A campanha de Jair Bolsonaro (PSL) está em sinal de alerta, após a pesquisa Ibope de ontem. Com queda de 4%, e aumento de 5% na rejeição, o pesselista se mostrou preocupado e chamou as lideranças de seu partido a trabalharem pela sua eleição.

Bolsonaro se mostrou descontente com uma certa letargia de seus aliados e, pediu empenho em sua campanha até o final. Ontem pela internet, ele comparou com os deputados e lideranças de esquerda, que estão fazendo campanha para Fernando Haddad (PT), além de atacarem a sua candidatura. “Eu apelo aos parlamentares eleitos que entrem nessa briga. O engajamento está muito fraco”, disse.

Números do Ibope dão 57% dos votos válidos para Bolsonaro contra 43% de Haddad, mostrando um desempenho pior do pesselista em relação a outra pesquisa, quando ele tinha 59% contra 41% do petista. Já na espontânea, Bolsonaro foi de 47% para 42%, enquanto que Haddad subiu de 31% para 33%. Os números foram vistos com entusiasmo entre os apoiadores do candidato do PT, mesmo faltando poucos dias para a eleição.

Em uma análise baseada no cenário, é muito difícil para Haddad tirar a diferença que Bolsonaro ainda tem mantido, principalmente devido a grande rejeição sofrida pelo PT. Muito embora, em eleição nada seja considerado impossível, somente um fato novo e muito grave mudaria o rumo da eleição. Porém, se relaxar, o candidato do PSL poderá se encontrar numa eleição mais apertada do que imaginou.

[pro_ad_display_adzone id=”52″]

Transição

Já está sendo preparada uma sala no Centro Administrativo para a transição do atual, para o próximo Governo do Estado. O atual secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, é quem coordenará os trabalhos de repasse de informações ao próximo governador e sua equipe. Eduardo Pinho Moreira (MDB) também poderá colaborar com a troca de dados.

Apoios

Cesar Souza Júnior (PSD) e Gabriel Ribeiro (PSD) seguiram a Júlio Garcia (PSD) e anunciaram voto no Comandante Moisés (PSL), na disputa ao Governo do Estado. No caso de Ribeiro, o seu tio, o ex-governador Raimundo Colombo (PSD), enviou nota dizendo que não concorda com a decisão e que não o acompanha. Mesmo assim, Colombo que se retirou em sua fazenda em Coxilha Rica, após o resultado do primeiro turno, segue de braços cruzados. O fato, é que as lideranças torcem pela derrota de Gelson Merisio (PSD), como forma de enfraquecê-lo politicamente o que lhes dará o comando do partido.

Nomes do Norte

Tilp aceitou o convite

Caso vença a eleição ao Governo do Estado no domingo (28), o candidato Gelson Merisio (PSD) também terá o empresário de Joinville, Jonas Tilp, como secretário do Desenvolvimento Econômico. O nome foi bem recebido pela região e, recebeu o apoio do diretor presidente do Perini Bussines Park, Marcelo Hack, que avalizou a escolha. Merisio destaca que lideranças de Joinville o ajudarão no atendimento das demandas da região Norte.

Astronauta

Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro a ir para o espaço esteve em Florianópolis. Futuro ministro da Ciência e Tecnologia, caso Jair Bolsonaro (PSL) vença a eleição no domingo (28), Pontes se reuniu com Moises e com a sua candidata a vice, Daniela Reinehr. Ele destacou a importância da tecnologia para o dia a dia das empresas. “Juntamente com o Comandante Moisés e Bolsonaro, iremos trabalhar juntos para que Santa Catarina se transforme num modelo para o Brasil e, de fato, ciência e tecnologia são a mola propulsora do desenvolvimento de qualquer país”, destacou.

Estranho

Me chamou a atenção uma nota enviada pela assessoria de comunicação do Partido Social Liberal (PSL) de Santa Catarina. Assinada pelo seu presidente, Lucas Esmeraldino, o partido se coloca como o único canal de informação de suas notícias. Justificam como compromisso com a verdade e propósito de fazer uma política diferente. Isso quer dizer, que o PSL se coloca como autossuficiente ao ponto de excluir os profissionais de imprensa e seus veículos da divulgação das notícias que envolvem o partido? Me desculpem, mas o PSL, partido recheado de outsiders, precisa aprender a se relacionar melhor com a imprensa. Informações de bastidores sempre surgirão, não pode o partido querer deslegitimar o que tem sido divulgado. Seria o PSL tão independente assim, ao ponto de ignorar a imprensa e fazer a sua própria divulgação? Sei não…

Puritanismo, não !!!

Os pesselistas reclamam da divulgação de possíveis nomes para ocupar o seu governo. Sejamos claros, é preciso tentar acabar com essa pregação puritana da nova política. Isso se faz com atos, não apenas na retórica ou forçando situações as quais não tem sentido algum. Qual é o problema do partido já está escolhendo os seus nomes? Se quer saber, pelo contrário, o problema está em não escolher e/ou apresentar os seus nomes. Novembro e dezembro estão logo ali, é muito pouco tempo para ir em busca de pessoas que desejem compor o governo, caso o PSL vença o pleito. A hora é agora, deixar para depois é iniciar um governo sem planejamento, tudo o que Santa Catarina não pode ter. Sinceramente, eu não acredito que nomes já não tenham sido escolhidos ou mapeados. Portanto, que seja bem-vinda a nova forma de fazer política, seja quem for o vencedor de domingo. Porém, sem puritanismo, pois, isso não agrega em nada.

