Em mais um caso de desrespeito não só conosco, jornalistas, mas também com a população, mais uma vez o Governo do Estado falta com a verdade. Não basta a comprovação com informações e imagens, conforme publicado aqui no SCemPauta ao final da semana passada, quando ficou comprovada a realização de inauguração da nova ala do Hospital Tereza Ramos de Lages, o que importa para o Executivo é a sua verdade, ou melhor, uma realidade paralela.

Seria louvável se o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) tivesse inaugurado e entregue o local para o atendimento à população, porém, dois detalhes tornam o ato ilegal: primeiro que a obra está inacabada e, não há o devido alvará dos bombeiros e nem do município para o funcionamento, ou seja, os dois fatos ferem a lei de autoria do deputado estadual, Jair Miotto (PSC), sancionada pelo próprio Moisés, que agora a descumpre

Para piorar, a assessoria de comunicação enviou nota tentando negar o óbvio. Não culpo aqui os valorosos profissionais que fazem a assessoria, pois, com toda a certeza estão cumprindo ordens e imagino o constrangimento que é causado a eles, mas é importante cobrar mais responsabilidade de quem tem o poder e nega um fato tão claro. Para o atual governo, a coisa funciona mais ou menos assim: tem cara de sapo, corpo de sapo, mas é um tigre. Sempre é criada uma realidade paralela, igual ao ato da ponte Hercílio Luz, com toda a programação e discursos, mas não foi inauguração, esse é o governo da “nova política”.

Uma parte da vergonhosa nota enviada pela assessoria do Estado diz o seguinte: “Ao contrário do que vem sendo afirmado em redes sociais, não foi um ato de inauguração, e sim da ativação da CTI adulto na nova ala. A direção da unidade realocou 19 leitos da parte antiga do hospital e ativou outros 9 novos leitos, perfazendo o total de 28 leitos de terapia intensiva”. Acontece que antes de enviar uma manifestação desrespeitosa como essa, a assessoria e integrantes do governo deveriam dar uma olhada num release enviado por eles próprios no dia 08. “O governador Carlos Moisés cumprirá agenda de trabalho na tarde desta segunda-feira, 10, na cidade de Lages. O roteiro inicia por volta das 13h35, com a inauguração da nova ala do Hospital Tereza Ramos, que receberá leitos de UTI em um de seus andares”.

A única explicação para isso, é que Moisés está em plena campanha e busca de qualquer forma camuflar. Quer se salvar a qualquer custo do impeachment e para isso vale até mesmo inauguração de obra inacabada. É a cara de um governo pragmático que rasgou o discurso há muito tempo, quando precisa valer os seus interesses, tudo pode, mesmo que para isso tenha que rasgar a lei.

 

Defesa de Daniela

Karina Kufa, advogada particular do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), chega amanhã a Santa Catarina. Chamada a ajudar a vice-governadora, Daniela Reinehr (sem partido), no processo de impeachment, Karina tem agendas e visitas institucionais a advogados para estudar o processo, ao Ministério Público e a OAB.

 

Agentes

Hoje a partir das 11h teremos mais um debate no SCemPauta. O programa SCemDebate é apresentado pelos colegas Maria Helena, Adelor Lessa, Ananias Cipriano e eu, Marcelo Lula, todas as segundas e sextas-feiras. Hoje teremos a participação do presidente do Sindicato dos Agentes Públicos do Sistema Prisional e Socioeducativo (Sindaps/SC), Ferdinando Gregório, que também preside a Associação dos Agentes Penitenciários e de Segurança Socio educativos do Estado de Santa Catarina (AAPSS/SC). Servidores tem denunciado um suposto esquema de ACTS no setor, o que tem prejudicado pessoas aprovadas via concurso e que não são chamadas. Também comentaremos a situação dos servidores do administrativo que há mais de 7 anos não recebem nem a reposição salarial. Contamos com a sua audiência, acesse www.scempauta.com.br

 

