No último dia da missão a Madri na Espanha, que teve como foco a Feira Internacional do Turismo (Fitur), o secretário de Turismo de São Paulo, o catarinense Vinicius Lummertz, concedeu entrevista na Tribuna EFE, que é a primeira agência de notícias em espanhol e a quarta no mundo, com quase 80 anos de história.

Respondendo a questões de jornalistas e especialistas em turismo de vários países, Lummertz destacou que “o Brasil é o terceiro destino mais procurado pelos espanhóis para investimentos, com mais de R$ 200 bilhões nos últimos anos, porém, ainda muito pouco com relação ao turismo”. Neste setor, Lummertz disse que a Espanha já tem mapeados estados como São Paulo, Santa Catarina e a região Nordeste para investir, no entanto, ainda há grande preocupação com a insegurança jurídica, que infelizmente ainda faz do Brasil um dos piores lugares para se investir em turismo no planeta.

Hoje os espanhóis estão entre os maiores investidores no Brasil no setor financeiro, de telecomunicações, construções, estradas, energia. “Nos últimos anos temos verificado também a chegada de médias e pequenas empresas espanholas”, destacou Lummertz.

Com relação ao turismo, ele explica que os espanhóis têm interesse em aviação, infraestrutura, marinas, portos turísticos e resorts. Nessa viagem a Madri, Lummertz fechou um acordo com a Organização Mundial do Turismo para que o São Paulo centralize diversos programas de capacitação, tecnologia e inovação na área turística. “Vamos multiplicar todo esse conhecimento a partir desse Centro em São Paulo, em parceria com o Ministério do Turismo e países da região”, explicou o secretário aos jornalistas da EFE e de outros veículos internacionais.

 

Geração de emprego

Santa Catarina fechou 2019 com o melhor resultado desde 2010, com um saldo positivo de 71.406 contratações. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram divulgados hoje, pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. No acumulado do ano, o número de empregos gerados só foi menor do que São Paulo e Minas Gerais, que têm populações seis e três vezes maiores do que a catarinense, respectivamente. Em dezembro, por causa do efeito da sazonalidade, houve mais demissões do que contratações em todos os estados brasileiros. Santa Catarina encerrou o último mês do ano com uma redução de 24.316 postos.

 

Destaque

O setor de serviços foi o que mais contribuiu para o resultado positivo na geração de emprego em Santa Catarina no ano passado, com 33.617 novos postos de trabalho formais. Na sequência, aparecem a indústria da transformação com 18.256 novas vagas e o comércio com 11.876. Todos os setores contrataram mais do que demitiram, à exceção da extração mineral, que fechou com saldo negativo de seis vagas.

 

Investimento no porto

O Porto de Imbituba deve iniciar, ainda em 2020, obras de remodelação da rede elétrica e iluminação das vias internas. O edital para contratação dos serviços já foi lançado pela SCPAR Porto de Imbituba, empresa do Governo de Santa Catarina que administra a estrutura. A sessão pública de licitação está marcada para 4 de fevereiro. Dividida em sete etapas, a obra irá proporcionar melhores condições de operação, segurança do tráfego e visibilidade noturna dentro das instalações. A atual estrutura de distribuição elétrica conta com sete quilômetros de rede aérea e seis subestações de energia, que apresentam sinais de desgaste por uso, corrosão pela proximidade à área marítima, além de desatualização. O diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Jamazi Alfredo Ziegler, ressalta que o projeto é parte de uma série de melhorias de infraestrutura.

 

ACAV

A Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), entidade de representação e defesa da indústria avícola barriga-verde, realizará neste ano, em Florianópolis, a 13ª edição do Simpósio Técnico. O evento acontecerá no Centro Sul, no período de 15 a 17 de setembro, reunindo pesquisadores, técnicos, gestores, industriais e profissionais de todas as áreas da avicultura industrial. O coordenador geral do evento, Bento Zanoni, ressalta que o simpósio é reconhecido pelo alto nível técnico e científico, focalizando os temas de maior relevância na atualidade para a vasta cadeia da avicultura industrial e ao mesmo tempo, as inovações que surgiram no Brasil e no mundo. A programação oficial será anunciada no próximo mês. As principais linhas de abordagem serão incubação, matrizes de corte e nutrição.

 

Pesquisa da Acats

A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) realizará um levantamento estadual para apurar a atual dimensão do segmento supermercadista catarinense e também as perspectivas para 2020, em termos de investimentos. O resultado da sondagem empresarial será divulgado em breve e segundo o presidente, Paulo Cesar Lopes, será um importante referencial do atual momento econômico do setor em Santa Catarina.

 

Na coluna exclusiva dos assinantes

 

– Superpoder do cunhado do governador gera insatisfação entre militares e policiais civis;

 

– Impeachment: Governo apresenta defesa na próxima segunda;

 

– Oposição se organiza em Balneário Camboriú;

 

– Encontro em Penha reunirá lideranças políticas de Joinville;

 

– Secretária Nacional da Juventude muda o título eleitoral para Chapecó;

 

– Deputado declina de disputar em Jaraguá do Sul;

 

– Hildebrandt nega atrito com novo presidente do Podemos;

 

– Ministério Público pede explicação ao Estado sobre a contratação do segundo professor para alunos com deficiência;

 

– Liderança de Florianópolis critica encontro de Merisio com o casal Amin.

Assine o SCemPauta Plus, com muito mais informações durante o dia, podcasts e muito mais. As informações exclusivas e de grande impacto serão exclusivas para assinantes. Assine agora por apenas R$ 10 Reais mensais, assinatura anual.