Receba pelo celular !! |
Para receber via WhatsApp é só enviar uma mensagem pelo (49) 98504.8148. |
PATROCINE ESTA COLUNA: (49) 985048148 / email: mlula.jornalista@gmail.com |
Destaque do Dia
O projeto de Gelson Merisio no PRB, não deu certo. Ele não conseguiu atrair nem o apoio, muito menos lideranças que aceitassem acompanhá-lo em seu novo partido. Merisio chegou a dizer para lideranças do PRB, que levaria os prefeitos Luciano Buligon (sem partido) de Chapecó, que está indo para o DEM, e Gean Loureiro (MDB) de Florianópolis, que deve ter o mesmo destino de Buligon.
Assim, o futuro de Merisio deve ser o Progressistas, mesmo com a família Amin de olho, já que o senador Esperidião Amin deseja disputar o Governo do Estado em 2022, enquanto que a esperança de Gelson Merisio é que justamente Amin, desista da eleição e fique no Senado. É uma jogada arriscada, mas, parece que Merisio está disposto a jogar.
Outra questão ligada a Merisio, é que muitas lideranças de Joinville, tem questionado a sua mudança para a capital do Norte do estado. Empresários e políticos dizem que não há uma ligação cultural e nem política de Merisio com a região. Deve ser por isso, que o ex-candidato ao Governo do Estado, não pretende disputar a eleição à Prefeitura de Joinville, mas, quer influenciar.
A leitura do pragmático Merisio, é que se conseguir emplacar o sucessor do prefeito, Udo Döhler (MDB), que se credencia a mais uma eleição a governador. Para isso, ele planeja lançar Kennedy Nunes (PSD) que deve ir para o Democratas, candidato a vice de um empresário filiado ao Progressistas. O nome pensado por Merisio para se candidatar a prefeito, pode ser o do empresário, Moacir Tomasi, que já foi o dono do jornal A Notícia.
Suspeita de bomba
Ontem por volta das 21h, o vereador de Florianópolis, Vanderlei Farias, o Lela (PDT), chamou a polícia por suspeitar que uma bomba poderia ter sido colocada em seu veículo, que estava próximo à Câmara de Vereadores. O esquadrão antibombas foi acionado e, de acordo com o tenente-coronel, Fernando da Silva, foi encontrado um rastreador veicular em baixo do carro. Lela foi alertado pelo porteiro de um prédio próximo ao local, que alguns homens saíram de um carro e mexeram em seu veículo. Foi aí que foi encontrada uma caixa preta, a qual gerou preocupação no vereador que suspeitou que fosse uma bomba, mas era um rastreador. Lela informou à polícia que está sofrendo ameaças, o que motivou o registro de um boletim de ocorrência. O porteiro também será ouvido e o equipamento periciado.
PSD terá candidato
O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, definiu as diretrizes para o partido em relação as eleições do próximo ano. Uma resolução assinada por ele, determina que nas capitais, e nos municípios com mais de 100 mil eleitores, além das que tem geradoras de televisão, que o partido terá que ter candidato a prefeito. Kassab explicou a decisão, como forma de fortalecer o PSD, já que muitos partidos lançarão candidatos à majoritária para fortalecer quem disputar vagas à proporcional. Nos municípios com menos de 50 mil eleitores, os pessedistas devem lançar candidatos a prefeito, ou a vice, não podendo ficar de fora da majoritária.
Garcia em Chapecó
Conforme eu já havia divulgado, o presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia (PSD), tem uma extensa agenda em Chapecó, amanhã e sábado. Ele desembarca hoje à noite no aeroporto Serafin Enoss Bertaso, acompanhado de seu chefe de gabinete, Eron Giordani. Os compromissos terão início na Rádio Super Condá AM 610, no programa Estúdio Condá com a colega, Raquel Lang, a partir das 08h45. Às 10h30 está agendada uma entrevista coletiva no Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom), e ao meio-dia, Garcia terá um encontro e almoçará com empresários. Na sequência, ele fará a primeira visita oficial de um presidente da Alesc, a Câmara de Vereadores. A noite Júlio Garcia participa de um evento organizado por João Rodrigues e demais lideranças do PSD no CTG Quero Quero, e encerra os compromissos no sábado, quando participará do Encontro Estadual dos Presidentes das Apaes de Santa Catarina, e depois terá encontros com algumas lideranças locais.