Deboche

O pré-candidato a prefeito de São José, Luizinho da Regional (PSDB), outra vez foi pivô de polêmica no município. Em vídeo que circula nas redes sociais ele aparece debochando de um templo da igreja evangélica Universal do Reino de Deus localizada em Barreiros, reconhecido bairro do município. A atitude provocou reações no seio da igreja em Santa Catarina, como um vídeo do deputado estadual, bispo Sérgio Motta (Republicanos), repudiando o tucano radialista, além do Cabo Polli, militar aposentado da PM que questionou o desconhecimento de Luizinho. Ele confundiu o nome da avenida mais importante de Barreiros, como se fosse o nome do bairro. Diferente do que Luizinho afirmou, a avenida é Leoberto Leal e o bairro é Barreiros.

 

Leitos de UTI

Das três regiões que terão audiência pública hoje, o Planalto Norte e Nordeste tem a situação mais preocupante em Santa Catarina. Dos 130 leitos destinados exclusivamente para o tratamento de pacientes com Coronavírus, 118 leitos estão ocupados, ou seja, mais de 90%. Em Joinville, os hospitais São José e Bethesda estão com todos os leitos ocupados. Já o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt tem apenas um leito disponível e o Hospital Infantil Jesen Amarante Faria tem dois dos cinco leitos ocupados. As cidades de Jaraguá do Sul, Rio Negrinho, Mafra, Canoinhas e Porto União também estão no limite da capacidade hospitalar. “Quando eu recebi esses números, a partir de um levantamento feito pela nossa equipe com base nos dados oficiais do Estado, eu levei um grande susto”, afirmou Ada.

 

Leitos no Oeste

Na região Oeste, dos 66 leitos para o tratamento de Coronavírus, 52 estão ocupados. De acordo com a deputada estadual, Ada de Lucca (MDB), no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, apenas três leitos estão disponíveis. Já na Grande Florianópolis, dos 132 leitos destinados para o Coronavírus, 80 estão ocupados. Na região, o quadro mais preocupante é no Hospital Florianópolis, com apenas quatro leitos disponíveis.

 

João Rodrigues

Nesta próxima quinta-feira retoma o julgamento no STF, do ex-deputado federal, João Rodrigues (PSD), no caso da retroescavadeira de Pinhalzinho. A sessão que será realizada via sistema virtual foi interrompida em dezembro, quando o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, pediu vistas. Está em discussão o cabimento da revisão criminal iniciada no STF, porém, no julgamento Rodrigues está perdendo por 6 a 2. Mesmo com esse placar, o que muda no caminho do ex-deputado federal? A resposta é nada, já que a discussão se baseia no que cabe, ou não, à revisão inicial no STF.

 

Segue

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, está prestes a entregar a presidência ao ministro, Luiz Fux. O que mantém Rodrigues vivo no processo, é a decisão do ministro Gilmar Mendes, cujo também é relator de um outro pedido que devolve os direitos políticos ao ex-deputado, onde a sua manifestação é baseada em uma decisão do presidente do STJ, reiterada pelo presidente do STF, que reconhece que a prescrição é matéria pública e que pode ser reconhecida a qualquer momento por qualquer juiz. Neste caso, o presidente do Superior Tribunal de Justiça suspendeu o cumprimento de pena e, o subprocurador da República pediu o arquivamento por entender que a ação prescreveu.

 

Livre concorrência

Os deputados estaduais, Coronel Mocellin (PSL) e Jerry Comper (MDB) pretendem enfrentar o monopólio do transporte rodoviário intermunicipal em Santa Catarina. Projeto de autoria dos parlamentares promove a livre concorrência dentro do setor para ampliar a oferta de ônibus, melhorar o serviço e reduzir a tarifa. O objetivo é retirar da lei a obrigatoriedade de frota mínima e idades máximas dos ônibus para fins de obtenção de registro junto ao governo estadual. Segundo Mocellin, essas exigências favorecem apenas as grandes empresas e contrariam os princípios da livre concorrência e da livre iniciativa.