Bispo Marcos Pereira preside o PRB nacional.

O ex-deputado estadual, Gelson Merisio, está mesmo de saída do PSD. Alijado do poder no partido pelo presidente nacional, Gilberto Kassab, o destino do nome que liderou os pessedistas na eleição estadual, será o Partido Republicano Brasileiro (PRB).

Segundo uma fonte, Merisio já teria acertado os detalhes e na próxima semana se reunirá com o deputado estadual, Sérgio Motta (PRB) e, na sequencia embarcará para Brasília onde terá uma conversa com o presidente nacional do PRB, o deputado federal pelo estado de São Paulo, o bispo Marcos Pereira, que a princípio, lhe garantirá o comando do partido. Porém, uma fonte relatou que Merisio até abre mão da presidência, desde que lhe garantam a candidatura ao Governo do Estado em 2022.

Merisio inclusive já começou a fazer contatos para atrair lideranças para o PRB, tendo convidado três deputados estaduais do PSD, prefeitos, vereadores e já teria garantido que o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, que está insatisfeito no MDB, e o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, que desde que foi expulso do PSB está sem partido, também se filiarão.

Reaproximação

Em encontro casual com um deputado do MDB, Merisio disse que o jogo entre ele e os emedebistas está zerado, que deseja construir um novo projeto e que poderá conversar com o partido no futuro para uma aproximação.

O futuro líder do PRB mudou o seu colégio eleitoral para Joinville, onde está morando e atualmente ocupa uma vaga no conselho de uma das empresas do vereador e empresário, Ninfo König (PSB), que também deverá mudar de partido. O PRB que já tem um deputado estadual, que é Sérgio Motta, e um federal que é Hélio Costa, é fortemente ligado à Igreja Universal do Reino de Deus.

Sérgio Motta é o deputado estadual do PRB em SC.