Uma das maiores lideranças políticas do país, o ex-senador e governador, Jorge Bornhausen, acompanha de perto a situação do país no enfrentamento ao Coronavírus. Em casa respeitando o isolamento social e cuidando da saúde, Bornhausen dá exemplo, mas não deixa de se conectar, já que diariamente são inúmeras as ligações de lideranças nacionais e estaduais que o procura para conversar sobre o atual cenário e até mesmo para pedir conselho.

Em relação ao Governo Federal, Bornhausen é crítico. Para ele, o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) continua pensando apenas na sua reeleição e, no grupo que classificou como os fanáticos pelo presidente. “Não na pregação da harmonia e o diálogo imperativos para enfrentar a crise”, criticou. Já quanto ao ministro da Saúde, Luiz Mandetta, a opinião de Bornhausen é diferente. Segundo ele, Mandetta tem agido bem, com serenidade para evitar o pânico e com ações corretas para enfrentar a Covid 19.

Já sobre o Governo do Estado, Bornhausen me enviou as sugestões que fez ao comandante da Polícia Militar, coronel Araújo Gomes, com quem tem uma amizade de anos. 

1-A partir 30.3 mantidas às recomendações de higiene afastamentos e restrições para idosos e portadores de doenças já enumeradas pelo Ministério da Saúde:

 

A-Reabertura de todas as creches públicas;

 

B-reabertura dos bancos para que os empresários possam fazer os empréstimos para capital de giro pagamento da folha fornecedores e impostos, para aproveitar o dinheiro liberado dos depósitos compulsórios;

 

C- direcionar o maior número possível de recursos para o programa Juro Zero sem retirar da saúde;

 

D-permitir a reabertura das lojas de aparelhos médicos e odontológicos, produtos agro- pecuários, de pesca e para animais caseiros;

 

E -recomendar as prefeituras que suspenderam os transportes coletivos que reabram as atividades permitindo apenas um passageiro por banco e as viagens serem com vidros abertos;

 

F- aumentar o policiamento junto aos supermercados e lojas de alimentos. Se necessário com o reforço das Forças Armadas.

 

2- A partir de 1.4 repetidas às recomendações do item 1

 

A-reabertura de todas as escolas públicas de ensino fundamental médio e técnico pois seus alunos na grande maioria precisam da merenda e não possuem computadores;

 

B-permitir o funcionamento das escolas privadas, que tiverem a anuência da Associação de Pais e Professores;

 

C- Nos municípios que não tiverem nenhum caso da doença confirmado permitir a volta normal de todas às atividades;

 

3- A partir de 13.4 mantidas as recomendações gerais do item 1

 

A-reabertura de todas atividades para os municípios que não tenham nenhum caso confirmado no mês de abril;

 

B-estabelecer critérios para os municípios onde ocorreram casos no mês de acordo com a gravidade, intensidade, população de forma criteriosa e por grupos.