Santore terá dificuldade para assumir no TJSC, Lula deve ser julgado em fevereiro, PIB apresentará melhora entre outros destaques

Brincas afirma que OAB não aceita a nomeação.

Mesmo com a decisão da desembargadora Marga Tessler, do Tribunal Regional Federal da 4ª região, determinando que a liminar que impedia Alex Santore de assumir o cargo de desembargador do TJSC, fosse suspensa, ele não será nomeado.

Acontece que a decisão da magistrada simplesmente faculta ao Tribunal de Justiça do Estado a empossá-lo, não determina, porém, a decisão do judiciário catarinense é de recorrer da decisão, não aceitando a nomeação, além de processar o governador Raimundo Colombo (PSD), por não ter anulado a indicação.

Santore foi denunciado pelo também advogado, Éder Lana, por ter segundo o TJ, omitido a informação de que trabalhou no Poder Judiciário no período entre Novembro de 2008 e Dezembro de 2010, com a exoneração tendo acontecido em março de 2012, prazo em que era impedido de advogar. O próprio Santore a próprio punho, no processo para assumir a vaga via concurso, declarou que não estava advogando. Essa situação inviabiliza a sua posse, pois, ele não teria o período mínimo de exercício da profissão que lhe deixaria apto a assumir.

Ontem eu conversei com o presidente estadual da OAB, Paulo Brincas, que no próximo dia 12 estará em Porto Alegre fazendo a sustentação oral no 4º Tribunal Federal Regional, no julgamento de uma das ações impetradas por Santore. Ele destaca que além da anulação da lista sêxtupla na OAB, também foi anulada de forma unanime a lista tríplice no TJ, o que o faz dizer que é quase impossível que Santore seja empossado. O certo é que em meio a toda essa batalha judicial que parece não ter data para acabar, Raimundo Colombo sofre um desgaste desnecessário.

Julgamento do Lula

O ex-presidente Lula (PT) terá o seu recurso julgado no Tribunal Regional Federal de Porto Alegre, em Fevereiro. Lula que foi condenado pelo juiz, Sérgio Moro, a 9 anos e 6 meses de prisão, se tiver o recurso negado poderá ser preso e, caso não seja, estará fora da eleição devido a lei da Ficha Limpa.

Lula lidera

O ex-presidente Lula (PT) lidera em todos os cenários da pesquisa do Instituto Datafolha e, publicada pelo jornal Folha de São Paulo. O petista está consolidado, inclusive, vencendo em todas as simulações do segundo turno. Outro nome consolidado é o do deputado federal, Jair Bolsonaro (PSC), em segundo em quase todos os cenários, pois, quando não tem Lula ele aparece em primeiro. No cenário 1, Lula tem 34%, contra 17 de Bolsonaro; no segundo, Lula 37% e Bolsonaro 18%. No terceiro cenário, Lula (PT) tem 37% e Bolsonaro 19%; no quarto Lula 36% e Bolsonaro 18% e no cenário 5, Lula 36 e Bolsonaro 18%. Sem Lula, Bolsonaro lidera os demais cenários com 21% e 22%.

Polarizada

A eleição tem tudo para ser polarizada pelos extremos. A esquerda se unirá contra Jair Bolsonaro (PSC), tanto, que a gaúcha Manoela D’Ávila (PCdoB) deve ser um nome auxiliar ao PT, enquanto que Ciro Gomes (PDT) num eventual segundo turno apoiará ou será apoiado. Para tirar Lula, setores tucanos e do PMDB deverão apoiar Bolsonaro, portanto, a menos que aconteça algo de extraordinário, ou Lula não consiga reverter a sua condenação, o pleito começa a apresentar um direcionamento para a polarização.

Câmara

Amanhã a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Chapecó será realizada às 8 horas. À noite, também amanhã, a partir das 19h, o Poder Legislativo prestará homenagem aos agentes de segurança pública do município em sessão solene, que será realizada no Centro de Evento Plínio Arlindo de Nês, sala Welcy Canals.

Gabinete virtual

Aproximar o cidadão do Poder Legislativo através da tecnologia. Esta é a principal proposta do “Gabinete Virtual”, uma inovação do mandato do vereador Cleiton Fossá (PMDB). Através de uma reformulação completa em sua página na internet, agora a população poderá fazer pedidos, enviar ideias ou baixar formulários, além de acessar links úteis, entre outros serviços.

Covardia

A Polícia Militar Ambiental de Concórdia, sob o comando do major Adair Alexandre Pimentel, flagrou na noite da última sexta-feira, dia 1º de dezembro, um ambiente de briga de galos em uma propriedade rural no Distrito de Planalto, no interior do município. Foram abordados 30 homens das cidades de Ibicaré, Jaborá, Arvoredo, Campos Novos, Curitibanos, Piratuba, Concórdia, São João da Ortiga (RS), Erechim (RS), Maximiliano de Almeida (RS) e Aratiba (RS). Outras pessoas estavam no local e conseguiram fugir, mas a polícia os encontrará para que paguem caro pelo crime.

PIB

O Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre deve apresentar bons números. A expectativa de economistas é que a economia do país tenha crescido 0,3% em comparação com o trimestre anterior e, cerca de 1,5% em relação ao mesmo período do ano passado. O crescimento deve ser puxado pelo consumo das famílias, mas, um outro segmento deve contribuir: o de investimentos. Após 14 quedas em 15 trimestres, o indicador de investimento deve ser positivo com a compra de máquinas e equipamentos voltando a crescer. Economistas projetam um avanço de 2,5% no próximo ano.

Destaque

“Um grupo de delegados da Polícia Civil foi até Assembleia Legislativa para protestar contra dois projetos de lei que tramitam na Casa e tratam da atuação da categoria em Santa Catarina. Uma das propostas define ações de polícia administrativa para ser realizada pela Polícia Militar em missões ostensivas e de ordem pública. Um exemplo é a fiscalização sobre alvarás de funcionamento de estabelecimentos de jogos e diversões. Hoje, essas ações são prerrogativas da Polícia Civil.”

Deixe seu comentário:

Pin It on Pinterest