Terceiro candidato do PP

O Partido Progressista que fará convenção para eleição da nova direção dia 21 de agosto não terá apenas os deputados Esperidião Amin, federal e Silvio Dreveck, estadual, candidatos à presidência. Nesta semana o vereador de Balneário Camboriú, vice-presidente estadual da Juventude do PP, Leonardo Piruka apresentou sua candidatura. Imediatamente ganhou alguns apoios, entre eles o deputado federal Jorge Boeira, de Criciúma.

O raciocínio de um”tercius” ser alternativa à disputa entre Amin e Dreveck pode ser o único argumento para justificar lógica na candidatura. O racional, entretanto, não me convence. Essa “briga” é para líder consagrado no partido. Apesar desta  lógica conservacionista, não se pode desconsiderar que este movimento anima a juventude do PP.

No Sul a adesão à candidatura de Leonardo Piruka não tem apenas simpatia do deputado federal Jorge Boeira, mas de grupos ligados ao prefeito de Tubarão e ex-deputado estadual Joares Ponticelli. Afinal, não faltam dissidentes da linha de apoio de Amin e de Dreveck.

Os seis anos do DN

Empreender, hoje no Brasil é ato de heroísmo. Empreender no meio jornalístico tem um grau ainda maior de dificuldade. A região de Criciúma está cheia de exemplos. Especificamente no jornalismo impresso há um grande exemplo recente. Onde não houver grande habilidade de gestão, nem mesmo marcas tradicionais resistem. Vivi isso recentemente na pele, quando remei junto até a morte do Jornal da Manhã, um dos mais tradicionais da mídia impressa do Estado. De lá para cá estou noutra barca. Essa felizmente navega em mar revolto sim, mas navega tranquilo. Refiro-me ao jornal Diário de Notícias, cujo capitão é o Édson Da Soler. Nesta semana o Diário  de Notícias completou seis meses. Hoje o DN não só é o jornal que mais  cresce como é  o que tem a melhor estabilidade. É o tipo “boi que engorda com o olho do dono”. Por isso, ao invés de elogiar outras ações, como faço o tempo todo aqui na coluna, me permitam puxar a brasa para a nossa sardinha e dedicar homenagem ao empreender Édson Da Soler.

Alckmin em SC

O governador de São  Paulo, Geraldo Alckmin estará em Florianópolis neste sábado para uma palestra, que na verdade é um ato político do PSDB de olho na eleição presidencial do  ano que vem. A partir dele vai ser possível perceber inclusive os reflexos da verticalização do processo de 2018.

O governador paulista será recebido pelo governador catarinense. A recepção institucional tem razões de sobra para semear a coligação do PSDB com o PMDB. Geraldo Alckmin é anunciado o candidato presidencial de Eduardo Moreira. E não é de hoje. Moreira está governador e vai estender o tapete vermelho catarinense e peemedebista ao tucano paulista.

Estação Cocal

Nesta semana a Assembleia Legislativa realizou audiência  pública na comunidade  de Estação Cocal, interior de Morro da Fumaça. Foi na comunidade para discutir o traçado da SC-442, obra construída pelo programa de Pareceria Público Privada. Chamou atenção o fato de o Estado não enviar representantes.

Moradores de Estação Cocal reagiram indignados com o fato do Governo do Estado ter ignorado a comunidade que reivindica solução à pavimentação no perímetro central do distrito. Por isso decidiram lotar um ônibus e levar a reivindicação diretamente ao governador.

Visita

A reitora Luciane Ceretta e o vice-reitor Daniel Preve, apresentaram nesta sexta-feira na prefeitura os novos pró-reitores e diretores da Instituição. Ficou reforçada a intenção de manter ampliando as parcerias entre a Unesc e a prefeitura. O prefeito Clésio Salvaro demonstrou interesse especial no desenvolvimento de ações voltadas ao campo da inovação. A visita será retribuída no dia 24 de agosto, às 19 horas.

Fim do bolsa-atleta

O juiz Pedro Aujor despachou parcialmente favorável à prefeitura de Criciúma no caso das bolsas aos atletas. O assunto foi tema de recente polêmica e o mesmo magistrado deu decisões liminares favoráveis aos alunos.  No despacho desta sexta-feira seguiu noutra linha. Mesmo que sua decisão seja ao inverso dos despachos liminares, não se pode considerar que o magistrado mudou. Ele foi ponderado protegendo a parte mais frágil, o aluno, mas apenas num primeiro momento. Ocorre que agora o município tem nova lei regulando estes apoios. As liminares foram proteção às partes. A nova decisão foi o reconhecimento de que um sistema falho foi corrigido. Os alunos que não são mais atletas, mas receberam mensalidades por força de liminar não precisam devolver, mas não receberão mais.

CASO Há pelo menos um caso em que um aluno recebia do município bolsa de R$ 3,6 mil, mas já não disputa é mais competidor. Valia-se da lei que permitia pagamento por três anos. Detalhe: a bolsa dele era maior  que o salário de um atleta olímpico.

UNESC A maneira com que a nova reitoria  da Unesc está fazendo contatos institucionais surpreendem até mesmo os mais hábeis construtores deste tipo de relação. Nesta semana as visitas foram à ACIC e à prefeitura. Nas duas, a impressão deixada pelo comando da instituição educacional foi a melhor possível.

JUNTOS Nesta semana de novo teria ocorrido um encontro entre líderes do PP e PSD, num restaurante da capital. Desta vez o jantar foi inclusive com a presença de familiares. Ao término o deputado federal Esperidião Amin teria se referido a ele como o ensaio da reedição do DNA político catarinense.

LIXO São muitas as reclamações que chegam ao telefone de reclamações da prefeitura sobre a forma de recolhimento do lixo. Os funcionários  da empresa que faz o serviço acumulam o lixo e o recolhimento do caminhão demora o tempo suficiente para cães passarem e rasgar os sacos de lixo espalhando-o pelas ruas.

INOVANDO A Câmara de Vereadores de Criciúma criou uma forma diferente para homenagear os 40 anos da Banda Matusa. Vai organizar um baile público a banda. O presidente Júlio Colombo garante que é sem custos para os cofres públicos.

INAUGURAÇÃO – O novo e ampliado Centro Acadêmico de Direito da Unesc teve até duas cerimônias de inauguração e com direito a participação do  vice-prefeito representando o Executivo Municipal, a reitoria e a coordenação de curso, entre outros. Isso tudo além do coquetel da manhã e o da tarde. O presidente do CA é o acadêmico Marcos Meller, que é vereador pelo PSDB.

Deixe seu comentário:

Pin It on Pinterest