti no estado do Rio de Janeiro, Davi Perini Vermelho (DEM), deve ter contra ele, o andamento de uma das investigações que apura uma suposta associação criminosa com milícias. Além do caso Veigamed, onde teve envolvimento com a venda dos 200 respiradores que não foram entregues ao Estado de Santa Catarina, mesmo com o pagamento adiantado de R$ 33 milhões. Didê há algum tempo é investigado. De 2012 quando declarou que os seus bens chegaram a 120 mil, deu um salto que chamou a atenção das autoridades. Na operação Oxigênio, R$ 300 mil em dinheiro foram apreendidos na casa do vereador.

 

Patriota

O Partido Patriota que reúne os principais movimentos conservadores e de direita de Florianópolis, realizou sua Convenção e oficializou Hélio Bairros, advogado e empresário da construção civil, como candidato à prefeitura de Florianópolis nas eleições municipais deste ano. Ele foi presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil da Grande Florianópolis (Sinduscon) nos últimos 14 anos, e por isso, participou de todas as reuniões da criação do atual Plano Diretor da cidade. O vice será Edgar Lopes, agente aposentado da Polícia Federal, ex-candidato a deputado federal na última eleição.