Rodrigues reúne prefeitos, Merisio só aceita disputar o governo, Colombo anunciará o seu futuro em fevereiro e Mariani lidera movimento nacional

Merisio reafirma pré-candidatura a governador.
Foto: Marcelo Lula

Ontem eu participei do programa Estúdio Condá, da colega Raquel Lang, que entrevistou o pré-candidato a governador, deputado Gelson Merisio (PSD). É interessante que mesmo com o dissabor da disputa, tanto Merisio quanto o deputado federal João Rodrigues (PSD), mantém uma relação pública de respeito e reconhecimento da legitimidade de uma possível candidatura, seja de qual dos dois for.

Merisio sabe que a sua defesa de um rompimento com o PMDB vai contra os interesses do governador Raimundo Colombo (PSD), que deseja manter a aliança para ter um caminho relativamente mais fácil ao Senado, além de evitar que os peemedebistas o critiquem ao assumirem o Governo do Estado.

Porém, Merisio parece disposto a não facilitar as coisas para essa relação, já que afirmou categoricamente que votará na Assembleia Legislativa e articulará, para que não sejam aprovadas as licenças que Colombo pensa em pedir no início do ano. O deputado entende que isso atrapalharia as ações de governo.

Além disso, me chamou a atenção a fala de Merisio, que disse acreditar que o governador não renunciará e ficará na Casa D’Agronômica até o fim de seu mandato, sendo o maior cabo eleitoral da eleição, muito embora, tenha admitido que a renúncia é uma decisão exclusiva de Colombo e, que se acontecer, que somente será oficializada em abril, prazo máximo para a desincompatibilização.

Agora, a declaração mais forte de Merisio, é que ele decidiu não disputar a eleição, caso não seja candidato a governador. “Se eu não for candidato a governador, vou retomar as atividades na iniciativa privada. Eu sou candidato a governador, não a vice-governador”, afirmou.

Apoio a Bolsonaro

Durante a entrevista, Gelson Merisio (PSD) ao ser questionado se prefere apoiar Jair Bolsonaro (PSC) ou Ciro Gomes (PDT), dois nomes que estão em seu radar, ele respondeu que hoje apoia Bolsonaro. Um dos motes da campanha de Merisio caso ele seja candidato a governador, converge com a de Bolsonaro que é a segurança pública, prometendo endurecer as ações contra os criminosos.

Agenda do governador

Em reunião no Centro Administrativo com a bancada do Partido Progressista na Assembleia Legislativa, o governador Raimundo Colombo (PSD), falou a respeito do orçamento impositivo, projeto do porto de São Francisco e o Fundam 2. Ao final, o deputado João Amin (PP) perguntou se estariam juntos até abril e após agosto, mês das convenções. Colombo respondeu que anunciará o seu calendário pessoal em fevereiro, quando dirá o que fará e quando. Além disso, respondeu a Amin que os partidos tem tudo para estarem juntos e, que os parceiros principais são o PP e o PSDB.

Rodrigues com prefeitos

O deputado federal João Rodrigues (PSD), recebeu ontem a noite o apoio de 40 prefeitos do PSD à sua pré-candidatura ao Governo do Estado. O evento ocorreu no escritório regional do parlamentar em Florianópolis, com a presença de prefeitos do PSDB, PR, PPS e PDT, como a prefeita de Bombinhas, Ana Paula da Silva, a Paulinha (PDT), pré-candidata a deputada estadual que fez um discurso em defesa do nome de Rodrigues a governador e de Raimundo Colombo (PSD) ao Senado. João Rodrigues fez um discurso apregoando a unidade do partido, mas defendeu que o nome do candidato ao Governo da sigla seja definido pela base, ouvindo prefeitos, vices e vereadores do PSD.

Prefeitos participaram do jantar de João Rodrigues.
Foto: Ney Bueno

Presenças

Alguns prefeitos do Oeste estiveram presente ao evento organizado por João Rodrigues (PSD) em Florianópolis. Foram vistos os prefeitos de Xaxim, Lírio Dagort; de Planalto Alegre, Joares Bet; Paial, Névio Mortari; de Piratuba, Olmir Benjamini e Ricardo Moura de Águas Frias. Outro nome que participou do encontro, foi o presidente do Badesc, José Caramori, ex-prefeito de Chapecó.

