O desembargador Jaime Ramos assume hoje, às 18h, o cargo de presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. A cerimônia será realizada no Tribunal de Justiça. Ramos atualmente ocupa o cargo de vice-presidente e corregedor regional eleitoral do TRE, que será passado a Fernando Carioni.

Nos bastidores é dito que a posse da Ramos, dará força ao governador Carlos Moisés da Silva (PSL) no TRE, já que a esposa do desembargador, Maria de Fátima Abreu Ramos, ocupa um cargo comissionado, ou seja, por indicação na Secretaria de Estado da Fazenda, onde tem um salário de cerca de R$ 12 mil mensais.

Acontece que já há uma decisão e até mesmo uma corrente dentro do judiciário que defende que, se um desembargador tiver parentes que integrem o Governo, que este ficará impedido de julgar ações em que o Estado esteja envolvido.

Daux fora

O vereador de Florianópolis Rafael Daux, enviou uma carta à Executiva Estadual do MDB para informar que renunciou ao cargo de presidente da Comissão Provisória do partido na capital. Segundo uma fonte próxima a Daux, a saída se deve ao fato de que o vereador entende não ter mais, a mesma visão de outros integrantes da comissão. “O Daux quer se posicionar fortemente contra o prefeito Gean (Loureiro), enquanto que outros no partido não querem criticar o prefeito”, relatou. Não há qualquer informação sobre uma possível saída de Daux do partido.

 

Reaproximação?

Chama a atenção a postura de lideranças do MDB de Florianópolis que são pró-Gean Loureiro (DEM). Pelo visto, a força do grupo é grande ao ponto de ter provocado a decisão do vereador Rafael Daux, de renunciar ao comando do partido na capital. Será que poderemos ter uma reaproximação entre emedebistas e Loureiro, ou é apenas uma ala dissidente?

 

PSL ainda quer Harada

Segundo uma fonte o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) e o secretário de Estado da Casa Civil, Douglas Borba, sentem uma grande simpatia pelo deputado estadual, Fernando Krelling (MDB). Eles também entendem que o secretário de Articulação Internacional, Derian Campos, não está conseguindo os resultados esperados no comando do partido em Joinville. O prazo é até junho, para que Derian apresente uma candidatura viável, enquanto isso, segue o processo de convencimento da delegada regional, Tânia Harada, que é o sonho de Moisés para Joinville. Caso aceite, Harada poderia tanto disputar a prefeita, como pode aparecer numa eventual aliança como vice de Krelling.

 

Ângela articula

A deputada federal, Ângela Amin (Progressistas), ainda aguardará até o final da janela de transferência partidária, para anunciar a sua pré-candidatura a prefeita de Florianópolis. Entre os partidos com os quais a parlamentar conversou até agora, estão o PSD, PDT tendo se encontrado com Manoel Dias, além do PSL. Ângela espera uma agenda com o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) que deve ser confirmada para a próxima semana.

 

Buscando estancar

Nos bastidores do Progressistas em Florianópolis, lideranças falam abertamente que há um processo de esvaziamento do partido. Pelo entendimento que ouvi, seriam os adversários do projeto de Ângela Amin que pretende disputar mais uma vez na capital e, que principalmente estaria sendo feita pelo prefeito Gean Loureiro (DEM). Ângela e o seu grupo de trabalho já correm para tentar estancar de uma vez as perdas de lideranças, seja convencendo as que estão a ficar, ou até mesmo na busca de novos nomes.

 

Caso Hypermarcas

O julgamento do inquérito contra o ex-senador Paulo Bauer (PSDB), no conhecido caso Hypermarcas, deverá ser feito pela Justiça Eleitoral de Santa Catarina, saindo das mãos da Justiça Federal de São Paulo. Bauer é investigado por supostamente ter praticado crime de corrupção e lavagem de dinheiro, em uma suposta ajuda à empresa do ramo farmacêutico Hypermarcas, na votação de um projeto de lei no Senado que isentaria o setor de impostos. A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Edson Fachin, atende a um pedido da defesa de Bauer, que alegou que os supostos crimes aos quais está sendo acusado é no âmbito eleitoral.

