Ameaça de bomba em carro de vereador, o caminho partidário de Merisio, Júlio Garcia em Chapecó entre outros destaques

Marcelo Lula

Marcelo Lula

Receba pelo celular !!
 
Para receber via WhatsApp é só enviar uma mensagem pelo (49) 98504.8148.
 
PATROCINE ESTA COLUNA: (49) 985048148 / email: [email protected]

Destaque do Dia

O projeto de Gelson Merisio no PRB, não deu certo. Ele não conseguiu atrair nem o apoio, muito menos lideranças que aceitassem acompanhá-lo em seu novo partido. Merisio chegou a dizer para lideranças do PRB, que levaria os prefeitos Luciano Buligon (sem partido) de Chapecó, que está indo para o DEM, e Gean Loureiro (MDB) de Florianópolis, que deve ter o mesmo destino de Buligon.

Costa e Alba
CASAN
Brasao

Assim, o futuro de Merisio deve ser o Progressistas, mesmo com a família Amin de olho, já que o senador Esperidião Amin deseja disputar o Governo do Estado em 2022, enquanto que a esperança de Gelson Merisio é que justamente Amin, desista da eleição e fique no Senado. É uma jogada arriscada, mas, parece que Merisio está disposto a jogar.

Outra questão ligada a Merisio, é que muitas lideranças de Joinville, tem questionado a sua mudança para a capital do Norte do estado. Empresários e políticos dizem que não há uma ligação cultural e nem política de Merisio com a região. Deve ser por isso, que o ex-candidato ao Governo do Estado, não pretende disputar a eleição à Prefeitura de Joinville, mas, quer influenciar.

A leitura do pragmático Merisio, é que se conseguir emplacar o sucessor do prefeito, Udo Döhler (MDB), que se credencia a mais uma eleição a governador. Para isso, ele planeja lançar Kennedy Nunes (PSD) que deve ir para o Democratas, candidato a vice de um empresário filiado ao Progressistas. O nome pensado por Merisio para se candidatar a prefeito, pode ser o do empresário, Moacir Tomasi, que já foi o dono do jornal A Notícia.

Suspeita de bomba

Ontem por volta das 21h, o vereador de Florianópolis, Vanderlei Farias, o Lela (PDT), chamou a polícia por suspeitar que uma bomba poderia ter sido colocada em seu veículo, que estava próximo à Câmara de Vereadores. O esquadrão antibombas foi acionado e, de acordo com o tenente-coronel, Fernando da Silva, foi encontrado um rastreador veicular em baixo do carro. Lela foi alertado pelo porteiro de um prédio próximo ao local, que alguns homens saíram de um carro e mexeram em seu veículo. Foi aí que foi encontrada uma caixa preta, a qual gerou preocupação no vereador que suspeitou que fosse uma bomba, mas era um rastreador. Lela informou à polícia que está sofrendo ameaças, o que motivou o registro de um boletim de ocorrência. O porteiro também será ouvido e o equipamento periciado.

PSD terá candidato

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, definiu as diretrizes para o partido em relação as eleições do próximo ano. Uma resolução assinada por ele, determina que nas capitais, e nos municípios com mais de 100 mil eleitores, além das que tem geradoras de televisão, que o partido terá que ter candidato a prefeito. Kassab explicou a decisão, como forma de fortalecer o PSD, já que muitos partidos lançarão candidatos à majoritária para fortalecer quem disputar vagas à proporcional. Nos municípios com menos de 50 mil eleitores, os pessedistas devem lançar candidatos a prefeito, ou a vice, não podendo ficar de fora da majoritária.

Garcia em Chapecó

Conforme eu já havia divulgado, o presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia (PSD), tem uma extensa agenda em Chapecó, amanhã e sábado. Ele desembarca hoje à noite no aeroporto Serafin Enoss Bertaso, acompanhado de seu chefe de gabinete, Eron Giordani. Os compromissos terão início na Rádio Super Condá AM 610, no programa Estúdio Condá com a colega, Raquel Lang, a partir das 08h45. Às 10h30 está agendada uma entrevista coletiva no Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom), e ao meio-dia, Garcia terá um encontro e almoçará com empresários. Na sequência, ele fará a primeira visita oficial de um presidente da Alesc, a Câmara de Vereadores. A noite Júlio Garcia participa de um evento organizado por João Rodrigues e demais lideranças do PSD no CTG Quero Quero, e encerra os compromissos no sábado, quando participará do Encontro Estadual dos Presidentes das Apaes de Santa Catarina, e depois terá encontros com algumas lideranças locais.

