A Prefeitura de Florianópolis através de nota informou que há um aumento crescente no número de casos do novo Coronavírus, sobretudo de casos graves. Até o momento as Unidades de Pronto Atendimento contam com oito pacientes aguardando por uma transferência para hospitais da região. No local os pacientes são atendidos com cilindros de oxigênio, mas o indicado é a internação hospitalar. “Até o momento, não há falta de oxigênio nas UPAS”, diz a nota.

As UPAs não realizam internação, mas dão suporte até que os pacientes sejam encaminhados para hospitais. Há algumas semanas os cilindros de oxigênio eram carregados em média 3 vezes por semana. Atualmente, estão sendo gastos 6 a 12 galões de oxigênio por dia.

Apesar do alto consumo, a Prefeitura não está com falta de entrega deste serviço, até o momento, pois possui contrato em vigor que garante o fornecimento de cilindros de oxigênio. A administração municipal reforça que casos de nova variante já foram identificados na cidade, que é identificada como mais transmissível.