Os Grão-mestres das únicas três potências regulares da Maçonaria catarinense, Rubens Ricardo Franz, do Grande Oriente de Santa Catarina (GOSC); Flávio Rogério Graff, da Grande Loja de Santa Catarina (GLSC); e Altair Salésio Rodrigues do Grande Oriente do Brasil (GOB), escreveram em conjunto uma carta aberta ao governador, Carlos Moisés da Silva (PSL), a respeito do combate ao Coronavírus.

O documento começa parabenizando o Governo do Estado por estar agindo para conter a pandemia. Também considera as medidas tomadas até o momento como duras, porém, importantes para a garantia da saúde da população.

Por outro lado, os representantes dos maçons catarinenses se mostram temerosos, quanto aos efeitos econômicos que as restrições irão causar às empresas e empregos. “Poderá ter efeitos quase tão nefastos quanto os da doença, pois certamente implicará em ainda maior aumento do desemprego e do subemprego no Estado”, diz um trecho da carta.

Visando contribuir para a redução dos danos, os grão-mestres entendem que o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) deve promover ações urgentes no setor econômico, assim como está sendo feito na Saúde, para a retomada rápida à normalidade econômica, gerando emprego e renda.

Em nome da Maçonaria também pedem a integração do Governo com os parlamentares federais e, às instituições financeiras ligadas ao Badesc e BRDE, que se unam aos esforços de toda a comunidade, no sentido de amparar os empresários e trabalhadores neste momento de exceção. “Solicitamos que o Badesc abra sua linha emergencial, já usada em tragédias climáticas em momentos anteriores, permitindo acesso a crédito de forma rápida (online), dedicada à reposição de capital de giro e com análise simplificada às micro e pequenas empresas, inclusive com juros subsidiados pelo Estado, para aqueles tomadores que se mantiverem adimplentes, a exemplo da linha “Juro Zero”, que a mesma instituição oferece aos MEI’s catarinenses”, pedem os líderes maçons em outro trecho da carta, ampliando ao BRDE que disponibilize linhas semelhantes as concedidas para as grandes e médias empresas.

Aos profissionais da Saúde

Os três grão-mestres também divulgaram uma carta aberta aos profissionais da Saúde. Eles reconhecem que enquanto boa parte da população está recolhida a seus lares, os profissionais estão nos hospitais e em outros locais expostos ao Coronavírus. “Sejam corajosos! Saibam que aqui, protegidos pelos muros e quintais de nossas casas, reconhecemos seus sacrifícios, damos graças, cada um à sua maneira, por termos vocês, abnegados, ali do lado de fora, prontos para nos ajudar e rogamos, conforme nossas crenças, pela sua proteção. Muito obrigado por seus sacrifícios! Que o Grande Arquiteto do Universo esteja ao vosso lado vos amparando e protegendo!”, encerra a carta.