CPI do Transporte
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte, instituída para investigar o processo licitatório que gerou a concessão do transporte público em Florianópolis e, também para apurar os supostos aumentos indevidos nas tarifas cobradas dos usuários de ônibus, realiza as primeiras oitivas hoje, às 14h na sala de Comissões no 1º andar da Câmara Municipal da capital. Nesse primeiro momento foram convocados três membros do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (CONMURB), Maurício Back Westrupp, representante do IPUF; Tatiana Vitorello, representante do SETUF e o secretário municipal de Mobilidade e presidente do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, Marcelo Roberto da Silva.
Estacionamento rotativo
O projeto de lei enviado pelo prefeito de Joinville, Udo Döhler (MDB), à Câmara de Vereadores revogando o estacionamento rotativo, foi aprovado ontem em plenário. Agora, será possível ao prefeito instituir um novo modelo através de decreto, não havendo a cobrança durante o prazo de duas horas, que será o tempo máximo que os veículos poderão ficar estacionados no mesmo lugar. Passando do tempo, serão multados. Ninfo König e Iracema Bento, ambos do PSB, votaram contra, enquanto que Odir Nunes (PSDB) não votou, mas disse que também seria contrário a proposta, muito embora, diga que é a favor do rotativo. A proposta passou com um parecer favorável do vereador, Wilson Paraíba (PSB), após a rejeição do primeiro parecer, de Tânia Larson (SD), ambos na Comissão de Finanças. Paraíba dispensou o relatório técnico de um consultor, que era contrário à matéria, ressaltando que fazia isso porque o projeto já tinha o aval da Comissão de Urbanismo.
Renúncia Fiscal
O trabalho feito por uma consultoria, atesta que o projeto que torna nulo o atual modelo de estacionamento rotativo em Joinville, fere a Lei de Responsabilidade Fiscal, pois, pode ser considerado uma renúncia de receita, na ordem de R$ 723 mil, que consta no orçamento do município. A vereadora Tânia Larson (SD), chegou a sugerir uma emenda, liberando a Prefeitura a informar de que forma cobrirá a possível renúncia, porém, o parecer foi rejeitado.
Na comunicação da Câmara
Ontem o deputado federal, Fabio Schiochet (PSL), foi indicado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), para assumir a Secretaria de Comunicação Social do parlamento. Aos 30 anos de idade, Schiochet é o deputado federal eleito mais jovem da história de Santa Catarina. Ele terá como atribuição chefiar as emissoras de rádio e TV, portal da internet e serviços de relações públicas. Mais de 600 funcionários estarão sob seu comando e a linha de trabalho anunciada por Schiochet, será a de aproximar ainda mais o cidadão da Câmara dos Deputados.
Setor têxtil
Uma reunião ontem na Secretaria de Estado da Fazenda, teve como pauta o setor têxtil. Participaram os sindicatos das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex); Patronal Têxtil de Brusque e Região (Sifitec); das Indústrias de Fiação e Tecelagem de Brusque e Itajaí (Sindivest), além de empresários do ramo. O secretário Paulo Eli, disse que está sendo buscada uma legislação única, que simplifique os trâmites tributários e dê competitividade para toda a cadeia produtiva catarinense, criando um modelo que corte os custos de produção.
Manutenção da alíquota
O secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, disse ainda que deseja manter a alíquota do ICMS em 3% para o setor têxtil, somente para artigos produzidos no estado. Somente no ano passado os incentivos para o setor chegaram a R$ 1,2 bilhão. “A proposta é manter a alíquota, com isonomia, evitando distorções. O setor é um dos que mais gera empregos no Estado, com 22% das vagas somente na indústria”, salientou Eli. Também participante do encontro, o professor Luiz Felipe Ferreira, que assumirá a Controladoria-Geral do Estado após a reforma administrativa, disse que a nova política terá como base a simplificação.
Progressistas com Moisés
Atendendo a um pedido feito pelo deputado estadual, Altair Silva (Progressistas), prefeitos e vice-prefeitos do Progressistas serão recebidos hoje, as 15h30, pelo governador, Carlos Moisés da Silva (PSL), na Casa D’Agronômica. Na lista das demandas que serão apresentadas está a situação das rodovias do Grande Oeste, em especial a recuperação dos trechos que foram danificados pelas fortes chuvas da semana e, os pontos que necessitam de recuperação devido aos buracos da via. “O Oeste Catarinense tem demandas urgentes que carecem de uma atenção especial do Estado. Somos uma região que produz muitas riquezas, mas que pouco recebe investimentos, precisamos equacionar isso”, comentou Altair.
Praia em Balneário