A convite do presidente americano, Donald Trump (Republicano), o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) vai aos Estados Unidos para uma série de encontros, incluindo um jantar com o próprio Trump.

Na aeronave que decola de Brasília, amanhã às 7h, também estarão dois políticos catarinenses que são, o senador Jorginho Mello (PL), e o deputado federal Daniel Freitas (PSL). O presidente da Fiesc, Mário Aguiar, também foi convidado, só não foi confirmado se ele segue com a comitiva presidencial no mesmo voo, ou se embarcará em um voo comercial. Eles devem chegar de volta ao Brasil na madrugada de terça para quarta.

Estão previstos compromissos em Palm Beach, Miami e Jacksonville. As lideranças catarinenses foram convidadas diretamente por Bolsonaro e, a situação mais uma vez expõe o afastamento do presidente em relação ao governador Carlos Moisés da Silva (PSL), que não foi convidado.

O jantar com o presidente Trump será restrito a Bolsonaro, ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), e mais alguns ministros e militares, já o restante da agenda contará com a participação dos catarinenses. Entre os compromissos terá a realização de reuniões com empresários americanos, assinaturas de acordos comerciais e uma visita às instalações militares do Comando Sul, que é uma unidade responsável pela cooperação de segurança e operações na América Central e do Sul.