Uso de carros oficiais no feriado causa polêmica em Tijucas

Fiscalização por parte dos cidadãos e transparência por parte dos gestores públicos. Duas premissas que devem ser regra básica, mas podem causar polêmicas, principalmente com a facilidade de uso das redes sociais, onde a exposição de um fato é rapidamente espalhada a partir de um clique no celular. Foi isso que aconteceu neste feriado em Tijucas, cidade próxima a Florianópolis.

Nesta quarta-feira, feriado de 15 de novembro, um morador de Tijucas publicou foto em redes sociais de um veículo da Secretaria Municipal de Saúde em trânsito na BR 101 nas proximidades de Biguaçu, no sentido Florianópolis – Tijucas. O questionamento, feito em tom de acusação, de uso de carro oficial naquele dia em direção à Capital rapidamente viralizou, afinal era um carro oficial que estaria “passeando”.

A Prefeitura de Tijucas, via secretaria municipal de Saúde, esclarece que o referido veículo estava sim, transitando a trabalho neste feriado, assim como outros 4 veículos da frota da saúde que também foram utilizados para transporte de pacientes neste dia 15.

O secretário Vilson José Porcíncula explica que assim como qualquer serviço de caráter essencial, a saúde não faz interrupção de serviços nos feriados e pontos facultativos. “Por isso nossos carros fizeram ontem e farão sempre que preciso, o transporte de pacientes que necessitam de procedimentos de média e alta complexidade, que não competem ao município. A saúde não para, nossos pacientes não podem esperar e por isso nossa equipe e toda a frota da secretaria estão sempre em atividade”, diz.

Prefeitura divulga lista de veículos utilizados neste feriado
Se do lado do cidadão tijuquense houve o desejo de fiscalizar, ao divulgar a foto nas redes sociais, meritória também é a posição da Prefeitura de Tijucas que, de forma transparente como deve ser, informou a totalidade de carros que circularam no feriado.

Segundo a Prefeitura, neste feriado foram utilizados 4 veículos para transporte de pacientes e seus acompanhantes para sessões de hemodiálise em Florianópolis. Uma ambulância também foi deslocada para atendimento de uma paciente acamada. Os veículos se deslocaram até os Hospitais: Caridade, Universitário, Celso Ramos e Apar Vida, em Campinas.

Ainda disponibilizaram a relação dos veículos e dos seus condutores, o que facilita inclusive a verificação e checagem por parte de cidadãos, imprensa e órgãos de fiscalização, caso sejam acionados. Essa prática deve ser seguida por todas as esferas de governo, e nos três poderes: transparência e acompanhamento on line de tudo, inclusive do uso dos carros oficiais.

Confira a relação de veículos e condutores da Prefeitura de Tijucas que trabalharam neste feriado:
– GOL (Placas QIJ-8854) – Motorista Diego (Saiu de Tijucas às 4h30 e retornou às 12h) – este foi o veículo fotografado em trânsito
– GOL (Placas QIA-3353) – Motorista Luiz (Saiu de Tijucas às 4h30, fez duas viagens e retornou às 18h)
– GOL (Placas QIA-3303) – Motorista Luciano (Saiu de Tijucas às 9h30 e retornou às 17h30)
– MOB (Placas QIF-4490) – Motorista Carlos Eduardo (Saiu de Tijucas às 8h45 e retornou às 15h)
– Ambulância (Placas MLV-3696) – Motorista Luis Fernando – Transporte de paciente acamada (Saiu de Tijucas às 9h e retornou às 16h)

Mais esclarecimentos da Prefeitura
Para finalizar o tema, seguem mais esclarecimentos da Prefeitura, e destacamos que o papel de fiscalizar do cidadão que compartilhou a foto é importante, claro, se for feito com o interesse de cobrar e não de somente atacar, e por parte da administração de Tijucas a transparência que se espera sempre. Seguem mais informações da Prefeitura:

“Assim como a frota da saúde, outros veículos e máquinas da Administração Municipal podem ser vistos a serviço em horários distintos. É o caso de veículos da secretaria de Obras que neste feriado fizeram manutenção de estradas rurais, veículos da Ditran que podem ser acionados a qualquer momento para situações de apoio ao trânsito ou carros da FME e de outras secretarias cedidos à fundação para apoio nos campeonatos e eventos esportivos aos finais de semana e período noturno.

O mesmo acontece com carros da Administração durante fiscalizações da Fazenda, realizadas no período noturno, bem como, carros da Cultura por conta da organização, divulgação e realização de eventos em horários diversos e ainda, da Ação Social, Agricultura, Samae e todos os demais setores que atuam na prestação de serviços essenciais e que podem ser acionados a qualquer momento.

A Administração Municipal de Tijucas reconhece a importância de fiscalização dos bens públicos e do próprio trabalho desempenhado pelos servidores, no entanto, pede cuidado a todos antes de publicarem e compartilharem informações sem a devida verificação. Isto gera transtornos e desgastes desnecessários, como este ocorrido no último feriado.

“Esperamos que todos compreendam nossa missão e valorizem o trabalho destes profissionais que tanto se empenham, dia e noite, aos finais de semana e feriados, para garantir o acesso de nossos pacientes ao tratamento de saúde do qual tanto necessitam”, conclui o secretário.

Deixe seu comentário:

Pin It on Pinterest