Vieira diz que conversa do PSDB com o PMDB é difícil, Júlio Garcia vai para o PSD, DEM espera por Kleinubing entre outros destaques

O governador Raimundo Colombo (PSD) esteve na sexta-feira (01) com o presidente da República, Michel Temer (PMDB), e com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Ele estava acompanhado do vice-governador, Eduardo Pinho Moreira (PMDB), que por uma questão constitucional, não pôde ir na aeronave do Estado junto com Colombo, e embarcou em voo comercial.

A principal pauta foi o programa de ajuste financeiro e a liberação de uma parte de um financiamento existente do Banco do Brasil, no valor de R$ 600 milhões para investir na região da Grande Florianópolis. Com relação ao Programa de Reestruturação e de Ajuste Fiscal, o Governo solicitou alteração para que o limite de despesas correntes primárias, o chamado teto dos gastos, tenha como base este ano em vez de 2016. A intenção é garantir menores cortes de custos.

Colombo e Pinho Moreira ouviram que a minuta do decreto com esta alteração já está na Casa Civil da União e deve ser publicada na próxima semana. De acordo com o governador, o decreto foi confirmado e, com isso, o Estado terá mais recursos para investimentos no próximo ano. O destaque dessa viagem à capital federal, foram as conversas em torno da eleição do próximo ano.

Conversa difícil

O deputado estadual, Marcos Vieira, que preside o PSDB estadual, confirmou as conversas com o PMDB visando a eleição do próximo ano. Acontece que os peemedebistas terão candidato a governador a exemplo dos tucanos. Vieira acredita que a conversa já possa estar prejudicada.

Garcia decidido

O pré-candidato a deputado estadual, Júlio Garcia, está decidido a se filiar no PSD. Ele deverá oficializar a assinatura da ficha no partido em março. Até lá, Garcia me disse que dará uma parada para voltar ao cenário no início do próximo ano. “Dei uma sacudida no bambuzal e teremos uma transição civilizada e pacífica, que é bom para o Estado”, afirmou.

Espaço no PSD

Júlio Garcia disse que havia uma paralisia no PSD, no sentido da apresentação de candidaturas. Segundo ele, o deputado estadual, Gelson Merisio, tem uma hegemonia como pré-candidato a governador, que construiu através de seu trabalho, porém, outros nomes querem discutir o espaço. “O Milton Hobus desejava e declinou, o João Paulo vai para o DEM, e o João Rodrigues esperou a viabilidade do Merisio e se lançou. Eu cheguei agora, não poderia disputar espaço com o Merisio e o João. Como o Zé Nei Ascari foi para o Tribunal de Contas do Estado, é esse o espaço que eu vou”, relatou.

Residência oficial

O vice-governador, Eduardo Pinho Moreira (PMDB), quando assumir o Governo do Estado não deverá se mudar com a família para a Casa D’Agronômica. O mesmo aconteceu quando ele assumiu após a renúncia do hoje falecido ex-governador, Luiz Henrique da Silveira, quando Pinho Moreira disse que não teria privacidade, já que o local também recebe reuniões.

DEM se reúne

O Democratas realizou a sua reunião da executiva estadual em Palhoça. Na pauta do encontro, a possibilidade da legenda ter chapa pura para a proporcional, mesmo que não tenha o número total de candidatos. No próximo dia 14, os demistas farão uma reunião nacional para oficializar a ida dos deputados federais que estão saindo do PSB para o DEM. Quanto as possíveis alianças, o presidente estadual, Paulo Gouvêa, me disse que as chances são as mesmas de estar com o PMDB ou com o PSDB. Quanto ao PSD, Gouvêa define como difícil enquanto que com o PT declarou impossível uma coligação. Outro ponto é que o deputado federal, João Paulo Kleinubing se filiará no partido na janela de março.

 

Economia de SC

 

A economia em Santa Catarina ao longo deste ano, passou a retrair cada vez menos e já registra variação positiva. Depois de dois anos de forte recessão, e crescendo abaixo do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, a economia estadual inverte essa trajetória e passa a crescer significativamente acima da média brasileira. Com base nos indicadores da atividade econômica de SC que embasaram essa estimativa do PIB estadual, se observou um crescimento de 1,75% nos últimos 12 meses até setembro.

Crescimento

O Banco Central do Brasil estimou para o Estado, nesse mesmo período, um crescimento de 1,68%, sendo que no acumulado do ano, estima crescimento de 3,14%. A economia brasileira, segundo os dados do PIB trimestral do Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE), retraiu 0,2% no mesmo período.

BR -163

A Procuradoria da República no Município de São Miguel do Oeste, ajuizou ação civil pública requerendo à Justiça Federal que determine ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e à União, a adoção das medidas necessárias para que, no prazo de 30 dias, ocorra a efetiva retomada das obras remanescentes de ampliação da capacidade e restauração de trecho da rodovia federal BR-163, localizado entre os municípios de São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira.

Parisotto ao Senado

Diversas lideranças do PSC em conversações realizadas na capital, começam a traçar os nomes de seus pré-candidatos para as próximas eleições. Além de ter o propósito de eleger presidente, três deputados estaduais e um federal, o partido também terá candidatura própria para o Senado, sendo cogitado como pré-candidato o nome do deputado estadual, Narcizo Parisotto (PSC). O parlamentar é o atual presidente do PSC de Santa Catarina e, conta com o apoio do presidente Nacional, pastor Everaldo Pereira.

Destaque

“O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ao comemorar a alta de 0,1% no PIB, e de 1,4% na comparação com o terceiro trimestre do ano passado. Em postagem no Twitter, ele colocou uma espécie de logo com uma bandeira do Brasil. “

Deixe seu comentário:

Pin It on Pinterest