Leia também »  Exclusivo: Investigado suposto pedido de propina na Casan, Amin diz que PT sabia do vazamento da Intercept, entre outros destaques

CPI do Transporte

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte, instituída para investigar o processo licitatório que gerou a concessão do transporte público em Florianópolis e, também para apurar os supostos aumentos indevidos nas tarifas cobradas dos usuários de ônibus, realiza as primeiras oitivas hoje, às 14h na sala de Comissões no 1º andar da Câmara Municipal da capital. Nesse primeiro momento foram convocados três membros do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (CONMURB), Maurício Back Westrupp, representante do IPUF; Tatiana Vitorello, representante do SETUF e o secretário municipal de Mobilidade e presidente do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, Marcelo Roberto da Silva.

Estacionamento rotativo

O projeto de lei enviado pelo prefeito de Joinville, Udo Döhler (MDB), à Câmara de Vereadores revogando o estacionamento rotativo, foi aprovado ontem em plenário. Agora, será possível ao prefeito instituir um novo modelo através de decreto, não havendo a cobrança durante o prazo de duas horas, que será o tempo máximo que os veículos poderão ficar estacionados no mesmo lugar. Passando do tempo, serão multados. Ninfo König e Iracema Bento, ambos do PSB, votaram contra, enquanto que Odir Nunes (PSDB) não votou, mas disse que também seria contrário a proposta, muito embora, diga que é a favor do rotativo. A proposta passou com um parecer favorável do vereador, Wilson Paraíba (PSB), após a rejeição do primeiro parecer, de Tânia Larson (SD), ambos na Comissão de Finanças. Paraíba dispensou o relatório técnico de um consultor, que era contrário à matéria, ressaltando que fazia isso porque o projeto já tinha o aval da Comissão de Urbanismo.

Renúncia Fiscal

 O trabalho feito por uma consultoria, atesta que o projeto que torna nulo o atual modelo de estacionamento rotativo em Joinville, fere a Lei de Responsabilidade Fiscal, pois, pode ser considerado uma renúncia de receita, na ordem de R$ 723 mil, que consta no orçamento do município. A vereadora Tânia Larson (SD), chegou a sugerir uma emenda, liberando a Prefeitura a informar de que forma cobrirá a possível renúncia, porém, o parecer foi rejeitado.

Na comunicação da Câmara

Ontem o deputado federal, Fabio Schiochet (PSL), foi indicado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), para assumir a Secretaria de Comunicação Social do parlamento. Aos 30 anos de idade, Schiochet é o deputado federal eleito mais jovem da história de Santa Catarina. Ele terá como atribuição chefiar as emissoras de rádio e TV, portal da internet e serviços de relações públicas. Mais de 600 funcionários estarão sob seu comando e a linha de trabalho anunciada por Schiochet, será a de aproximar ainda mais o cidadão da Câmara dos Deputados.

Setor têxtil

Uma reunião ontem na Secretaria de Estado da Fazenda, teve como pauta o setor têxtil. Participaram os sindicatos das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau (Sintex); Patronal Têxtil de Brusque e Região (Sifitec); das Indústrias de Fiação e Tecelagem de Brusque e Itajaí (Sindivest), além de empresários do ramo. O secretário Paulo Eli, disse que está sendo buscada uma legislação única, que simplifique os trâmites tributários e dê competitividade para toda a cadeia produtiva catarinense, criando um modelo que corte os custos de produção.

Manutenção da alíquota

O secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, disse ainda que deseja manter a alíquota do ICMS em 3% para o setor têxtil, somente para artigos produzidos no estado. Somente no ano passado os incentivos para o setor chegaram a R$ 1,2 bilhão. “A proposta é manter a alíquota, com isonomia, evitando distorções. O setor é um dos que mais gera empregos no Estado, com 22% das vagas somente na indústria”, salientou Eli. Também participante do encontro, o professor Luiz Felipe Ferreira, que assumirá a Controladoria-Geral do Estado após a reforma administrativa, disse que a nova política terá como base a simplificação.

Progressistas com Moisés

Atendendo a um pedido feito pelo deputado estadual, Altair Silva (Progressistas), prefeitos e vice-prefeitos do Progressistas serão recebidos hoje, as 15h30, pelo governador, Carlos Moisés da Silva (PSL), na Casa D’Agronômica. Na lista das demandas que serão apresentadas está a situação das rodovias do Grande Oeste, em especial a recuperação dos trechos que foram danificados pelas fortes chuvas da semana e, os pontos que necessitam de recuperação devido aos buracos da via. “O Oeste Catarinense tem demandas urgentes que carecem de uma atenção especial do Estado. Somos uma região que produz muitas riquezas, mas que pouco recebe investimentos, precisamos equacionar isso”, comentou Altair.

