Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.

FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ASSINE O SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, concedeu parcialmente uma liminar em reclamação ajuizada no STF, em que pedia a suspensão do processo de impeachment contra o governador, Carlos Moisés da Silva (PSL); a vice-governadora, Daniela Reinehr (sem partido); e o secretário de Estado da Administração, Jorge Tasca. Barroso negou o pedido de Moisés e manteve praticamente todo o rito, somente alterando uma fase. Desse modo, as datas estão mantidas como para a entrega das defesas que vence amanhã. Depois a Comissão Especial terá até o próximo dia 15 para emitir o parecer que seguirá para a votação em plenário que deve ocorrer no dia 17.

Com 27 votos a favor, ou seja, dois terços do parlamento votando a favorável ao recebimento da denúncia, o processo segue ao Tribunal Misto que será formado por 5 deputados estaduais que serão eleitos pela Alesc, mais 5 desembargadores que serão escolhidos por sorteio. Serão os 10 que terão a responsabilidade de julgar Moisés, Daniela e Tasca.

A liminar concedida permite ainda que o afastamento do governador, da vice e do secretário por 180 dias, antes condicionado à votação no plenário da Alesc, ocorra tão logo a denúncia for recebida pelo Tribunal Misto e aprovado pela maioria simples, no caso, seis votos. A partir dessa etapa, começam os prazos para os depoimentos de testemunhas, apresentação de provas e demais procedimentos.

 

PL fecha a questão

Em reunião ontem em Florianópolis, o Partido Liberal definiu que a bancada votará em bloco a favor do impeachment do governador, Carlos Moisés da Silva (PSL); da vice, Daniela Reinehr (sem partido); e do secretário de Estado da Administração, coronel Jorge Tasca. O que chama a atenção é que todos votarão sob a determinação do presidente estadual do PL, o senador Jorginho Mello, que hoje cumpre agenda em Brasília.

 

Desembargadora declina

 Antes de ser julgado o pedido feito pela vice-governadora, Daniela Reinehr (sem partido), de afastamento da desembargadora, Maria do Rocio dos casos relacionados ao processo de impeachment. A própria Maria decidiu abrir mão da prevenção, ou seja, da responsabilidade pelos casos. A magistrada em sua decisão deixou claro que por uma questão legal, que nem precisava abrir mão da preventa, porém, para que haja o devido andamento do processo preferiu deixar para um colega.

 

Falha grave

A cada dia que passa uma nova surpresa nos faz desconfiar, que não há limites para tantos erros e, o pior, em um único governo. Desde ontem Santa Catarina passou dos 146.864 casos de Coronavírus, para 179.746, por causa de um erro da Secretaria de Estado da Saúde, que simplesmente não contabilizou 32.882 novos casos.

 

Krelling com Ivete

O pré-candidato a prefeito de Joinville, o deputado estadual Fernando Krelling (MDB), visitou ontem a suplente de senadora, Ivete Appel da Silveira, viúva do ex-governador e senador Luiz Henrique da Silveira. Conversaram por algumas horas, sendo que Dona Ivete como é mais conhecida em Joinville, aproveitou para fazer um desabafo sobre o esquecimento do partido em relação a ela. Ao falar das experiências que teve ao lado de LHS, Ivete lamentou o fato de que não a pedem para dar a sua opinião, mas se colocou a disposição para ser uma espécie de consultora para Krelling.

 

Mulher de vice

Durante a conversa de ontem, a ex-primeira-dama do Estado e atual suplente de senadora, Ivete Appel da Silveira, ligou para algumas mulheres destacando o seu apoio ao projeto do pré-candidato a prefeito, Fernando Krelling (MDB), pedindo que se juntem a ela. Krelling busca uma mulher para ser a sua vice. A primeira a ser sondada foi a ex-secretária de Estado da Saúde, Tânia Eberhardt, mas ela declinou reafirmando que manterá a sua pré-candidatura a prefeita de Joinville pelo Cidadania, partido liderado pela deputada federal, Carmen Zanotto aqui no estado. Outros nomes estão sendo sondados e não dá para descartar nem mesmo, a própria Ivete da Silveira, caso os emedebistas disputem com chapa pura. “Pode ser, mas a ideia não é essa, já que temos um projeto de formar uma grande aliança com outros partidos que também querem espaço”, me disse uma fonte ligada a Krelling.

