...

Raulino é o novo secretário adjunto de Ricardo Gouvêa e outras informações

Raulino Esbiteskoski é o novo secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Raulino foi secretário de Udo na Cultura e Turismo. Raulino é ex-presidente da CDL, vice-presidente administrativo financeiro da FCDL/SC e presidente do Sindilojas Joinville.

Miguel

Raulino tem muita proximidade com o Secretário de Comunicação, Miguel Bertolini. Ambos trabalharam juntos no governo Udo Döhler, em Joinville.

Nomes de Joinville

Segundo os bastidores da política na Capital, quatro nomes de Joinville estavam sendo avaliados já na época de Buligon. Três destes, seriam: O próprio Raulino e também os empresários Walmir Santhiago (seria o nome da Ajorpeme) e Ari Vieira Jr. (nome ligado ao prefeito Adriano Silva). A ACIJ preferiu não participar do processo, esperando o resultado do processo de Impeachment.

Vale Europeu

Conversei com o prefeito de Gaspar e presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), Kleber Wan Dall (MDB), sobre a mudança do nome da instituição. O prefeito afirmou que o processo já está bem avançado, aprovado em Assembleia e logo deverá fazer o anúncio oficial.

A iniciativa na AMMVI poderá estimular outras associações no estado. Muitas delas tem dificuldade em difundir o modelo por conta de nomes pouco pronunciáveis ou sem nenhuma relação com a região.

Força

O momento das Associações de Municípios é único em Santa Catarina. Com o fim das Agências de Desenvolvimento Regional, as instituições vem ocupando um espaço maior na política intermunicipal. Geridas mutuamente pelos prefeitos, as Associações acabaram ajudando no desenvolvimento de algumas políticas entre as cidades.

Portanto, o responsável pela maior exposição da Fecam e das demais Associações se chama: Carlos Moisés. Alguns prefeitos tem aproveitado essa exposição e inclusive, popularizado seu nome.

Tidão

A versão fala mansa é apenas na propaganda, quando vaza algum áudio do prefeito de Jaraguá do Sul é geralmente com os ânimos acalorados. Em algum tempo atrás, já vazou um áudio do prefeito Antídio Lunelli (MDB), gritando e criticando um problema interno de sua empresa.

Nesta semana, vazou novamente um áudio do prefeito de Jaraguá do Sul reclamando de uma instalação de faixa elevada na cidade sem ter sido informado. Característico como é, o prefeito critica no áudio a própria Prefeitura de Jaraguá do Sul.

Essa postura firme do prefeito agrada e deverá ser impulsionada na sua escalada para viabilizar uma candidatura ao governo de Santa Catarina.