Leia também »  Operação Chabu: TRF4 informa detalhes das prisões de hoje

Praia em Balneário

Os senadores Esperidião Amin (Progressistas) e Dário Berger (MDB), e os deputados Ângela Amin (Progressistas), Carmen Zanotto (PPS), Darci de Mattos (PSD) e o prefeito, Fabrício de Oliveira (PSB), estiveram em uma audiência ontem à tarde com o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. A pauta, o futuro da praia de Taquarinhas em Balneário Camboriú. A Caixa faria um leilão para venda dos terrenos na segunda-feira (18), mas acabou cancelando. Durante a reunião, foi solicitado prazo maior para manter suspenso o leilão. “Debatemos a possibilidade de parcerias, compensações ambientais e conseguimos manter aberto o canal de negociação”, disse Amin.

Pequenas empresas

O senador Jorginho Mello (PL) tem conquistado o seu espaço no Congresso Nacional. Está há quatro anos na presidência da Frente da Micro e Pequena Empresa e ontem, conseguiu a aprovação de seu projeto de lei que cria as Empresas Simples de Crédito (ESC). A medida vai facilitar a oferta de crédito com juros mais baixos, fugindo das altas taxas dos bancos.

 Câncer

Entidades que lutam pela qualidade de atendimento dos pacientes com câncer, fizeram uma manifestação ontem no gramado do Congresso Nacional em Brasília, para pedir a aprovação imediata, pelo Senado Federal, do “PL 30 Dias”, de autoria da deputada Carmen Zanotto (PPS). A proposta determina ao SUS, um prazo máximo de 30 dias para a realização de exames que comprovem o diagnóstico de câncer. Aprovado em regime de urgência pela Câmara dos Deputados no ano passado, a iniciativa de Carmen aguarda apreciação da Comissão de Assuntos Sociais do Senado.

Passagem gratuita

Os vereadores de Chapecó aprovaram uma Moção de Apelo, que solicita ao Governo do Estado, a alteração de uma lei que concede passagem intermunicipal gratuita a crianças com câncer. A moção é de autoria do vereador Ildo Antonini (DEM). A proposição apela para que seja alterada a Lei 12.125, de 11 de janeiro de 2002. A mudança no texto sugere que o benefício seja estendido a todas as pessoas com câncer, crianças entre zero e 17 anos e 11 meses e adultos. Na lei atual, apenas pacientes de zero a 14 anos são contemplados. A moção de apelo foi aprovada por unanimidade e será encaminhada ao governador, Carlos Moisés da Silva (PSL).

 Voluntariado

Ontem o vice-prefeito de Joinville, Nelson Coelho (MDB), fez uma visita ao presidente da Câmara de Vereadores, Cláudio Aragão (MDB). Ligado a trabalhos voluntários, ele propôs que a Câmara apresente um projeto de lei, determinando uma série de atividades voluntárias, sem o risco de se criar um vínculo trabalhista.

Barragens

No dia do lançamento da Frente das Barragens, o deputado estadual e coordenador do grupo de trabalho, Fabiano da Luz (PT), visitou a Secretaria de Estado da Defesa Civil. Fabiano foi recepcionado pelo coronel BM João Batista Cordeiro Júnior, que é o secretário. A equipe apresentou as estruturas do setor e explicou ao deputado o Projeto de Prevenção de Desastres na Bacia do Rio Itajaí. “Poucos conhecem essa estrutura, que é a melhor do país. Já recebemos mais de 15 mil pessoas que participam de treinamentos na Secretaria”, disse o Secretário.

Diferença salarial

O deputado federal, Hélio Costa (PRB), em reunião ordinária da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado que aconteceu ontem, contestou as diferenças salariais dos praças e oficiais de vários órgãos da Segurança Pública. Para o deputado, é preciso diminuir com investimentos emergenciais, a distância que existe entre as respectivas remunerações. “A falta de segurança é consequência do que o governo não faz. Não se pode culpar o agente ou praça, pois é ele que enfrenta o problema maior e recebe menos. É preciso melhorar o salário deles”, afirmou.