Não esteve

Cristiano Esmeraldino, irmão de Lucas Esmeraldino que preside o PSL aqui no estado, não esteve no encontro com o deputado estadual eleito, Júlio Garcia, no hotel Interclass em Criciúma. Ao contrário do que informou uma fonte que filmou o encontro, em vídeo que pode ser visto na coluna de ontem, apenas o futuro colega de Garcia na Assembleia Legislativa, Felipe Estevão (PSL), se encontrou com o pessedista. Cristiano fez questão de ressaltar que não é filiado ao partido, e que estava em uma reunião em Joinville.

Vá ao Sicredi

Como cooperativa de crédito que tem uma visão diferenciada do mercado, o Sicredi se preocupa com a sua saúde financeira. É por isso, que trabalha na orientação de seus associados para que tomem as melhores decisões quando o assunto for a administração de seu dinheiro. Uma vida financeira organizada tem como resultado, a possibilidade de realizar bons investimentos, podendo render mais prosperidade e a realização dos seus sonhos. Por isso, tanto os clientes pessoa física, quanto jurídica, tem acesso as orientações do Sicredi, inclusive sobre como implementar ações e programas com o objetivo de capacitar funcionários e colaboradores, para a melhor forma de gerir aquela que é a maior contrapartida que recebem pelo seu trabalho: o dinheiro. Procure o Sicredi. Gente que coopera cresce!!

Rodovias

Hoje eu participo em Chapecó do 1º Diálogo Empresarial que a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e o Conselho Empresarial de Chapecó (CEC), promovem das 12h às 14h no Restaurante Horizonte. O encontro destina-se à discussão das deficiências em infraestrutura no Oeste e terá a presença do presidente Mario Cezar de Aguiar e diretores da FIESC. Aguiar assumiu recentemente a presidência e encontra-se na região durante toda esta semana, inaugurando um programa informal de descentralização da alta administração do Sistema Fiesc.

Inovação

O governador Eduardo Pinho Moreira (MDB), formaliza hoje o protocolo de intenções para a instalação do ENGIE Lab Brasil, centro global de pesquisas e inovação. A assinatura será às 14h, na Casa d’Agronômica, e contará com as presenças dos secretários de Estado da Fazenda, Paulo Eli, e do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Adenilso Biasus, e do presidente da ENGIE Brasil Energia, Eduardo Sattamini. Com sede na capital catarinense, o primeiro ENGIE Lab do país vai ser dedicado a projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de energia eólica e solar, cidades inteligentes, biogás e hidrogênio.

Covardia em BC

A justiça precisa tomar uma atitude em relação ao lutador chamado de Juliano Ninja, marido da vereadora de Balneário Camboriú, Juliethe Nitz (PR). Não é a primeira vez que ele arruma confusão dentro do prédio do Legislativo, passando de todos os limites. Ele agrediu de forma covarde o assessor parlamentar, Samuel Rodrigues, que trabalha para o vereador, Leonardo Piruka (Progressistas). Cabe a justiça impedir esse sujeito de entrar na Câmara e, quem sabe os vereadores, responsabilizarem a vereadora pela má conduta de seu esposo.

Terceira idade

Desde as Eleições gerais de 2014, é verificado o aumento no número de votantes aptos com mais de 60 anos. Enquanto existia um empate técnico com a quantidade de eleitores na faixa dos 16 aos 24 anos em 2014, atualmente os idosos em condições de exercer o seu direito a voto ultrapassaram estão em maior contingente. Para o processo eleitoral deste ano eles estão na faixa dos 28 milhões de eleitores, enquanto os mais jovens estagnaram em 23 milhões de pessoas quites, de acordo com o estudo do TSE, publicado recentemente. De acordo com a psicóloga, Simone Matias, que atende agremiados da Associação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (ASBP), a intenção e a vontade de votar faz parte do comportamento de quem está na melhor idade. “Continuar participando de tomada de decisões traz a eles responsabilização e sentido à vida, já que se sentem úteis e importantes”, afirmou.

Vasilhames

O envase de água mineral em Santa Catarina é uma das principais atividades de minérios do Estado. Com 21 indústrias, a regulamentação da concorrência e a padronização dos vasilhames de 20 litros têm sido as mais importantes bandeiras da Associação Catarinense das Indústrias de Água Mineral (Acinam). Os efeitos da campanha já estão sendo sentidos no mercado. Com mais de 200 mil vasilhames disponíveis em todo o Estado, a associação acredita na conscientização dos consumidores e busca evitar que fiquem reféns de determinadas marcas, inibindo a ação antiética entre a concorrência. Julgando desleal a colocação de galões exclusivos sem o conhecimento do consumidor, o real dono do garrafão, a associação reforça a campanha, orientando a população a procurarem por recipientes com a marca Acinam, já disponibilizados por 14 indústrias catarinenses.

 

Receba pelo celular !!
 
Para receber via WhatsApp é só enviar uma mensagem pelo (49) 98504.8148.
 
Patrocine esta coluna: (49) 985048148 / email: mlula.jornalista@gmail.com