SC está entre os cinco estados que mais geraram empregos em outubro

Comércio foi o maior gerador de empregos em outubro em SC

O Ministério do Trabalho acaba de divulgar os números do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – e Santa Catarina está entre os cinco estados que mais criaram vagas de emprego no país em outubro. Segundo a Fecomércio, as condições de empregabilidade ganham cada vez mais fôlego principalmente por conta da retomada do comércio e da indústria, além da gradativa recuperação do crédito.

Em outubro, o estado abriu 8.611 postos de trabalho formais, depois de ter criado 8.011 empregos em setembro, conforme dados do Caged. Na comparação com 2016, o desempenho é ainda mais relevante, já que em outubro do ano passado o estado havia criado 1.267 vagas.

O número positivo do mês foi puxado pelos setores do Comércio, com 3204 vagas, Indústria, com 2.726, e Serviços, que contratou 1.0931 trabalhadores a mais do que demitiu. No acumulado do ano, Santa Catarina soma 44.064 postos de postos de trabalho a mais, frente ao saldo negativo de 5.664 do ano passado.

O presidente da Fecomércio de SC, Bruno Breithaupt, afirma que a chegada do verão e Natal, e também as mudanças da reforma trabalhista é que geraram o bom resultado. “O mês de outubro aponta para um cenário positivo de contratações neste fim de ano, com o aumento da demanda proveniente da temporada de verão e  a expectativa de vendas para o Natal. A nova legislação trabalhista também permite uma maior formalidade do trabalhador, ao facilitar a contratação temporária e intermitente, típica deste período. Antes, sem a atualização da legislação trabalhista, estes trabalhadores ficavam na informalidade, sem seus direitos garantidos”, afirma o presidente da Fecomércio SC.

Em âmbito nacional, o país criou 76.599 postos de trabalho formais- o sétimo mês seguido de saldo positivo. O comércio puxou a recuperação com a criação de 37.321 empregos formais. No acumulado dos 10 primeiros meses do ano, o Brasil criou 217.403 novas vagas de trabalho com carteira assinada.

Deixe seu comentário:

Pin It on Pinterest