Reunião do PP

Em reunião ontem no gabinete do deputado estadual, Zé Milton Scheffer, na Assembleia Legislativa, a bancada do Partido Progressista se reuniu com o presidente estadual da legenda, deputado federal Esperidião Amin. Foi discutida a organização das pré-candidaturas a proporcional, o que ficou definido que o partido terá 32 candidatos a deputado estadual, entre homens e mulheres e, 12 para Federal. Outra definição é que o PP terá chapa pura para o pleito à Alesc, enquanto que para a Câmara dos Deputados, poderá formar uma aliança. Os presentes, sobretudo o deputado Altair Silva, destacaram a aliança pré-estabelecida com o PSD, e o interesse no PSDB.

Progressistas discutiram a estratégia eleitoral.

Puxando de novo

O presidente estadual do PMDB e pré-candidato a governador, Mauro Mariani, começa a liderar mais um movimento nacional dentro de seu partido. Após se rebelar contra a executiva nacional pedindo a saída de todos os citados na Lava Jato. Agora, ele lidera o pedido de renovação da cúpula nacional do partido, que começou a ganhar força. Ontem ele e os demais caciques peemedebistas no estado, receberam os representantes dos diretórios municipais da legenda em Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Ficou definido que o PMDB do Sul se mobilizará na convenção do próximo dia 19, pedindo a renúncia da cúpula.

Mariani mais uma vez lidera movimento nacional.
Foto: Soledad Urrutia

Reunião amanhã

Ficou marcada para amanhã uma reunião entre os presidentes de diretórios estaduais do PMDB em Brasília. A ideia do deputado federal, Mauro Mariani, é a de dar musculatura ao movimento que já conta com a simpatia de oito estados, que são contrários a cúpula do partido. Há tempos, Mariani tem se preocupado com os efeitos negativos que podem ser gerados nas eleições estaduais, devido ao suposto envolvimento de lideranças do PMDB nacional em atos de corrupção. As demais lideranças aqui do estado, incluindo o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, são favoráveis ao afastamento dos caciques nacionais e a renovação da executiva.

Fevereiro

Os peemedebistas decidiram realizar um grande encontro em fevereiro, para apresentar os resultados das reuniões regionais do 15 em Movimento.

Lázare

Nos próximos dias 18, 27 e 29 o deputado estadual, Natalino Lázare, participará pela primeira vez do programa de TV de seu novo partido, o Podemos. O partido começa a trabalhar a divulgação para ganhar filiados no estado.

Foi um aviso?

 O comandante geral do Exército brasileiro, general Eduardo Villas Boas, escreveu em uma rede social, algo que deixou muita gente de orelha em pé em Brasília. Segue: “Samuel Huntington nos instiga: “A lealdade e a obediência são as mais altas virtudes militares; mas quais serão os limites da obediência?” O Estado, ao nos delegar poder p/ exercer a violência em seu nome, precisa saber q agiremos sempre em prol da sociedade da qual somos servos”.

Prefic

O Governo do Estado editou medida provisória instituindo o Programa Catarinense de Parcelamento de Débitos Fiscais, com redução de multas e juros. Além de restabelecer as condições para pagamento à vista do Prefis vigente de julho a outubro, com descontos de 90% a 35%, a MP estabelece parcelamento em até 60 meses, com descontos, para todos os contribuintes do ICMS.

Unimed

Hoje a Unimed realizar um grande evento no Lang Palace Hotel as 19h, para compartilhar as conquistas deste ano. Será falado a respeito da Acreditação Hospitalar em nível máximo, e a inédita Acreditação da Operadora no Estado, a classificação na Revista Você S/A, além da troca do sistema de gestão hospitalar. Também estará presente o criador do conceito de acreditação, Rubens Covello. A Unimed tem apresentado muitas novidades, além do novo hospital que está sendo construído.

Destaque

“Estudantes, professores universitários e da educação básica lotaram o plenarinho da Assembleia Legislativa nesta segunda-feira (4) para pedir a manutenção do programa federal de bolsas de iniciação à docência, o PIBID. Eles também se posicionaram contra a proposta de residência pedagógica, apresentada pelo Ministério da Educação. A audiência pública foi promovida pela Comissão de Educação do Parlamento.”

Deixe seu comentário:

Pin It on Pinterest