Leila Cury

A juíza da vara de execuções penais, Leila Cury, determinou agora a tarde, que o deputado federal, João Rodrigues (PSD), retorne ao cumprimento de sua sentença no caso da retroescavadeira de Pinhalzinho, no regime semiaberto.

Pela decisão da magistrada, não há como não expedir o mandado de prisão, já que o regime é cumprido intramuros, ou seja, em parte fechado, mesmo com o benefício ao trabalho externo. “Pois há a pernoite no presídio, nada obstando que o apenado se apresente espontaneamente perante a autoridade policial”, escreveu em sua decisão.

Leila manteve a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Roberto Barroso, que autorizou a Rodrigues, que cumpra o seu mandato parlamentar durante o dia, até o horário que encerre a última sessão do dia.

Rodrigues

Conversei com João Rodrigues, que está em Brasília. Ele disse que segue na capital federal, devendo se apresentar na sexta-feira para o reinicio do cumprimento da pena. Ele passará o final de semana na Papuda, podendo sair novamente na próxima segunda-feira de manhã. Porém, a defesa ainda aguarda que a revisão criminal seja pautada no STF, pelo relator, ministro Gilmar Mendes, ou, até que o mesmo dê uma decisão monocrática.