Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.
FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ASSINE O SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO! |
O Governo do Estado se reúne na manhã de hoje com lideranças da Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, para discutir possíveis medidas nessas regiões, após o aumento do número de casos de Coronavírus.
Durante o final de semana, o setor do Saúde do Estado teve reuniões online para discutir as possíveis medidas. A ideia é anunciar o endurecimento, porém, de forma regionalizada, ou seja, a princípio as medidas não devem valer para as regiões que não apresentam aumento de casos.
Segundo uma fonte, um ponto que será levado em conta, é a taxa de ocupação de leitos de UTI nos Hospitais. O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), sofreu uma forte pressão de alguns setores da sociedade durante o final de semana, para que adote medidas mais duras na capital, muito embora, essa ideia sofra resistência do setor produtivo. Ainda de manhã algumas medidas devem ser anunciadas.
Vale a pena assistir ao debate ao vivo aqui no SCemPauta, com Maria Helena, Adelor Lessa, Ananias Cipriano e eu, Marcelo Lula. A partir das 11h estaremos online discutindo as principais pautas de Santa Catarina e, traremos informações atualizadas a respeito das medidas.
Em alerta
Diante do avanço do Coronavírus entre policiais e bombeiros militares, o presidente da Aprasc, subtenente João Carlos Pawlick, se reunirá hoje com os comandos gerais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar. Na pauta, o aumento de testes na tropa e a política de restrições adotada pelos municípios. Para Pawlick, o combate ao Covid-19 exige a integração dos municípios. “Na Grande Florianópolis, por exemplo, só agora, quando os casos estouraram, é que os prefeitos estão agindo de forma unificada”, ressaltou. O número de casos de Coronavírus entre praças aumentou em mais de 100% no estado.
Conservadores na capital
O ativista Alexander Brasil é o pré-candidato do PRTB, à Prefeitura de Florianópolis. Ele terá o apoio do deputado estadual, Jessé Lopes (PSL) e, é considerado pelo grupo do parlamentar como o nome dos conservadores na capital. Acontece que o lançamento de Alexander causa um racha na extrema-direita em Florianópolis, já que o policial federal, Edgar Lopes, também é pré-candidato pelo Patriota.
Darci quer disputar
O ex-vereador de Joinville, Roberto Bisoni, fez uma tainha para receber empresários e políticos. O fato do encontro foi o deputado federal, Darci de Mattos (PSD). Ele disse a empresários que disputará a Prefeitura da maior cidade do estado. Mattos teria afirmado que a decisão já está tomada, porém, ao ligar para ele no final de semana, ouvi como resposta que ainda faltam algumas conversas para a tomada de decisão. Mesmo com a negativa, aposto que Darci em alguns dias, anunciará que estará na disputa.
Schlemper vai
Com a bênção do presidente estadual do MDB, deputado federal Celso Maldaner, o vereador Michel Schlemper, que preside a Câmara de São José disputará a Prefeitura. Maldaner teria ficado surpreso com o trabalho feito por Schlemper na formação do quadro de pré-candidatos à vereança. Quem também participou do encontro, só que virtualmente devido ao contato que teve com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), foi o senador Dário Berger que também deu todo o apoio. Vale lembrar que Bolsonaro está com o Coronavírus.
Em falar
Hoje o município de São José passa a contar com as transmissões da Câmara de Vereadores pela TV aberta. A TV Câmara iniciará as suas transmissões a partir das 16h, pelo canal digital aberto, 10,2. Serão 24 horas de programação sobre a cidade e à Câmara Municipal, incluindo as sessões ao vivo.
CPI dos Respiradores
Depois de ouvir mais de 30 depoimentos desde que foi instalada em maio, a CPI dos Respiradores terá uma semana com reuniões de trabalhos internos amanhã e quinta-feira. Será analisada a documentação reunida até agora. “Além dos depoimentos, os membros da comissão também se baseiam em análise de documentos para aprofundar as investigações”, afirma o relator, deputado Ivan Naatz (PL), acrescentando que na sequencia também poderá haver eventual convocação de testemunhas, se for o caso de esclarecer dúvidas, além de analisar fatos novos que podem surgir nos próximos dias. Os integrantes da CPI também aguardam o envio por parte do governador Carlos Moisés da Silva (PSL), das respostas às 15 perguntas formuladas e organizadas pela relatoria. O documento com o questionário foi encaminhado à Casa Civil na semana passada.
Crédito Especial