Leia também »  Exclusivo: Nelson Nappi Júnior começa a delatar na Operação Alcatraz

CPI do BNDES

Mais uma caixa-preta deve começar a ser aberta neste ano, com a abertura da CPI do BNDES, de autoria do deputado federal, Vanderlei Macris (PSDB) de São Paulo. Dessa forma será possível descobrir como foram as liberações de financiamento para países africanos, Cuba e Venezuela, inclusive, com contratos de confidencialidade. O deputado catarinense, Rodrigo Coelho (PSB) foi indicado para integrar a comissão. Ele já havia anunciado que pretendia investigar os financiamentos, sobretudo após a divulgação de uma lista dos maiores clientes do BNDES nos últimos 15 anos. Na lista aparece a Petrobrás que obteve R$ 62,4 milhões e, a Odebrecht que custa R$ 18,1 bilhões. Até mesmo o Aeroporto Internacional de Nacala, em Moçambique, que foi construído pela Odebrecht, que financiou US$ 125 milhões junto ao BNDES para realizar a obra está sob suspeita. Detalhe: o aeroporto está sempre vazio e, até hoje não atraiu um voo internacional se quer.

Homenagem aos bombeiros

Hoje o deputado estadual, coronel Onir Mocellin (PSL), que foi comandante-geral do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, fará uma homenagem na Assembleia Legislativa aos bombeiros catarinenses que atuaram na tragédia de Brumadinho. O evento começa a partir das 10h, no Plenário, e termina na sala de imprensa com a entrega de certificados da Alesc, parabenizando o Corpo de Bombeiros de SC pela atuação. A missão que envolveu 43 homens, sete cães de busca, viaturas e três pilotos de drone, iniciou no dia 29 de janeiro.

Centro de Eventos de BC

Em reunião ontem à tarde com vereadores, representantes da Prefeitura de Balneário Camboriú e o trade turístico, os deputados estaduais, coronel Onir Mocellin (PSL), Mauricio Eskudlark (PL) e Ana Paula da Silva (PDT), se comprometeram em trabalhar para que o município assuma a gestão do centro até que o processo de concessão seja concluído. Os parlamentares devem propor ainda nesta semana, um projeto de lei autorizando o governo a firmar um convênio com o município.

Farra dos Combustíveis

“A Falta de gestão e transparência é o problema que causou a Farra dos Reembolsos de combustíveis do Estado, problema que a KM Online, uma startup manezinha já resolve em grandes empresas e que pode solucionar no nosso governo também.

Diante da gigantesca repercussão sobre a irregularidade dos reembolsos de combustíveis dos nossos servidores do estado, vemos a clara necessidade de soluções que fiscalizem e façam a gestão dessas solicitações, para evitar que o nosso dinheiro público seja destinado a esses pagamentos que muitas vezes são irregulares. A causa do problema tem raiz na falta de auditoria e por não precisar de comprovação que esses gastos foram realizados em prol do serviço público, assim, nos deparamos com problemas como esse.

Somente no ano de 2018 esses reembolsos já tiraram dos cofres públicos mais de R$ 38 milhões, segundo os dados do TCE de Santa Catarina. Sendo que são solicitações de apenas 769 servidores o que dá uma média de R$ 49 mil de benefício para cada servidor, além da remuneração salarial, isso sem contar as outras vantagens que eles recebem.

O maior problema dessa questão é claramente o fato não ser exigirem a obrigatoriedade de comprovação de utilização desse reembolso para viés público, ou seja muitos deles acabam sendo irregulares por utilizarem para uso pessoal, situação que não pode mais ser admitida, ainda mais, quando a solução pode estar aqui em Florianópolis, com empresas como a KM Online (www.kmonline.com.br), Startup que traz como solução inovadora para resolver problemas de má gestão e ainda transparência, um aplicativo que gerencia todas as solicitações de reembolso seja de KM rodado ou de qualquer despesa” – Greyce Franzmann – Gestão de Processos e Estudante de Gestão Pública.

 
Para receber via WhatsApp é só enviar uma mensagem pelo (49) 98504.8148.
 
PATROCINE ESTA COLUNA: (49) 985048148 / email: [email protected]
 

Atualizado em:
Gean Loureiro fala ao SC em Pauta, advogado da Alcatraz entre os presos da Operação Chabu, as alternativas de Moisés para o duodécimo entre outros destaques
Gean Loureiro concede coletiva neste momento e diz que sai mais forte politicamente
Operação Chabu: TRF4 informa detalhes das prisões de hoje
Gean Loureiro já está na Polícia Federal