 

Agenda em Brasília

O deputado estadual, Ivan Naatz, líder da bancada do PL na Alesc cumpre agenda parlamentar em Brasília. Ele discutirá sobre projetos relacionados ao meio ambiente no Estado junto a direção do Ibama e do ICMbio, além da direção da Caixa Federal com relação a possível doação de propriedade de parte da área da praia de Taquarinhas em Balneário Camboriú. A ideia é transformá-lo em parque estadual de preservação e para o turismo ecológico. Naatz pretende ainda despachar com o senador Jorginho Mello (PL) e outros representantes da bancada federal catarinense, sobre a definição de emendas parlamentares para o orçamento da União em 2021, relacionadas ao Vale do Itajaí. A agenda inclui ainda visita ao DNIT para verificar o andamento de obras atrasadas na região. Na área política, Naatz confirmou para o dia 12 de setembro próximo, a data da convenção municipal do PL de Blumenau, quando será definida a sua candidatura a prefeito, bem como a possibilidade de coligação ou disputa em chapa pura.

 

Aeroporto

A Zurich Airport Latin America (ZALA) anunciou que, a partir de hoje, a diretoria dos aeroportos de Florianópolis, Vitória e Macaé será unificada, sob a gestão de Ricardo Gesse. O atual Diretor Geral da Floripa Airport se tornará CEO dos três terminais. A criação de uma diretoria única já estava no planejamento do Grupo Zurich Airport, com o objetivo de solidificar uma cultura corporativa integrada e uma governança compartilhada entre os aeroportos. Gesse tem uma longa carreira no setor de aviação. Ocupou posições de liderança em companhias aéreas, aeroportos e empresas de assistência ao transporte aéreo em terra. Em Florianópolis, ele foi Diretor de Operações, desde o início da administração privada do aeroporto, em janeiro de 2018, até dezembro de 2019, quando se tornou Diretor Geral.

 

Rouanet catarinense

Será assinado um decreto pelo governador, Carlos Moisés da Silva (PSL), regulamentando a lei estadual de incentivo à cultura. Ainda nos próximos dias deve sair a publicação no Diário Oficial. A informação foi repassada ao deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) pelo secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli. O texto do decreto já foi concluído pela pasta e está agora na Casa Civil. A versão catarinense da Lei Rouanet vai garantir até R$ 75 milhões para o setor cultural de Santa Catarina.

 

Fachini é o nome

O vereador Rodrigo Fachini foi homologado em convenção do PSDB ontem à noite, como o candidato a prefeito de Joinville pelo partido. Em seu discurso Fachini disse que se eleito, trabalhará pela reconstrução da infraestrutura da cidade, além da recuperação financeira da prefeitura, e uma maior atuação nas questões sociais.“A prefeitura precisa voltar a dialogar com o funcionalismo público e com cada pessoa que aqui vive para, então, devolver cidadania ao cidadão joinvilense. A cidade precisa voltar a sorrir”, defende Fachini.

 

Recuperação fiscal

Para otimizar os trabalhos no combate à sonegação fiscal, a Secretaria de Estado da Fazenda lança hoje, às 10h, o aplicativo Malhas Fiscais. A ideia é buscar valores que foram omitidos do Fisco e a regularização de pendências fiscais, transformando dados em informação e potencializando o controle de qualidade das organizações contábeis. O sistema, desenvolvido pelo Grupo Especialista em Planejamento Fiscal, faz parte do plano de ações da Diretoria de Administração Tributária (DIAT).

 

Para seguir recebendo a coluna via WhatsApp, favor salvar o número: 49 98504.8148. Para quem ainda não recebe, favor enviar mensagem para o mesmo número.

FAZER JORNALISMO COM INDEPENDÊNCIA CUSTA CARO. ASSINE O SCEMPAUTA E APOIE A CONTINUIDADE DE NOSSO TRABALHO!