[zoomsounds_player artistname=”Marcelo Lula” songname=”Podcast – Coluna 11.10.2019″ type=”detect” dzsap_meta_source_attachment_id=”4633″ source=”http://34.239.240.153/wp-content/uploads/2019/10/Podcast-Coluna-11.10.2019.mp3″ config=”default” autoplay=”off” loop=”off” open_in_ultibox=”off” enable_likes=”off” enable_views=”off” play_in_footer_player=”off” enable_download_button=”off” download_custom_link_enable=”off”]

Eduardo ao lado do pai, articula a criação de um novo partido.

Antes de sair do PSL o presidente da República, Jair Bolsonaro, quer garantir que todos os deputados que o acompanharem, que terão os seus mandatos garantido. Uma tese defendida por advogados que apoiam o presidente, é a possibilidade de fusão entre duas siglas, o que poderia justificar a troca sem a acusação de infidelidade.

O partido que pode dar abrigo a Bolsonaro e seus fiéis deputados, é o Patriotas, porém, a legenda teria que passar por uma fusão, situação que depende de uma decisão da executiva que já aceitou a ida do presidente. A proposta seria unir a legenda ao Partido Humanista da Solidariedade (PHS) e ao Partido da Mobilização Nacional (PMN).

Vale dizer que sendo esse o caminho, os deputados catarinenses fieis a Bolsonaro já tem a sua nova casa em vista. Do grupo que deixará o PSL, tem os deputados estaduais, Sargento Lima, Felipe Estevão, Ana Caroline Campagnolo e Jessé Lopes. Já entre os deputados federais, Caroline de Toni e Daniel Freitas, seriam os confirmados a acompanhar o presidente.

Fora isso, conforme escrevi ontem, os danos ao PSL catarinense serão imensuráveis, já que perderá musculatura e sem base nos municípios, tende a reduzir ainda mais, inviabilizando por exemplo, o projeto do governador, Carlos Moisés da Silva, de buscar a reeleição em 2022.

A questão é se o Patriotas vitaminado será apenas um partido de passagem, já que liderado pelo deputado federal, Eduardo Bolsonaro, está sendo concluído o estatuto do Conservadores, um novo partido de extrema-direita, que terá como princípios a moralidade cristã, ser contra o aborto, a liberdade e a propriedade privada, o direito à legítima defesa individual, o combate a sexualização precoce de crianças e à ideologia de gênero, e a defesa do legado da moralidade cristã e da civilização ocidental.

 

Dona Francisca

O secretário de Estado da Infraestrutura, coronel Carlos Hassler, chegou ontem a Joinville, por volta das 08h. Logo foi para a sede do Deinfra onde era aguardado por empresários e lideranças da região. A pauta: A Serra Dona Francisca, que tem apresentado problemas em sua estrutura gerando um grande perigo a quem trafega. Ao ouvir os pedidos de investimento na revitalização da rodovia, os empresários ouviram de Hassler que o Governo não tem dinheiro e, se tivesse, que a prioridade é a Serra do Corvo Branco, não a Dona Francisca, que seguirá recebendo apenas manutenções básicas. A fala irritou os empresários que vão esperar mais um tempo, porém, caso a população resolva fazer uma mobilização, não será mais impedida frente a fala de Hassler.

 

PSL de Palhoça boicota a direita

 Aconteceu ontem à noite um evento aos eleitores da direita na cidade de Palhoça. Participaram os deputados estaduais, Sargento Lima e Felipe Estevão, além da deputada federal, Caroline de Toni, ambos do PSL. O que chama a atenção é a não concordância da executiva municipal do partido e de seu pré-candidato a prefeito, o coronel Ivon de Souza. A reclamação é de que não foram consultados, porém, tem quem diga que o problema seria outro, o não alinhamento dos três parlamentares participantes, com o grupo do governador, Carlos Moisés da Silva.

 

Pauta ideológica

A avaliação após o evento é de que os partidos de direita precisam se alinhar com a pauta ideológica fazendo um verdadeiro resgate. Na fala, os deputados Sargento Lima, Felipe Estevão e Caroline de Toni, destacaram que é preciso ter orgulho da “Onda Bolsonaro”. Mesmo com o evento tendo sido organizado por lideranças conversadoras, a executiva de Palhoça não quis participar.

 

Quer expulsar?

Corre na bancada do PSL a informação que o secretário de Estado da Casa Civil, Douglas Borba, teria ido ao TRE, onde teria feito uma suposta consulta sobre o que precisaria para a expulsão dos deputados Ana Caroline Campagnolo, Jessé Lopes, Felipe Estevão e Sargento Lima. Como Borba não é filiado, a conversa é que foi a pedido do governador, Carlos Moisés da Silva. Ontem ao final da sessão na Assembleia Legislativa, Ana, Lima, Estevão e Jessé, conversaram por um bom tempo em separado, porém, o teor da conversa não foi informado.

 

Schuster defende emendas

Ontem no programa Ordem do Dia da Assembleia Legislativa, o deputado estadual, Laércio Schuster (PSB), defendeu a PEC das emendas impositivas, pelo fato dos deputados circularem pelas cidades o que faz com que conheçam a realidade de cada município. Para Schuster, através da emenda os parlamentares serão a ponte entre os desafios e desejos das cidades e, alfinetou o governador Carlos Moisés da Silva (PSL), o qual segundo ele, fica muito no Palácio da Agronômica, conhecendo pouco a realidade das cidades. Schuster também apresentou a proposta que cria o Código Estadual de Defesa do Empreendedor.

 

Mourão antecipa a visita

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (PRTB), pediu a antecipação da visita a Joinville, do próximo dia 31, para o dia 30. Ele estará na ACIJ às 16h, onde se encontrará com o setor empresarial do Norte do estado. Mourão deve vir a Santa Catarina na condição de presidente da República em exercício. Sobre a visita a Chapecó, ainda está sendo aguardada a confirmação.

 

Nova polícia

O deputado federal Hélio Costa (Republicanos), comemorou a aprovação em primeiro turno da Proposta de Emenda à Constituição, que cria a Polícia Penal, dando status policial para os agentes penitenciários. O parlamentar entende que os agentes merecem a qualificação por conta da periculosidade da atividade. “Após 15 anos de tramitação na Câmara, a PEC vai definitivamente sair do papel. Segundo a Organização Internacional do Trabalho, a carreira de agente prisional é a que mais corre riscos no dia a dia. Portanto, nada mais justo que reconhecer estes bravos profissionais”, afirmou. Foram 402 votos favoráveis e 8 contrários. O texto será votado ainda em segundo turno para que a proposta, que já passou pelo Senado, seja promulgada.

Ministra em Chapecó

Está confirmada a visita da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, a Chapecó no próximo dia 15, na inauguração da ampliação de uma das unidades da Coopercentral Aurora. Ela irá acompanhada do ex-senador, Paulo Bauer, que lotado na Casa Civil, tem acompanhado as visitas das autoridades do Governo Federal a Santa Catarina. Os investimentos na agroindústria foram da ordem de R$ 268 milhões que dobraram sua capacidade, no Frigorífico Aurora Chapecó 1.

Para receber via WhatsApp é só enviar uma mensagem pelo (49) 98504.8148.
 
PATROCINE ESTA COLUNA: (49) 985048148 / email: mlula.jornalista@gmail.com