UFSC sedia aula pública sobre abuso de poder e autonomia universitária nesta segunda (27)

A Aula Pública “Resistência ao abuso de poder e ao fascismo” será realizada na segunda-feira, 27 de novembro de 2017, às 14h, no Auditório Garapuvu, do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Estão confirmadas as participações do senador Roberto Requião, do desembargador Lédio Rosa de Andrade, do procurador-geral de Santa Catarina João dos Passos Martins Neto, do padre Vilson Groh e do Coletivo Catarinense Memória, Verdade e Justiça. Segundo a UFSC, todos os senadores foram convidados, mas nem todos confirmaram presença. Além de Requião, Patrus Ananias (MG) deve estar presente ao evento.

O evento tem apoio do Conselho Universitário (CUn) da UFSC, deliberado na sessão extraordinária do último dia 14 de novembro, como forma de a Universidade se posicionar quantos aos fatos ocorridos que levaram à prisão e à morte do reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo.

Participação de Roberto Requião
O Conselho Universitário (CUn/UFSC), presidido pelo reitor pro tempore, Ubaldo Balthazar, analisou proposta da aula pública no dia 14 de novembro. Na abertura da reunião, o presidente do CUn colocou em votação a inclusão de um ponto de pauta sobre o apoio institucional para a realização de aula pública sobre autonomia universitária e estado de exceção, para o dia 27 de novembro, no auditório da Reitoria, com a participação do senador Roberto Requião, a fim de minimizar a ausência de manifestação da Universidade quanto aos recentes acontecimentos que envolveram a morte do reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo.

O pedido foi feito pelo professor Samuel Pantoja Lima, do Departamento de Jornalismo, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), e por 22 votos favoráveis e 16 contrários, foi incluído na pauta da sessão. Ao professor Samuel foi concedido espaço na parte de informes para expor o projeto.

“Diante de todos os acontecimentos nos cobramos acerca de uma decisão pública e a aula proposta é o modelo mais adequado, acadêmico”, reforça o conselheiro Antônio Alberto Brunetta, que também corroborou com a solicitação e com a necessidade de o assunto fazer parte da reunião.

Deixe seu comentário:

Pin It on Pinterest