 

Vignatti

Agora sim é oficial conforme adiantado pelo SCemPauta, que Claudio Vignatti é o novo presidente do PSB em Santa Catarina. Segundo uma fonte, a transição já estaria sendo feita junto ao ex-presidente, Adir Gentil, mas agora o esforço se volta à eleição.  

 

Situação em Criciúma

Uma fonte pesselista me disse que o partido terá candidato em Criciúma e, que será o vereador Júlio Kaminski, pré-candidato. A situação pode gerar constrangimento ao deputado estadual, Rodrigo Minotto (PDT), que ainda sonha com o apoio do governador Carlos Moisés da Silva (PSL) para a disputa da Prefeitura. Mesmo assim, o PSL deixará o espaço aberto para uma conversa entre Kaminski e Minotto, que terão a liberdade para firmar um acordo.

 

Relação com o MDB

Ontem o secretário de Estado da Casa Civil, Douglas Borba, telefonou para o líder emedebista na Assembleia Legislativa, deputado Luiz Fernando Vampiro. Conversaram rapidamente por cerca de 5 minutos, tempo suficiente para que Borba perguntasse, o que ele poderia ajustar com a bancada para encerrar o afastamento. Vampiro levou para o almoço da bancada a informação, de que Borba cobra um posicionamento do partido sobre continuar dando apoio ao governador, Carlos Moisés da Silva (PSL). Ficou definido que até amanhã, Vampiro ligará para Borba, quando será marcado um encontro entre os parlamentares e o Governo para discutir a relação.

 

Independente

Durante a conversa que deve ser agendada entre o secretário de Estado da Casa Civil, Douglas Borba, com deputados da bancada do MDB na Assembleia Legislativa, os deputados falarão abertamente que desejam permanecer como independentes, analisando os projetos, caso por caso e, votando com liberdade. “Poderemos convergir e divergir do Governo, votaremos no que for bom para os catarinenses. Veja a questão dos defensivos, já nos posicionamos contra os interesses do Governo e a favor dos agricultores”, afirmou.

 

Estevão denuncia o PSL

O deputado estadual Felipe Estevão, presidente da Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa, usou a tribuna para fazer uma grave denúncia. De acordo com o parlamentar, o PSL estadual instituiu, a toque de caixa, um Conselho de Ética com integrantes que ainda são filiados ao PSDB, para, segundo ele, perseguir deputados que fazem cobranças ao Governo do Estado, o que faz parte da atuação parlamentar. Além disso, Estevão voltou a criticar o abandono do Porto Pesqueiro de Laguna, situação que há meses têm cobrado a atenção ao terminal, que foi estadualizado após Estevão levantar esta bandeira. “Nada, absolutamente nada foi feito pelo porto. Nem o básico do básico, que é tirar o lodo do calado de acesso. Lesa toda uma cadeia produtiva,” alertou. No dia de hoje, Estevão, Ana Caroline Campagnolo, Jessé Lopes e Sargento Lima terão audiência com o conselho de ética do PSL.

 

Fiscalização

O deputado estadual Felipe Estevão (PSL) também lembrou que o governador Carlos Moisés da Silva (PSL), esteve recentemente em Laguna anunciando R$ 4 milhões para supostas melhorias no terminal. “A gente sabe, é ano eleitoral, fica tudo bonito, colorido. Vamos fiscalizar. Se liberarem o dinheiro mesmo, vamos fiscalizar a aplicação, porque a atual gestão não conseguiu fazer sequer uma licitação”, afirma.

 

Sintonia

No voo de volta ao Brasil, o senador Jorginho Mello (PL) passou um tempo sentado ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). Não foram divulgados detalhes, mas a conversa parece que rendeu até mesmo, na questão eleitoral de Santa Catarina.