Santa Catarina será um dos estados impactados pelo acordo feito ontem em Madri, capital da Espanha, entre o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Vinicius Lummertz, e o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili, para que o estado paulista centralize diversos programas de capacitação, tecnologia e inovação na área turística. “Vamos multiplicar todo esse conhecimento a partir desse Centro em São Paulo, em parceria com o Ministério do Turismo e países da região”, explicou Lummertz ao sair do encontro. Esse foi o primeiro resultado da missão liderada pelo secretário, antes da abertura da Feira Internacional de Turismo (Fitur), que acontece hoje.

Lummertz vai receber o Troféu Silvia Zarzanello pela promoção turística de São Paulo por meio do programa “SP para Todos”, que também foi agraciado com o Prêmio Nacional do Turismo neste mês. Um dos resultados do Programa, que tem como propulsor a diminuição da alíquota de ICMS para o querosene de aviação, o que gerou uma série de contrapartidas das empresas aéreas. Por causa disso, São Paulo conquistou a posição de segundo destino mundial mais buscado no Google. Vale destacar que Santa Catarina foi diretamente beneficiada pela isenção, com o aumento do número de voos, principalmente em Florianópolis, Joinville e Chapecó.

Vale lembrar que Lummertz ao ser convidado para se filiar ao PSDB, foi cotado para disputar as prefeituras de Florianópolis e Blumenau, mas, conforme já divulgado pelo SCemPauta, preferiu permanecer no governo de João Dória (PSDB). Em suma, mesmo em outro estado, Lummertz tem ajudado no desenvolvimento turístico catarinense.

BR-101

Ontem a Federação Catarinense de Municípios (FECAM), juntamente com as três associações de Municípios da região Sul de SC (AMESC, AMREC e AMUREL) apresentou o laudo encomendado pelo Sistema FECAM sobre o Edital de Pedágio da BR-101 Sul. Com base no laudo foi protocolada representação no TCU na última semana, e ainda será encaminhada para o Ministério Público Estadual e Federal. A ação judicial que pede suspensão do edital de concessão também foi protocolada.

Transparência

Entrou em operação, ainda em fase de testes, o novo portal da Câmara de Vereadores de São José na internet. Uma das inovações é a presença do E-Democracia, uma plataforma eletrônica desenvolvida pela Câmara Federal, totalmente gratuita, que permite a interação entre a população e os vereadores para o debate de leis e projetos, envio de perguntas e acompanhamento das decisões do Legislativo em tempo integral. “Nossa intenção é aproximar ainda mais o cidadão do trabalho do vereador, ampliando assim a transparência e a participação popular nos trabalhos do Legislativo”, comenta o presidente da Câmara, Michel Schlemper (MDB). De acordo com ele, toda a reunião pública, todo evento externo ou audiência pública também será transmitida pelo E-Democracia.

 

Na coluna exclusiva dos assinantes

 

– Policiais Militares e Bombeiros devem se mobilizar com operação padrão a partir do dia 30;

 

– O jantar da bancada do MDB na Alesc;

 

– Moisés marca encontro com deputados que considera de sua base;

 

– Empresários devem lançar candidato a prefeito de Chapecó;

 

– Intervenção no PSB de Joinville;

 

– Alba precisa do empenho de Moisés em Blumenau;

 

– Militar deve ir para a Casa Civil

Assine o SCemPauta Plus, com muito mais informações durante o dia, podcasts e muito mais. As informações exclusivas e de grande impacto serão exclusivas para assinantes. Assine agora por apenas R$ 10 Reais mensais, assinatura anual.