A notícia que tirou o sono de boa parte do Brasil na madrugada de hoje, de que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, encaminhou à Procuradoria Geral da República um pedido de afastamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), vem em um momento inapropriado.

Se por um lado, o presidente tem mostrado uma postura nada conciliadora e tão pouco adequada para um líder, desde que iniciou a Pandemia do Coronavírus, por outro, qualquer tentativa de afastamento de Bolsonaro, causará mais uma crise sem precedentes. É hora de serenidade, de pensar no Brasil e sobretudo no enfrentamento da maior crise sanitária do século, sem falar que uma nova turbulência somente levaria a nossa economia a uma situação ainda mais delicada.

Vale lembrar que caberá ao procurador geral da República, Augusto Aras, o oferecimento da denúncia, sendo forte a tendência de que ele negará, mas a situação já serve como um alerta para Bolsonaro, pelo simples fato de um ministro da Suprema Corte não ter arquivado e encaminhado à PGR o pedido de afastamento.

Outro ponto que serve de atenção ao presidente, é que hoje, no Congresso, ele correria um grande risco de ser afastado, pode acreditar, tem voto suficiente para isso. Segundo o autor do pedido, o deputado federal de Minas Gerais, Reginaldo Lopes (PT), a ação aponta inúmeras irresponsabilidades cometidas por Bolsonaro desde o início da crise do Coronavírus e, devo dizer que o parlamentar tem razão, mas não ao ponto de afastar um presidente do cargo, o que seria totalmente descabido para o momento.

Crítica de Borba

O secretário de Estado da Casa Civil, Douglas Borba, compartilhou em uma rede social uma postagem do Governo do Estado, sobre o anúncio de que foram investidos R$ 76 milhões em equipamentos e insumos, além de que irá liberar 713 novos leitos de UTI. Até aí, tudo bem, mas o que chamou a atenção foi o comentário que ele escreveu: “Enquanto tem gente que perde tempo espalhando fake News, a gente trabalha”. Ora, é importante que Borba aponte quem anda escrevendo notícias falsas. Será que ele está acusando o senador Jorginho Mello (PL), que desmentiu o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) em relação aos recursos enviados pelo Governo Federal, ou será que a crítica é para a imprensa? De parte do SCemPauta, que ontem teve perguntas censuradas na coletiva do governo, todos os questionamentos têm sido embasados na realidade, e ainda tem muito mais a ser explicado.

Reunião com o governador

Após uma provocação dos deputados estaduais para que haja diálogo, o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) marcou para hoje às 14h, uma videoconferência com os parlamentares. O encontro promete muitos questionamentos a um governador que até o momento, apresentou pouco frente a uma crise sem precedentes.

Sessão da Alesc

Em mais uma sessão online da Assembleia Legislativa que acontece hoje, às 16h, segue a votação de projetos que reforçam a agenda do parlamento em relação as medidas econômicas de combate aos efeitos do Coronavírus. Uma das matérias é de autoria da bancada do MDB, que a carteira inteira do Badesc seja destinada a empréstimos para as micro e pequenas empresas, sendo para capital de giro a juro zero. Um dos argumentos é de que a lei proíbe que os municípios oito meses antes da eleição, busquem financiamento, portanto, é possível ao Badesc direcionar as suas operações totalmente às empresas neste momento de exceção.

Coordenadora na região Sul

A deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania), enfermeira de formação e com experiência em gestão da saúde, foi escolhida pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para realizar a interlocução entre os três estados do sul do Brasil e o Ministério, durante a pandemia do Coronavírus. “A nossa função será de interlocução. O SUS é tripartite e ações são sempre pactuadas entre os entes federados, sendo assim, nossa atuação será de apoio para facilitar as ações junto ao Ministério da Saúde”, pontuou a deputada, que também é presidente da Frente Parlamentar Mista da Saúde.

Decisão de Udo

Em meio a incerteza do governador Carlos Moisés da Silva (PSL), o prefeito de Joinville, Udo Döhler (MDB), decidiu manter o decreto de quarentena até amanhã. Segundo uma fonte, seria realizada uma reunião para discutir a flexibilização em âmbito municipal, porém, a morte do empresário Mário Borba, da Krona Tubos e Conexões, vítima do Coronavírus, e a confirmação de mais cinco casos, mudou a situação. Udo deve prorrogar o decreto por mais alguns dias.

Empréstimos consignados

O deputado federal Darci de Mattos (PSD) protocolou o Projeto de Lei, que suspende temporariamente o pagamento de empréstimos consignados por pessoas físicas, durante o estado de calamidade pública nacional, mais 90 dias após. “Estamos vivendo no momento uma crise de saúde pública associada a outra de ordem econômica, por isso precisamos propor medidas para que o cidadão brasileiro não seja tão prejudicado. Esse PL visa atender aos devedores de empréstimos consignados, pensando especialmente nos idosos aposentados”, explica.

Sessão virtual na capital

A Câmara de Vereadores de Florianópolis realizou ontem a sua primeira sessão virtual. Conduzida pelo presidente Fábio Braga (PTB), direto do plenário da Câmara, a sessão durou 6 horas e contou com a participação de 22 vereadores. O prefeito Gean Loureiro (DEM) também de forma virtual deixou uma mensagem sobre as ações do Executivo Municipal no combate ao covid-19. Logo após o secretário de saúde, Carlos Alberto da Silva, participou para responder aos questionamentos dos parlamentares. Um momento histórico do poder legislativo da capital, através do trabalho do diretor de Comunicação, o jornalista Thiago Santaella.

Sessão em Joinville

De suas casas os vereadores de Joinville comunicaram-se com o presidente Claudio Aragão (MDB), que estava no Plenário da Câmara, formando um mosaico de vídeos, transmitido ao vivo pela televisão e internet. Na pauta, uma das propostas de resolução que propõe a criação de comissão especial para fiscalizar o combate ao Coronavírus pela Prefeitura. A votação dos projetos ficou para a próxima quarta na sessão virtual das 17h30.

Câmara de Chapecó

Pela primeira vez na história da Câmara de Vereadores de Chapecó, foi realizada uma sessão ordinária virtual. A sessão foi comandada pelo presidente, Ildo Antonini (DEM), e teve a participação dos vereadores, através de aplicativo. O projeto de lei que foi aprovado em primeira votação, foi encaminhado pelo Executivo, e disponibiliza que os débitos com o município vencidos das pessoas físicas e jurídicas geradas até 31 de dezembro de 2019, poderão ser parcelados em até 48 vezes e os interessados devem protocolar o pedido até 11 de dezembro.

Ajuda em Imbituba

O Hospital São Camilo, de Imbituba, entidade beneficente sem fins lucrativos, que também é referência para a população de Garopaba, Paulo Lopes, Laguna e Imaruí. A empresária Adriana Lumma, proprietária da Lumma Construtora, ao saber das necessidades do Hospital de equipamentos básicos de Proteção Individual, encabeçou o movimento de arrecadação de produtos para doação. Agora o hospital precisa de 10 aparelhos respiradores, para conseguir atender bem a região. As doações podem ser feitas diretamente para o Hospital, através da conta:

Banco do Brasil

Agência – 1408-7

Conta corrente – 40.846-8

Favorecido: Sociedade  Beneficente São  Camilo

CNPJ: 60.975.737/0092-99