Vieira rebate Mariani, obras do Pacto por SC estão confirmadas, a volta do SCemPauta entre outros destaques

Estamos de volta. Após dois dias fora do ar, o site SCemPauta retoma aos poucos as suas atividades. Agradeço em nome da equipe, os contatos carinhosos de um bom número de nossos leitores de várias regiões do estado, que sentiram falta do nosso trabalho. Se por um lado, fugiu de nosso controle a situação, até que a questão fosse resolvida pelo setor técnico, por outro, tivemos mais uma vez a certeza que os números estão certos. A audiência é enorme, em todas as regiões de Santa Catarina temos leitores, o que só aumenta a nossa responsabilidade. Continuem contando com o SCemPauta, como a sua fonte de informação. Obrigado !!

Não gostou

Ontem eu recebi uma ligação do deputado estadual, Marcos Vieira, presidente do PSDB de Santa Catarina. Ele discordou da afirmação feita pelo pré-candidato emedebista ao Governo do Estado, deputado Mauro Mariani, que disse a esta coluna que a relação de seu partido com o PSDB sempre é boa, pois o MDB ajudou os tucanos em seu crescimento no estado. De acordo com Vieira, os emedebistas não ajudaram o PSDB, pois, se não fosse o seu partido em 2002, o MDB não teria ganho aquela eleição estadual. “Então não foi o MDB que ajudou em nosso crescimento, fomos nós que os ajudamos a vencer a eleição. A grande maioria dos emedebistas não acreditavam na candidatura do Luiz Henrique. Mas o Marcos Vieira acreditava, o mesmo o Dalírio Beber, o Leonel Pavan, o falecido Jacó Anderle entre outros”, disse o líder tucano.

Segue o Pacto

O Governo do Estado enviou nota, informando que as obras do Pacto por SC não correm o risco de parar, pois, o recurso é proveniente de operações de crédito já contratadas, não dependendo da arrecadação do Estado. Boa parte dos recursos já estão em caixa, aguardando a execução das obras para que sejam efetuados os pagamentos. É possível acompanhar o andamento das obras e as fontes dos recursos pelo site https://www.painelsc.sc.gov.br/pacto.aspx

Qual lado?

Com a confirmação no final de semana, que o PR estará na majoritária, o que deve ser um prenuncio de que o partido realmente estará na chapa do MDB com o deputado federal, Jorginho Mello de vice. Por outro lado, pairou a seguinte pergunta no ar: Em qual lado, estará o vice-prefeito de Chapecó, Elio Cella, pré-candidato a deputado estadual? Cella é vice de Luciano Buligon (PSB), que é cabo eleitoral de Gelson Merisio (PSD) e, faz parte de um grupo que apoia o pessedista. Será que Cella tentará a liberação para apoiar um candidato que disputará contra a aliança de seu partido, ou tomará uma decisão partidária?

Roteiro

O pré-candidato a governador, deputado Gelson Merisio (PSD), foi recebido ontem pelo presidente da Fetaesc, José Walter Dresch, no encontro da entidade que reuniu mais de 500 pessoas logo antes do jogo do Brasil contra o México. Merisio disse que fez questão de prestigiar a entidade que representa uma das máquinas da produção de Santa Catarina, a coletividade e organização das propriedades familiares no campo. O evento foi realizado em Florianópolis, no CTG Os Praianos.

Educação altera

A Secretaria de Estado da Educação planeja alterações no calendário dos Centros de Educação Profissional (Cedups). A primeira mudança ocorre no segundo semestre deste ano. Estão suspensas as matrículas para novas turmas no 1ª módulo, em 18 unidades do Estado. A matrícula será anual e não mais semestral, a exemplo do que ocorre hoje na educação básica. A medida não altera o cronograma dos alunos já matriculados nos cursos profissionalizantes. A nota ainda diz que que todos os estudantes  matriculados ou não nos Cedups, continuarão frequentando o ensino médio regularmente. As vagas estão asseguradas e ninguém ficará fora da sala de aula. A Secretaria de Estado da Educação comunica ainda que a matrícula de alunos novos nos Cedups ocorre em fevereiro de 2019.

Compre de SC

Conforme dados do Chapecó em Números de 2016, a capital do Oeste catarinense conta com aproximadamente 5.153 empresas comerciais e emprega mais de 18.700 pessoas no comércio. O setor corresponde a 15% do Produto Interno Bruto (PIB) que é de R$ 7,7 bilhões, o qual colocou Chapecó no 6º lugar entre as cidades mais desenvolvidas no Estado. Essas informações destacam a relevância do comércio para o município e a importância da valorização dos produtos catarinenses. Para incentivar isso, o Governo do Estado lançou, recentemente, a campanha “Compre de SC”. A Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL), assim como a Federação das Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC), apoia a iniciativa. Com o mote “Leve Qualidade para Casa e Desenvolvimento para Nosso Estado”, a ação visa de valorização do comércio e produtos locais e, está alinhada com a filosofia da FCDL/SC e das CDL Chapecó de incentivar a comunidade a prestigiar o comércio e os empreendedores catarinenses.

HRO

O Hospital Regional do Oeste irá reforçar o suporte aos pacientes que necessitam de tratamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na última sexta-feira (29) foi assinado na Agência de Desenvolvimento Regional de Chapecó, um convênio de R$ 767, 8 mil com o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, para aquisição de 24 aparelhos, sendo 12 ventiladores pulmonares e 12 monitores multiparâmetros. O HRO tem hoje 11 leitos de UTI adulto, cinco de pediátrica e 10 leitos de UTI neonatal.  O presidente da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, Severino Teixeira da Silva Filho, informa que os novos aparelhos irão atender aos pacientes que precisam de tratamento na unidade de terapia intensiva.

Falecimento

A ex-deputada federal Ângela Amin (Progressistas), perdeu a sua mãe no dia de ontem, que faleceu aos 97 anos. Professora, Petrolina Marta Schmitt Heinzen, será sepultada hoje. Ângela chegou a passar dias com Petrolina, inclusive cuidando de sua mãe no hospital. Agora, está sendo visto se a cremação será em Blumenau ou em Balneário Camboriú.

Presídios

O governador Eduardo Pinho Moreira (MDB) e o secretário de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, Leandro Antônio Soares Lima, anunciam hoje, às 9h30, durante entrevista coletiva, medidas emergenciais para o sistema prisional. Também participam o secretário de Estado da Segurança Pública, Alceu Oliveira Pinto Júnior, e o diretor do departamento de Administração Prisional, Deiveison Querino Batista. A entrevista será no auditório da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, no Bairro Estreito.

“Me ouça de segunda a sexta as 13h15 na Super Condá AM 610”

Deixe seu comentário:

Pin It on Pinterest